Guardar apenas o que se usa


Na tradição de RAM, os discípulos tiram um dia por ano, ou um final de semana se for necessário, para entrar em contato com os objetos de sua casa.

Tocam cada objeto e perguntam para si mesmos em voz alta:

Eu preciso realmente disto ?

Pegam os livros na estante e dizem:

Vou reler este livro algum dia ?

Olham as recordações que guardaram:

Ainda considero importante o momento que este objeto me faz lembrar ?

Abrem todos os armários:

Há quanto tempo tenho isto e não usei ?

Será que vou precisar mesmo ?

As coisas tem energia própria.

Quando não utilizadas, terminam se transformando em água parada dentro de casa.

Um bom lugar para mosquitos e podridão.

É preciso estar atento e deixar esta energia fluir livremente.

Se você mantém o que é velho, o novo não tem espaço para manifestar-se. Paulo Coelho

Lembre-se:

Cada momento abre uma nova porta...

Ser um reservatório é apodrecer, é estagnar...

Ser um rio é fluir... é viver... é se dar o direito de ser feliz...

A vida é apenas uma tela em branco...

Você pode pintar uma paisagem, uma bela cena ou fantasmas escuros...

Você pode criar um belo sonho ou um pesadelo...

Você é o mestre e a responsabilidade é sua...

A vida é apenas uma oportunidade...

Ela lhe dá tudo o que for necessário...

Faça você mesmo...

Retire os espinhos de sua vida...

Faça tudo pra ser feliz...

Pois só deveremos passar por esse caminho uma vez...

A religião evangélica diz:

Para receber suas bênçãos, é necessário que você esteja com as mãos abertas e vazias. Carlos Guerrinni


Você deixa acumular coisas e sentimentos? E sua casa, reflete seu estado de espírito?

Muitas vezes nos sentimos "bagunçados" por dentro e isso acaba por refletir por fora.

Exemplos disso: bolsas, gavetas, mesa de trabalho, guarda-roupas e até a casa desarrumadas.
Muito se tem falado sobre "arrume sua vida, arrumando sua casa" e a matéria abaixo trata exatamente disso.

Na semana passada, quarta-feira acho, o #MaisVocê de @ana_maria_braga exibiu uma reporagem sobre o acúmulo de objetos, móveis, artigos pessoais e até lixo dentro de casa. A matéria tinha o intuito de divulgar uma nova técnica de tratamento emocional – Terapia da Casa – onde o foco de trabalho é a casa e não exatamente a pessoa lá sentadinha no divã. O fundo emocional que leva as pessoas a guardarem tanta tralha e lidarem com certa (ou muita, em alguns casos) dificuldade junto aos seus pertences, se refreando diante da iminência do desapego material é nitidamente emocional então, a terapia da casa não deixa de ser uma limpeza pessoal também.

Enfim. Na ocasião a terapeuta convidada, Elizabeth Branquinho, que assina o blog Arrume a sua vida, arrumando a sua casa participou como observadora, analisando dois casos, duas famílias escolhidas pela produção a fim de orientar-lhes sobre o modo correto de agir para a organização, otimização e desprendimento dos objetos da casa em prol dum ganho de espaço, mobilidade e satisfação entre os moradores de cada uma das casas. Tudo muito simpático – como aliás é também a terapeuta – e aparentemente fácil. De lá pra cá fiquei pensando no assunto e enquanto o #bemestar da casa aliado ao físico podem contribuir para que você #VivaPositivamente e obtenha realizações e sucesso em todos os segmentos de sua vida.

Feng-shui você deve ter pensado… também pode ser. Essa técnica oriunda da arte chinesa de criar ambientes harmoniosos e que data de uns 5mil anos atrás tem o objetivo de nos levar a compreender uma sabedoria muito profunda e que prega o “viver em harmonia com a natureza”. Em outras palavras, o Feng Shui promete harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham para que elas alcancem uma vida mais feliz e cheia de bênçãos do Cosmo, do Universo. Uma filosofia sólida que merece ser estudada a fundo, caso você já tenha algum interesse, hein?!

Tudo muito lindo, não é?!

Mas então, vamos à prática… sabe àquela sua gaveta do criado-mudo onde você coloca coisas todos os dias e quase nunca esvazia? Tudo que tem lá é realmente necessário? E as roupas da estação passada “esquecidas no armário” ou então àquelas – fatídicas – porque eram lindas, as promessas da vitrine que você comprou, mas que não cabem mais? E os muitos cartões, convites de formatura e casamento, cartas de ex-namorados, desenhos dos filhos – ok, desenho dos filhos são luxo, mantenha! – mas e os catálogos de restaurante, livros técnicos já defasados, bolsas surradas, sapatos que não mais lhe agradam, carregadores de celulares do tempo do tijolão e por aí vai…

Apesar do trabalho que você pode ter ao precisar reservar algumas horas, folhear, abrir e fechar, rasgar, guardar e escolher para onde direcionar inúmeros itens verdadeiramente desnecessários na sua casa, será que a felicidade de conseguir mais espaço, organização e limpeza na sua casa e na sua vida não compensam tudo isso, servindo até de estímulo? Pense na sensação de dever cumprido, no sorriso de pessoas como eu :) orgulhosas de você.

Tenho certeza de que as palavras de desapego e bom senso da Dra. Elizabete Branquinho ecoariam até aí se você se predispor a limpar a casa e quiçá, seu coração. E lembre, um dos primeiros sintomas de que a casa está doente – precisando ser limpa de verdade e revigorada – é quando ao invés de satisfação por chegar em casa, você sente:

  • cansaço;
  • desejo de protelar tarefas;
  • angústia;
  • incômodo;
  • desejo de estar em outro lugar.

“Eu descobri um dado que me impressionou muito: 70% do que compramos não é usado”, ressaltou Ana Maria Braga ao anunciar o assunto. Em seguida, a apresentadora observou que se a pessoa passear pela sua própria casa rapidamente, ela poderá excluir pelo menos 20 objetos que não possuem nenhuma utilidade real. Já pensou? Então, mãos à obra, organizar sua casa, sua vida e ampliar suas chances de viver positivamente e feliz!

Dicas de alimentação e atitudes saudáveis


Lembre-se que emagrecer e engordar é como uma caderneta de poupança, “matemática pura”.

Se você gasta mais do que ganha, é necessário tirar da poupança. Gastar mais calorias do que se consome, EMAGRECE.

Se você gasta menos do que ganha, sobra e vai pra poupança. Gastar menos calorias do que se consome, ENGORDA.

O ser humano se alimenta para viver, mas muitos vivem para comer.

E você, em que grupo esta ?

Se alimentar de modo saudável, é só uma questão de fazer as escolhas certas e na hora certa.

Emagrecer com saúde, não quer dizer que tenhamos que nos privar de um determinado alimento, mas sim que devemos reeducar nossos hábitos alimentares, ingerindo alimentos com moderação e equilíbrio.

Se você gosta de alimentos calóricos, “reduza,” mas não necessariamente elimine-os de sua dieta. Utilize-se deles em horário diurno para que você gaste estas calorias durante o dia.

Evite ao máximo ingerir alimentos calóricos no período noturno, pois estas calorias não serão “gastas” e conseqüentemente se transformarão em gorduras localizadas e ganho de peso.

Mastigue muito bem cada porção de alimento levado à boca e desfrute o sabor deles, comendo-os devagar e prazerosamente. Comendo devagar, come-se muito menos e você facilita o processo do seu aparelho digestivo na assimilação dos nutrientes ingeridos.

Coma menos quantidade a cada vez e com mais freqüência, evitando assim a fome excessiva e as grandes refeições, pois elas podem exigir muito esforço do seu sistema digestivo.

Mude gradualmente seus hábitos alimentares, para permitir que seu corpo tenha tempo suficiente para se adaptar.

Crie o hábito de comer porções de frutas, legumes e vegetais ao dia. Eles ajudam a fornecer vitaminas, minerais, oligoelementos e fibra alimentar ao nosso organismo.

A gordura alimentar ( que ingerimos ), pode se converter totalmente em gordura corporal ( localizada ). Por isso controlar a ingestão de gordura saturada ( aquela gordura sólida em temperatura ambiente ) é tão importante quanto reduzir o consumo geral de calorias. Substitua os alimentos ricos em gordura por alimentos pobres em gordura.

Evite frituras, mas se tiver que faze-las, use óleos de girassol, milho ou canola e não reutilize o óleo da fritura.

Alimentos cozidos, assados e grelhados são mais saudáveis do que os fritos.

O alimento é mais rico em seus nutrientes e portanto mais saudável, quanto mais “in natura” e menos exposto ao calor do fogo. Quanto mais se aquece os alimentos, mais se perde em vitaminas e sais minerais que são evaporados pelo aquecimento.

Utilize azeite de oliva para temperar as saladas, pois é muito mais saudável.

Evite a ingestão excessiva de sal, pois além de reter água no organismo, fazendo o corpo inchar e ganhar peso, aumenta-se a pressão arterial, propiciando um enfarto e outros males.

Evite também a ingestão excessiva de açúcar, pois além das calorias, o excesso pode baixar o nível de imunidade no corpo humano.

Beba pelo menos dois litros de água diariamente ( 8 copos ). A água ajuda a eliminar as impurezas do organismo e a manter o corpo devidamente hidratado ( além de evitar cálculos renais ).

Beba um grande copo de água meia hora antes de cada refeição, para evitar que se coma em excesso ( além dos benefícios já ditos na “dica” acima ).

Para evitar a tensão e o stress, reduza a ingestão de café e chá no decorrer do dia.

Reduza ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas.

Durma de seis a oito horas por dia. O sono revigora o organismo.

Procure ter e manter regularmente uma atividade física ( sem exageros ), pois ajuda a aliviar o stress e tensões musculares, elimina os radicais livres através do suor, aumenta o gasto diário de calorias e conseqüentemente proporciona um maior bem estar.

Assuma a responsabilidade pela sua nutrição diária. Inclua suplementos nutricionais no seu dia a dia, para assegurar que seu organismo receba nutrientes essenciais em abundância para o seu perfeito funcionamento.

E finalmente,... Siga a sua verdade,...

Faça aquilo que lhe faça bem,... e não apenas para agradar aos outros.

Aprenda a dizer não,... quando de fato assim o desejar.

Viva e deixe viver,... Seja Feliz !!!

A Busca do Equilíbrio


Eu sempre tive muita pressa em aprender e em conseguir as coisas na vida. Com certeza, foi por isso também que errei muito. Eu ainda não havia encontrado o meu equilíbrio interior e também não conseguia entender aquela frase popular: “indo devagar, se chega mais rápido”. Só depois de muitas cabeçadas é que fui entendendo o seu real significado na vida.

Vamos exemplificar:

Imagine que você esteja fazendo uma viagem num carro muito veloz, e um amigo seu num outro carro não tão veloz assim, ou pelo menos não vinha na mesma velocidade que você.

Você ia na frente correndo muito, ultrapassando sempre os carros que iam na sua frente em menor velocidade. Não estou querendo dizer com isso que você estivesse guiando seu veículo de modo imprudente, mas sim, que você estava com pressa de chegar e vinha tirando maior proveito da potência de seu veículo.

Desse modo, o seu amigo que vinha no outro carro, foi ficando cada vez mais para trás e mais distante.

As pessoas são assim mesmo, algumas têm muita pressa em chegar, enquanto outras estão satisfeitas com o ritmo de suas vidas.

Imagine que você estivesse com muita pressa de chegar. Continuava a guiar rapidamente pela estrada. Num determinado ponto dela você ultrapassou um ônibus; só que ao ultrapassá-lo, você ficou sem condições de ver a placa sinalizadora ao lado da pista, que indicava o rumo da cidade que você buscava.

Consequentemente, você não fez a conversão necessária para adentrar na outra pista que o levaria a seu destino, ou seja, você passou da entrada da cidade que queria visitar e só se deu conta a quilômetros na frente.

Para voltar você foi forçado a seguir por mais alguns quilômetros nesta estrada até encontrar um retorno, e só então começou a se dirigir novamente para a cidade desejada.

O final da história você já deve ter adivinhado. O seu amigo apesar de ter seguido pela mesma estrada e com muito mais lentidão do que você, acabou chegando primeiro, mais descansado, com algum tempo de vantagem e ainda economizou combustível.

Assim também acontece na vida. Claro que não podemos generalizar, mas às vezes, as pessoas mais dinâmicas e arrojadas, que teriam tudo para vencer com mais facilidade, são justamente aquelas que mais demoram, por causa da impaciência e da desatenção que provém da pressa, que é um dos “fatores” prejudiciais já citados anteriormente na escolha das atitudes.

Seja dinâmico e arrojado, mas tenha consigo também a calma e a serenidade para agir com sabedoria, ou seja, o equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para o seu sucesso.

É como já disse, o importante não é correr para chegar rápido, mas sim, ter a certeza de estar trilhando o caminho correto. E paradoxalmente, indo devagar, você vai conseguir chegar mais rápido, vai se expor bem menos ao perigo e gastar menos energia vital.

Na vida eu já cometi diversos erros até o presente momento, e não estou livre de cometer outros. Na verdade ninguém está. Claro que com o passar do tempo vamos adquirindo uma certa experiência para lidar com esses problemas. A vacina definitiva contra este mau não existe, o que existe é um tratamento preventivo e contínuo que quando aplicado de modo incessante, é totalmente confiável e eficaz.

Esse tratamento milagroso se chama Vigilância de Consciência. Consiste em se manter vigilante vinte e quatro horas por dia, com relação a todas as suas decisões e atitudes, e fazer de si mesmo um juiz imparcial dos próprios atos, por mais insignificantes que possam parecer.

Se adotarmos seriamente essa postura diante de cada decisão a se tomar na vida, nos perguntando qual seria a possível consequência deste determinado ato; com certeza muitas decisões seriam adiadas ou mudadas, e certamente o futuro também.

O ser humano precisa cultivar a determinação e a paciência do pássaro João de Barro, que faz a sua casa com toda calma, segurança e capricho. Enquanto os outros passarinhos usam pequenos gravetos e folhas para construírem seus ninhos, em cima de galhos que balançam; o João de Barro busca o barro na beira das represas e lagos; para fazer a sua casinha em cima de árvores com galhos fortes e seguros.

Fazer bem feito demora um pouco mais, mas consequentemente se faz uma única vez. Com isso acaba-se ganhando tempo para se fazer outras coisas.

Ser dinâmico e arrojado é bom, mas muito melhor é somar a isso a calma e a serenidade para chegar ao equilíbrio.

Ter equilíbrio é buscar a perfeição, é evoluir.

Nome: Mãe


Função: Te amar incondicionalmente, infinitamente, inexplicavelmente, extremamente, inigualavelmente, indiscutívelmente, idolatradamente, eternamente, ilimitadamente, imaculadamente, imortalmente, imponderavelmente, incomensurávelmente, impostergavelmente, impreterivelmente, improrrogavelmente, imputrescivelmente, imutavelmente, inabalavelmente, incessantemente, inconcebivelmente, indelevelmente, independentemente, indeterminadamente, indispensavelmente, indissoluvelmente, indivisivelmente, inefavelmente, inerentemente, inesgotavelmente, inestimavelmente, inevitavelmente, inexaurivelmente,inexcedivelmente, infatigavelmente, inflexivelmente, inimaginavelmente, inesquecivelmente, inquestionavelmente, insofismavelmente, integralmente, inteiramente, irreversivelmente, intensamente, invariavelmente, irredutivelmente, incomparavelmente, invulneravelmente, irrefutavelmente, irrepreensivelmente, irrevogavelmente, excepcionalmente, incrivelmente.
"Chora não, menina boba. Era só um garotinho igual aos 345 que têm nas lojas. Que modelo você quer agora? Quer o modelo que fala irado, o que fala maior vibe ou o que fala insano? Ah, mãe, queria um que falasse coisas mais inteligentes e profundas, tem desse? Tem, mas custa um pouco mais caro porque é importado de outro planeta. Nada que dez vezes no cartão não resolva."
Tati Bernardi

"Confia no teu coração se os mares pegarem fogo. E viva pelo amor, mesmo que as estrelas caminhem em direção oposta."

Viver não dói


Definitivo, como tudo o que é simples. Nossa dor não advém das coisas vividas, mas das coisas que foram sonhadas e não se cumpriram. Porque sofremos tanto por amor? O certo seria a gente não sofrer, apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana, que gerou em nós um sentimento intenso e que nos fez companhia por um tempo razoável, um tempo feliz. Sofremos porque? Porque automaticamente esquecemos o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projecções irrealizadas, por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor e não conhecemos, por todos os filhos que gostaríamos de ter tido junto e não tivemos, por todos os shows e livros e silêncios que gostaríamos de ter compartilhado, e não compartilhamos. Por todos os beijos cancelados, pela eternidade. Sofremos não porque nosso trabalho é desgastante e paga pouco, mas por todas as horas livres que deixamos de ter para ir ao cinema, para conversar com um amigo, para nadar, para namorar. Sofremos não porque nossa mãe é impaciente connosco, mas por todos os momentos em que poderíamos estar confidenciando a ela nossas mais profundas angústias se ela estivesse interessada em nos compreender. Sofremos não porque nosso time perdeu, mas pela euforia sufocada. Sofremos não porque envelhecemos, mas porque o futuro está sendo confiscado de nós, impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam, todas aquelas com as quais sonhamos e nunca chegamos a experimentar. Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um verso: Se iludindo menos e vivendo mais!!! A cada dia que vivo,

mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.

Autor: (Carlor Drummond Andrade)