Moderação na Boca



Um dia meu Mestre ND me deu uma missão: "Saul, analise as pessoas de sucesso nos Estados do Sul do Brasil. Depois faça o mesmo em cada uma das outras regiões. Apresente-me um relatório de suas conclusões".
Fiz uma relação das pessoas que achei conveniente analisar. Procurei entender suas raízes familiares; se eram herdeiros, se tinham construído por si próprios, com seu esforço e competência, os seus bens. Se tratava-se de imigrantes, descendentes destes ou brasileiros natos. E assim fui fazendo até concluir o trabalho.Quando entreguei o relatório para o Mestre, ele, sem ler, me disse: "Agora estude os imigrantes ou os descendentes de Japoneses que fizeram sucesso no Brasil".
Lá fui eu na direção das cidades que possuem maior número de Isseis, Imigrantes; Nisseis, Filhos; Sanseis, Netos e Yonseis, Bisnetos. Repeti a dose de minha receita pessoal para procurar entender a origem do sucesso destas pessoas.
Uma coisa posso afirmar: nenhuma das pessoas analisadas teve sorte. É comum em todos eles muito, mas muito trabalho. Ninguém conseguiu obter ótimos resultados sem que tenha sacrificado um domingo, ou até anos sem saber o que era tirar férias, ou mesmo sem uma dose peculiar de determinação. Acreditar em seus sonhos foi algo importante para cada um deles.Poucos aumentaram seu patrimônio quando sua origem estivera calcada em heranças... Muito bem. Concluído o trabalho entreguei ao Mestre a segunda etapa.Sem olhar ele me disse: "Muito bom o seu trabalho. Acompanhei seus estudos e vejo que você esqueceu de perceber duas coisas que diferenciaram os Japoneses - e seus descendentes - dos brasileiros. E por que somente um grupo pequeno de Japoneses faz sucesso comparando com a quantidade enorme de brasileiros? Saul, a cultura Japonesa exige MODERAÇÃO NA BOCA. Brasileiro fala demais. Fofoca demais. Conta demais. Brasileiro deduz muito também. Deduzir é ruim porque o acerto na dedução é ínfimo. Bem, agora aprendeu né? Desejo-te muita, muita, muita, boa sorte"...
Foi um excelente "curso" de Moderação na Boca. Obviamente antes eu já havia estudado sobre a força da palavra e também dos pensamentos, que podemos classificar como "achometros".
Pensamentos "achometros" são aqueles que as pessoas utilizam para analisar uma história ou um objetivo. Normalmente, para "apodrecerem" os objetivos com más energias. Portanto, se queremos que nossa vida tenha sucesso, a primeira coisa é guardar segredo de nossos objetivos.
Existem cidades onde o segredo é coisa que se mistura com o Saci Pereré, o Super Homem, o Chapeuzinho Vermelho, portanto é LENDA.
Quanto mais politizada for sua cidade, menor é a sua chance de manter um segredo. Na política a informação é tudo. Isso posto, as pessoas convivem e necessitam do segredinho. É com ele que eles adubam os relacionamentos. Aqui em Florianópolis o transito fica caótico com qualquer acidente. Os demais veículos ficam olhando a placa do carro para saber se conhecem o condutor para depois poderem contar aos outros o que aconteceu. Fico pensando como seria a vida em Brasília!
A vida é cheia de surpresas, mas, por outro lado, é simples de ser encarada. Temos que tomar decisões a cada segundo. Neste exato momento você não percebe que seus olhos piscam... Neste exato momento você não percebe que julga o texto... Neste exato momento você já definiu se gostou ou não de minhas palavras... Neste exato momento tem alguma coisa para contar para alguém.
Este é o grande obstáculo que precisamos superar: Moderação na Boca Outro grande problema é o não sabermos como produzimos a energia em nossas vidas e assim esquecemos de lhe dar o devido valor. Mas, sem dúvida alguma, o maior estrago que fazemos em nós mesmos é não termos moderação com as palavras que brotam pela nossa boca.
A palavra é como uma flecha, depois de disparada, o estrago, ou o acerto no alvo, é inevitável. Poucas pessoas estão preparadas para entenderem, aceitarem e gostarem de nosso sucesso. Portanto uma vida feliz EXIGE Moderação na Boca.O caminho para nos tornarmos sábios passa, necessariamente, pelo habito de somente expressarmos palavras adequadas em tempo e em local certos.





CONTROLE SUA LÍNGUA E SEJA ABENÇOADO


Tiago 3:1-12
“Pois todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.” Vs.2


I. POR QUE EU PRECISO VIGIAR O QUE EU DIGO?

3 razões:

1. Minha Língua dirige minha vida . (vs. 3-4)
“Ora, se pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, então conseguimos dirigir todo o seu corpo.” Vs.3” Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro.” Vs4


2. Minha Língua pode destruir o que eu tenho (vs. 5-8)
” Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia.” (vs. 5)
“… O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.” Prov. 21:23
” A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno”
” Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal..” (vs. 7-8)


3. Minha Língua Mostra quem eu sou. (vs. 9-12)” Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim..” (vs. 10)
” Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce.?”

O PROBLEMA :
PECADO DA MALEDICÊNCIA “…
É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.” 8-ii
"Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” Mateus. 12:34Também Mateus. 15:18-19


II. QUAL A SOLUÇÃO?

1. RENOVAR MEU CORAÇÃO
"e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois, por que morrereis, ó casa de Israel “ Ez. 18:31 2 Cor. 5:17


2. PEDIR AJUDA DE DEUS
"Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios!.” Salmo 141:3
Também Sal. 19;14


3 - PENSAR ANTES DE FALAR
"Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar..” Tiago 1:19

A maior dificuldade das pessoas talvez seja entender a si mesmo e como se comportam diante dos outros. Para um empresário, chefe ou líder, esta é uma condição primordial. Conseguindo isso, muito poderão perceber que se falassem dez por cento menos do que estão acostumados, seus resultados poderiam duplicar positivamente!

Quem já não foi prejudicado por uma fofoca ou maledicência?
As “línguas frouxas” têm provocado grandes danos... O que acontece é que não prestamos a atenção devida sobre a melhor forma de utilização da nossa língua. Veja, pra começar, não sabemos ouvir direito, queremos logo emitir opinião sobre as coisas, mesmo sem conhecê-las direito.
A Bíblia ensina que a língua é a parte mais difícil de domar de todo o corpo, ensina que o mau uso desse “instrumento” pode trazer grande desgraça para as pessoas a nossa volta. Usar a língua com sabedoria e prudência, eis a questão!
Como fazer?


A seguir, alguns conselhos práticos para evitar transtornos:

a) Quando alguém lhe procurar para dizer algo a respeito de alguém, faça duas perguntas (antes de “engolir” a história):


- Você viu? Se não viu, então é um boato. Nunca caia nessa história de “estão dizendo...” Você pode até ficar mais atento, mas não aceite a história como 100% verdadeira.

- Você assume o que disse diante da pessoa? Se não assume; ou não tem coragem ou está mentindo. Fique de sobreaviso.

b) Quando contar algo a alguém nunca faça deduções; faça sempre uma narração dos fatos e não uma interpretação do mesmo. Quer ver? Observe a história abaixo:
Em um determinado posto de gasolina, um antigo cliente do posto, chamado Dr. Antonio (médico) encheu o tanque e esqueceu de assinar o cheque.
O frentista que achou o problema terminou o seu turno de trabalho e disse para o próximo frentista (que estava entrando):
- Amigo, preste atenção numa coisa que vou lhe dizer. O Cheque do Antonio está com problema, se ele vier ao posto fale com ele.
O tempo se passou e esse frentista também terminou o seu turno e passou a mensagem ao próximo frentista (que estava entrando). Só que não fez uma narração do fato, ele (como muitos de nós) fez a sua interpretação dos fatos. Disse:
- Oh Dito, um tal de Antonio deu um cheque sem fundo aqui no posto. Se ele aparecer por aqui, pegue ele e faça pagar o cheque.
O que essa frase indica? Que o frentista fez uma dedução própria dos fatos: se o cheque “estava com problemas”, então era porque “estava sem fundo”.
A situação no posto prosseguiu e só foi piorando. De frentista para frentista a estória corria, cada vez com uma “dedução” a mais. A última versão era:
- Estou sabendo que o Toninho do Pó (traficante) deu um golpe no posto. Se ele aparecer por aqui, chame a polícia, e lembre-se, ele é muito perigoso.
Aprenda! Nunca faça deduções precipitadas, procure verificar primeiro.

c) Quanto tiver alguma suspeita ou algo contra alguém, procure diretamente a pessoa para resolver. Não saia espalhando a notícia nem alardeando a “injustiça” que fizeram com você. Procure ouvir o “outro lado”, muitas vezes você verá que não sabe de todos os detalhes da história.

d) Nunca faça julgamentos precipitados. Ouça, ouça, ouça... e depois ouça de novo.

e) Antes de sair “metendo a boca” em alguém, pergunte-se: por que ele fez o que fez? O que eu teria feito no lugar dele naquelas circunstâncias? As vezes, quando nos colocamos um pouquinho só no lugar do outro, descobrimos novas “visões” sobre as coisas.

f) Por último, se nada controla a sua língua, compre um chicletinho e nunca pare de mascar... de boca fechada, é claro!

Luís Eduardo Machado

Mais fofocas...

A maioria de nós está bem familiarizada com a fofoca - já ouvimos, espalhamos e fomos vítimas dela. Os boatos têm uma característica perigosa - as pessoas não se sentem responsáveis pelo que transmitem como boato, e atribuir responsabilidades e prejuízos torna-se muito mais difícil. A fofoca percorre uma escala que vai de conversas de natureza íntima, pessoal e sensacionalista a afirmações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém. Nossas conversas, geralmente, estão povoadas de críticas. O Senhor lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de Deus, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas (Rm 1:28-32). A Bíblia é clara quanto aos prejuízos (Pv 11:13; 16:28; 18:6-8; 26:20) e conseqüências da fofoca e da maledicência (Sl 101:5; Pv 8:13; 17:9; Mt 12:36-37; Tm 5:13).
Espalhar mentiras e também sair contando fatos verdadeiros parcial ou inteiramente pode também atrair a ira de Deus. Comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode ser considerado fofoca. Deus tem a fórmula adequada para lidar com o indivíduo que se encontra em pecado (Mt. 18:15). Devemos abordar a pessoa em questão, e ninguém mais, para dar início ao paciente processo de sua restauração diante de Deus, caso estejamos preocupados com sua felicidade eterna (Gl 6:1). Dar ouvidos a boatos é tão ruim quanto espalhar palavras perversas (ISm 24:9; Pv 17:4). A marca da maturidade espiritual é saber controlar a própria língua (Tg 1:26). A fofoca e a maledicência são armas de Satanás. Na explanação de Paulo sobre o estilo de vida santo que os homens espiritualmente amadurecidos devem ter para ensinar os mais jovens, ele inclui uma advertência a respeito da maledicência, além de uma admoestação para que não acusem os outros ( gr. diabolous, "o acusador", título consignado a Satanás 34 vezes na Bíblia) e não sejam "caluniadores" nos relacionamentos. Nada é tão cortante como uma espada afiada do que a mágoa causada por palavras dolorosas. A fofoca não é, jamais, um ato de bondade; ela diminui a pessoa sobre a qual se fala; ela degrada o cristão que a pratica; ela serve de tentação e de armadilha para o ouvinte que participa desse tipo de maldade.



Silêncio... precioso silêncio!!!

"Seja Dono do seu silêncio para não ser escravo das suas palavras"

Dizem que "as palavras são de prata, mas o silêncio é de ouro".

Sabem como é quando você sente que falou além do que deveria... estou me sentindo assim... Acho que é porque falei mesmo....Ouvi o que não queria acabei falando o que eu não queria também. Deixei o emocional tomar conta e já tinha conseguido controlar isso.

Me desestruturei por tão pouco. Não me contive. Mas vamos começar do começo.fiquei pensando:: PRA QUE eu fiz isso? O que isso mudou na minha vida? e como a resposta foi NADA. Me arrependi de dizer tudo o que eu disse.

É bom falar e melhor calar-se, mas os dois são maus, quando em excesso."La Fontaine10 conselhos para a vida Eis algumas dicas importantes de Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D, para quem quer vencer na vida. Valem para crianças e jovens de todas as idades e quem as segue, tem grande possibilidade de se tornar um vencedor ou vencedora:

1. Escolha seus amigos. Não ande com pessoas que não vão agregar nada à sua vida futura;

2. Estude. Lembre-se que o século XXI é o século da inteligência. Vencerão somente os melhores;

3. Procure ouvir a experiência dos mais velhos. Às vezes pode ser chato, mas antes de descartar bons conselhos, pense neles;

4. Cuide da sua saúde. Pratique esportes. Não fume;

5. Encha seu tempo. Não fique desocupado. Faça alguma coisa boa – cursos rápidos além da escola é uma boa opção;

6. Aprenda inglês e espanhol. Lembre-se que inglês será o idioma universal. Mais da metade da população mundial estará falando inglês nos próximos anos. Espanhol é importante porque será a segunda língua mundial.

7. Aprenda computação. Seja amigável com um computador. O mundo será a cada dia mais eletrônico. Navegue na Internet buscando informações úteis para o seu futuro;

8. Divirta-se. Seja uma pessoa alegre. Sorria!

9. Seja “polido” e “educado”. Saiba dizer “com licença”, “por favor”, “obrigado”, “desculpe”. Pessoas educadas têm mais sucesso na vida e no trabalho;

10. Resista à tentação às drogas e maneiras fáceis (e falsas) de ser feliz.

Lembre-se que a felicidade e o sucesso são construídos no dia-a-dia por nossas atitudes e comportamentos.

Rosinha

Frases:

Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.

Oscar Wilde

As palavras são como os patifes desde o momento em que as promessas os desonraram. Elas tornaram-se de tal maneira impostoras que me repugna servir-me delas para provar que tenho razão.

William Shakespeare

As palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade.

Victor Hugo

As palavras são como moedas: uma pode valer por muitas, e muitas não valer por uma.

Quevedo

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

Leonardo da Vinci



Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.

Oscar Wilde



Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião.Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Carlos Drummond de Andrade



"É fácil trocar as palavras,

Difícil é interpretar os silêncios!

É fácil caminhar lado a lado,

Difícil é saber como se encontrar!

É fácil beijar o rosto,

Difícil é chegar ao coração!

É fácil apertar as mãos,

Difícil é reter o calor!

É fácil sentir o amor,

Difícil é conter sua torrente!

Como é por dentro outra pessoa?

Quem é que o saberá sonhar?

A alma de outrem é outro universo

Com que não há comunicação possível,

Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma

Senão da nossa;

As dos outros são olhares,

São gestos, são palavras,

Com a suposição

De qualquer semelhança no fundo."

Fernando Pessoa




SILÊNCIOS E PALAVRAS!

Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo que uma palavra errada. Demora naquilo que você precisa dizer. Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil a gente se arrepender de uma palavra que de um silêncio. Palavra errada, na hora errada, pode se transformar em ferida naquele que disse, e também naquele que ouviu. Em muitos momentos da vida o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém. Por isso, prepara bem a palavra que será dita. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria. Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir. Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.

Pe. Fábio de Melo

Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas.

Clarice Lispector

Quando falar, cuide pra que as palavras sejam melhores do que o silêncio, e lembre-se que alto deve ser o valor das idéias e não o tom da voz.



"Sei que às vezes uso palavras repetidas, mas quais são as palavras que nunca são ditas?"(Quase sem querer)

Renato Russo

Há palavras que ferem mais que um punhal,e o tom, mais que as palavras...

A verdade é sempre dita em poucas palavras

Teuzer



Cuidado com o que você diz... E lembre-se: O "FEITIÇO SEMPRE VIRA CONTRA O FEITICEIRO (OU FEITICEIRA)!!! rs