Zona de conforto



Você tem um grande sonho???
Eu tenho vários sonhos, uns grandes, outros pequenos, outros que acho impossíveis de serem realizados.... sonhos bobos.... mas todos sonhos.
Alguns sonhos já realizei, outros ainda estou tentando realizar.... talvez alguns nunca deixarão de ser apenas sonhos...
Você já sentiu medo de fazer aquilo que mais quer fazer?
Eu estou com esse problema e isto tem por muitas vezes me afastado do meu sonho.
É tão fácil se deixar levar pelas demandas da vida.
E nós todos às vezes nos refugiamos nas rotinas e em qualquer coisa usual. Mas se estivermos somente passando o tempo – em vez de fazer uma vida -, temos de deixar nosso grande sonho de lado.
As perdas pessoais se amontoam.
Perdemos nosso senso de significado e propósito.
Utilizamos nossas energias improdutivamente.
Se pararmos para pensar, uma zona de conforto deve ser difícil de ser abandonada, afinal, utilizamos tanto tempo construindo-a . Uma zona de conforto é nossa colcha aconchegante de relacionamentos. É o acolchoado das rotinas que nos faz sentir bem. A cerca de segurança do comportamento aceitável. A malha de aço de nossos sucessos e fracassos anteriores.
Nossa zona de conforto cerca por completo nossas vidas em Familiar, fazendo-nos sentir confortáveis. Dentro dela estamos a salvo.
Temos plena certeza de que podemos nos dar bem, ter boa aparência e nos sentirmos felizes ali. Lá fora, bem, quem sabe? Fora da zona de conforto de todos está o grande DESCONHECIDO. É por isso que não queremos ir lá.
Portanto, não há nada de errado com uma zona de conforto. Afinal, ninguém gosta do perigo e incertezas. Ninguém se alista voluntariamente para uma situação de desconforto.
Por outro lado, uma zona de conforto pode também ser uma barreira.
Por que? Porque nosso GRANDE SONHO está sempre fora de nossa zona de conforto. Isso significa que teremos de deixar o que parece confortável para realizar nosso sonho.





texto inspirado no livro o Doador de Sonhos de Bruce Wilkinson
Sobre o Livro:

Mensagem Principal: Deus deu a cada um de nós um grande sonho para nossas vidas. E o Senhor deseja que nós encontremos e vivamos este sonho, pois ao vivê-lo, nossa vida não mais será a mesma.

Quem Deve Ler: Homens e mulheres que desejam uma nova perspectiva em sua vida, que estão cansados da mesmice do dia-a-dia e que desejam viver uma vida com significado.

Por Que Ler: O Senhor sonhou um sonho para nossas vidas. Seja pelas dificuldades da vida moderna, seja pelas opções que fizemos no decorrer de nossa caminhada, nós nos distanciamos do projeto de Deus para nós – O nosso grande sonho. Entretanto, nunca é tarde para promover mudanças que nos aproximem de Deus e nos coloquem numa trajetória de vida abundante. Bruce Wilkinson nos ajuda a entender o propósito de Deus para nós e as dificuldades típicas que aqueles que desejam alcançar seu sonho enfrentam e a maneira de superá-las.


TUDO DEPENDE DE VOCÊ!!


Por mais amigos que você tenha ao seu redor, por mais que seus familiares lhe apoiem, por mais que você busque nos outros qualquer tipo de luz, tudo depende de você!

A decisão sempre é sua! A escolha sempre é sua!Logicamente que é necessário ter o apoio dos amigos, dos familiares, mas o maior apoio é você mesmo.Pense bem, reflita nesta questão!
Em todos os seus problemas, em todas as ocasiões que você precisava de alguma opinião, orientação - no final das contas quem é que sempre decidia? Pois é! Você!
Tudo sempre pára e retorna a você.

E não existe uma única pessoa na face da terra, que tenha se dado bem pensando com a cabeça dos outros, se você conhece alguém, por favor, me fale, pois eu não conheço.
A questão é que a maioria parece gostar de pedir opinião a terceiros, quando na verdade toda resposta está em seu interior.
É preciso apenas silêncio para ouvir essa voz!
E quando se transfere a nossa decisão aos outros, através de opiniões e tudo mais, na verdade é uma forma de fugir da responsabilidade. A sua responsabilidade.

A responsabilidade do livre arbítrio, a mania que as pessoas tem de 'deixar a coisa rolar' e dar mais atenção ao que os outros pensam, do que ao que se sente!
Tudo sempre dependerá de você, pois essa é a Missão de cada um, cuidar de si mesmo... Isso de forma alguma quer dizer que tenhamos que deixar os outros de lado, não é isso. Apenas aprender amar.

Como em tudo na vida é preciso um contínuo aprendizado, entre eles está em aprender a se amar e amar os outros com o coração puro e sem apego!

Obviamente unido com as Forças do Universo, Deus, Todo Poderoso, seja lá qual for o nome que você quiser dar, esta será a sua melhor e maior companhia durante toda a vida.... Pode ser dificil aceitar isso. Geralmente as pessoas que não aceitam é porque sofrem de apego, o que não tem nem comparação com o amor!

O amor é puro, ele solta e não prende!

O caminho é você quem escolhe, é você que decide!

Faça do seu caminho o mais amável possível.
Amando as pessoas realmente,
não apegando-se a elas, pois o apego causa dor, mágoa, ciúme, cobrança...

Para amar também se fazem necessárias muitas escolhas.

Você prefere amar com inteligência ou acredita que sofrer por alguém seja amor??

Amar com inteligência é amar sem colocar o outro acima de você, sem apego, sem posse. É ser uma pessoa leve, a vontade consigo mesmo para depois fazer o outro sentir-se bem. É estar presente, mesmo que se esteja ausente fisicamente.

É reconhecer que são todos iguais, por mais forte que seja este amor! Amar sofrendo é colocar o outro bem acima de você.

Sofrer quando se ama alguém, é projetar sua capacidade de amar de modo errôneo, resultando em ciúme, dor e decepção. Ou seja, tudo depende de você, inclusive a maneira que você ama, o caminho que você escolhe, o seu ambiente, a sua vida... tudo depende somente de você...

Aprenda a silenciar a mente e o coração, você não vai se decepcionar.


Sei que é fácil falar, e que todos já sabem disso, mas, colocam em prática??, infelizmente a maioria não.
Não passa de teoria. Tanto o silenciar a mente, quanto ao fato de saber que tudo depende de você!


Olhe a sua volta, olhe para dentro de você e veja por alguns instantes, mesmo que estes sejam breves, na verdade você está sozinho! Por mais que existam pessoas que lhe rodeiam, por mais carismático, atencioso que você seja, por mais que os outros lhe amem, acredite, você está só!Somente você se conhece profundamente.


Somente você sabe o que é melhor pra você!

Somente você sabe a dor de uma lágrima, o sufoco do emprego, a convivência por vezes com pessoas difíceis, uma ilusão amorosa....O valor de um sorriso sincero, o abraço caloroso, uma palavra de conforto... Somente você sente dentro de você mesmo!
Irônico, não é mesmo?E por mais que se insista em dizer que tudo isso não passa de demagogia, esta é a maior verdade!

Conclusão: Chegamos ao ponto de partida mais uma vez: Tudo depende de você!

Suas ações, reações, aceitações, o que você quer sentir... Sempre é uma opção de escolha sua, diante de qualquer situação...


Tudo depende de como você recebe cada situação!
Tudo depende de como você assimilar e resolver cada situação!
Tudo depende de como você reage e aceita a algumas simples verdades da vida, incluindo estas todas acima citadas!! Pense nisso!

Podemos Amar Muito Mais


Maria Cristina

Mais, muito mais do que a falta do dinheiro na economia que se desequilibra, do que a fome que impede pessoas de continuarem vivendo, no nosso mundo, hoje, há uma falta enorme de amor! Amor que construa, que nos fortaleça, que nos alegre, que dê sentido a todas as lutas que travamos nesta vida.

Tudo que existe é fruto de um Amor enorme, infinito, incondicional e somos herdeiros dele, como todas as outras formas de vida o são. E por que sentimos dificuldade de amar? Por que não seguimos a nossa própria natureza e apenas nos deixamos viver no amor e para ele? Por que privamos os outros e nós mesmos deste doce sentimento, que torna tudo em volta mais colorido, os dias mais amenos, os problemas bem menores, a nossa saúde melhorada, o nosso coração cantante?
Por que não relaxamos, vivemos mais o presente sagrado, ou seja, cada momento, confiando mais e de forma consciente na nossa centelha divina amorosa... que está em nós, apenas pedindo para ser respeitada, escutada, seguida?

Não é difícil fazer isto. Aliás, é este o caminho mais fácil para cada um de nós, porque é inerente à nossa natureza. Somos amor e viemos d'Ele. A cada respiração podemos estar nos dizendo: "Deus está em mim", procurando senti-Lo nos trazendo vida e força, paz e lucidez.

Toda a violência que nos assusta tanto, que nos agride o coração, tão presente, infelizmente, em nosso Brasil querido, certamente é fruto desta carência de amor entre todos nós. E só uma transformação radical em nossa forma de viver poderá reverter este quadro desolador, penso eu. Uma pessoa verdadeiramente amada, não agride os outros. Quem se sente não amado, se julga sem valor mesmo aos olhos de si mesmo e vai resvalando num precipício profundo e escuro que parece não ter fim e que é criado pelo afastamento do Amor, que ocorreu por alguma razão.

Se começarmos a amar todos aqueles que passarem em nossos caminhos, por um segundo, por um dia, por mais tempo que seja, logo tudo irá ficando bem diferente. Um sorriso sincero para o vizinho que encontro no elevador, outro para o motorista que me levou para o trabalho, um agradecimento a todo aquele que melhorou um pouco o meu dia, me vendendo alguma coisa de que eu precisava... Falando ao telefone com uma voz menos ríspida, buscando dar um pouco mais de atenção a cada um que encontro e que me dirige a palavra. Ouvindo mais o que ele me fala, sem pressa de responder-lhe, enfim, procurando fazer com que sinta que estou presente ali com ele, que tenho a consciência de que não nos encontramos sem um sentido maior.

Uma vez li uma estoriazinha que me chegou pela Internet e que falava de uma pessoa que pedia que cada um de nós se decidisse a fazer alguma coisa amorosa todos os dias. Como se isto fosse uma missão... Sem esperar nada em troca, como o vento, que varre o planeta sem se preocupar em que lugar e que vai sempre em frente, apenas fazendo o que é preciso fazer. Eu fazendo isto, e você também, vamos iluminando um pouco a vida de alguns e quem sabe incentivando, pelo nosso exemplo, outros a fazerem o mesmo.
Estamos num momento de grandes mudanças que talvez não devam ser realizadas pelo nosso lado racional, apenas. Já sabemos tanto, já conseguimos fabricar tantas coisas, já nos comunicamos tão rapidamente, mas nos amamos muito mal.

Precisamos aprender a amar. E isto é urgente! Podemos, assim, ter a esperança de reverter este quadro triste que vivenciamos em nosso mundo, neste momento. "Sim, nós podemos" - outros têm dito e nós precisamos acreditar que podemos amar e que só assim seremos amados. E nossas vidas ganharão qualidade, significado, cor, alegria, pureza, esperança.

Para isto, é preciso que comecemos. Hoje, agora mesmo. Vamos esquecer um pouco as crises, os assassinatos, sequestros, roubos e vamos acreditar no amor. O animal mais selvagem entende um gesto amoroso. Por que pensarmos que um homem não?

Açúcar x Mulheres



::
Conceição Trucom ::

O açúcar é um produto químico travestido de alimento - Fernando Ferdo

As mulheres em geral gostam muito de açúcar, mas a recíproca não é verdadeira. O açúcar está associado a uma série de condições que infernizam suas vidas: celulite, tensão pré-menstrual (TPM), enxaqueca, estresse, rugas. Nas mulheres grávidas, o mal que o açúcar faz é em dobro e significa pré-eclâmpsia, endometriose, diabetes gestacional e bebê macrossômico. Mesmo que o açúcar estivesse envolvido apenas com problemas que atingem as mulheres individualmente, já seria motivo suficiente para preocupação. A gravidade da situação é que o açúcar está atingindo o ser humano no delicado momento da reprodução da espécie comprometendo o futuro da humanidade.

Celulite
Celulite nada mais é que células do tecido subcutâneo com gordura armazenada. Um quadro infeccioso da pele associado a alterações metabólicas do tecido subcutâneo e a distúrbios endócrinos. A celulite se forma na camada profunda da pele no tecido gorduroso entre a derme e os músculos. Uma alteração misteriosa no metabolismo dessa camada de gordura origina a celulite.

Um crescimento desordenado de células de gordura interrompe a circulação congestionando o tecido dando origem aos buracos e nódulos típicos da celulite. Todo mundo sabe que gordura nada mais é que o "excesso" de açúcar ingerido. O Dr. Antonio Herbert Lancha Jr. recomenda: "se o objetivo é reduzir a celulite, evite longos período de jejum. Evite também alimentos com muito açúcar".

O irônico da coisa é que existe uma indústria, funcionando a todo vapor, que movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro por conta da celulite, tratamentos mirabolantes e caros para combatê-la, quando a solução é tão simples e barata: a primeira providência da mulherada que quer se ver livre da celulite é largar o açúcar.

Estrias
O que causa as estrias ninguém sabe. Entre as causas possíveis estão o desequilíbrio hormonal e a má formação do colágeno. Colágeno e elastina são células de sustentação localizadas nas camadas mais profundas da pele. Quando elas se rompem o reflexo na flor da pele são as estrias.

O açúcar é suspeito na formação das estrias por duas razões básicas: uma porque é um notório bagunceiro dos sistemas hormonais e a outra seria a glicação não-enzimática de proteínas (GNP), durante a qual fica exposto o colágeno - proteína que ajuda a conferir elasticidade e viço a pele.

Mulheres que não desejam ter seu corpo todo estriado, têm na dieta isenta de açúcar o melhor caminho: a prevenção, posto que a dieta açucarada moderna responde por uma enxurrada de glicose inútil e radicais livres nocivos ao organismo. "O segredo é não comer açúcar, praticar exercícios físicos, consumir verduras..." resume Patrícia Rittes dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, respondendo à pergunta de uma internauta sobre estrias no Chat do portal Terra.

Enxaqueca
Outro fantasma na vida de muitas mulheres é a enxaqueca. As bebidas alcoólicas encabeçam a lista de fatores que desencadeiam as crises de enxaqueca. O vinho tinto é o campeão de reclamações, embora bebidas destiladas também contribuam. Os médicos que lidam com o problema não atinam, mas o vinho tinto envolvido com certeza é o "suave", e quando a bebida for destilada deve ser outra porcaria açucarada, tipo caipirinha, ou coquetel de frutas, que as mulheres adoram.

O doutor Edgar Raffaelli Jr, fundador e presidente honorário da Sociedade Brasileira de Cefaléia, em entrevista ao site www.cente.med.br diz: "Existe, porém, um inimigo que, em geral, as pessoas desconhecem e custam a identificar: o açúcar. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico e o hipotálamo desses pacientes funciona mal, as oscilações bruscas da taxa de açúcar no sangue são fatores importantes para deflagrar a crise". Mais adiante, o médico explica melhor o que acontece: "Uma hipoglicemia reacional evidencia o fato de o açúcar ter sido queimado em excesso por ter agido como agressor do sistema. Portanto, a conduta acertada é ingerir menos açúcar".

Endometriose
A endometriose é uma doença crônica muito comum, caracterizada pela presença de tecido de estrutura semelhante ao endométrio (mucosa que reveste as paredes internas do útero) em diversas áreas do aparelho genital feminino: peritonal, ovariana, septo-retrovaginal. A endometriose pode provocar dores menstruais e causa fibrose em toda a pelve, envolvendo tanto os ovários, que o óvulo normal não pode ser liberado, sendo, portanto, causa de esterilidade feminina.
A Folha de S. Paulo, no caderno "Equilíbrio", na Internet, tem um depoimento comovente da fisioterapeuta Ana Tereza em pergunta à Dra. Cláudia Colucci: "Eu tenho endometriose e quando recebi o diagnóstico já nem queria mais tratamento algum, pois já tinha tido um natimorto, dois abortos e uma gravidez ectópica. Fiquei um ano sem comer açúcar e quando já nem acreditava era mãe".

Menopausa, Menstruação e TPM
O nome do site é Canal Saúde. Nele encontro interessante texto de Lúcia Fávero do qual destaco este trecho: "O açúcar é muito prejudicial para quem está enfrentando os problemas da menopausa. Ele provoca uma flutuação hormonal no pâncreas que leva à baixa de estrógeno. Além disso, açúcar provoca lentidão dos elementos químicos dos hormônios, prejudicando o trabalho das supra-renais e também atuando para baixar o nível de estrógeno. O açúcar não faz falta ao organismo. O açúcar é um vício (dos mais fáceis de abolir). O segredo está em cortar definitivamente a utilização do açúcar para a alimentação".

Fico feliz quando encontro um site como esse. Defendemos a mesma causa: açúcar zero. Quanto à menstruação e TPM (tensão pré-menstrual), na página do jornal cearense O Povo, na Internet, leio matéria de 01 de janeiro de 2003 sobre esses assuntos. Como "armas para combater a TPM" entre outras providências, como dormir bem, o Dr. Carlos Antunes, ginecologista e homeopata, pede atenção para a ingestão de açúcar. Segundo ele, para cada três colherinhas de açúcar refinado, o organismo tem que se livrar de 100 miligramas de toxinas, e a capacidade de eliminação do organismo é de apenas 60 miligramas. Essas toxinas são subproduto do tratamento químico pelo qual o açúcar passa até ficar branco. É o lixo químico fino do açúcar.

Rugas de açúcar
Em reportagem da revista Veja, de 29.9.2004, intitulada "Doutor Celebridade", ficamos conhecendo o Dr. Nicholas Perricone, dermatologista de estrelas do porte de Sharon Stone e Nicole Kidman e inventor do creme do "efeito Cinderela". Segundo a Veja, Perricone é dono de um império que movimentou, só em 2004, 70 milhões de dólares. Com mais de uma centena de substâncias patenteadas em todo o mundo, sua linha de produtos de beleza está nas prateleiras de lojas como Daslu, Neiman Marcus, Saks e Nordstrom. Um pote de creme pode chegar a custar 570 dólares.

Seu livro"O fim das rugas" ficou 25 semanas na lista dos mais vendidos nos EUA; outro best-seller dele é "Rejuvenescimento Total".

O Dr. Perricone é autor de uma interessante teoria sobre o envelhecimento: seria o resultado de sucessivas inflamações nas células. O remédio? Além dos cremes e loções criados por ele, uma dieta alimentar rica em frutas, verduras, legumes, alguns tipos de proteína (como a da clara de ovo) e muito salmão. O peixe é riquíssimo em dimetilaminoetanol, o nome da substância conhecida pela sigla DMAE, base dos cremes de Perricone.

Na curta entrevista a Veja por telefone, perguntado sobre qual é a base de sua teoria antienvelhecimento, respondeu o doutor Perricone: "Depois de vinte anos de pesquisas, concluí que o envelhecimento se deve a inflamações causadas por substâncias tóxicas. O açúcar é um dos grandes vilões nesse processo. Tanto que pessoas com diabetes, que sofrem de excesso de açúcar no sangue, envelhecem numa velocidade um terço maior do que as não diabéticas. Em um dos meus livros, digo que as rugas, por exemplo, são uma doença resultante dessa inflamação e, como tal, podem ser curadas". Que maravilha! A substância química que vimos focalizando tem mais essa propriedade... vamos arranjar um nome para ela? Gerontogênica? Seniligênica? Rugogênica?

O tratamento do Dr. Perricone funciona pela razão básica de que ele pede que se retire da dieta o fator patogênico, que é... todo mundo já sabe. Com isso, ele estanca o processo de glicação degenerativa das suas clientes. Os cremes de 500 dólares são o chantilly com o qual o homem ganha o dinheiro dele.
Amiga leitora, se você zerar o açúcar, tanto faz você comer salmão ou sardinha, abacate ou abóbora, o "efeito Cinderela" vai acontecer. Quanto às mulheres que não abandonarem a dieta açucarada, terão que encarar o "efeito Bruxa Malvada".

Pré-eclâmpsia ( ex-toxemia gravídica )
Associando pré-eclâmpsia à obesidade, resistência insulínica e trigliceridemia, o Dr. T. Clausen, do Hospital da Universidade de Ullevaal, em Oslo, Noruega, orientou uma equipe de pesquisadores, partindo da hipótese de que a ingestão de calorias de alimentos ricos em sacarose ou ácidos graxos poliinsaturados, independentemente considerados, aumentaria o risco de pré-eclâmpsia.

Nas mulheres grávidas, os testes confirmaram que o consumo de açúcar está associado ao aumento do risco de contrair pré-eclâmpsia. Segundo o Dr. Clausen, os ácidos graxos poliinsaturados também contribuem. Os pesquisadores não observaram relações entre outros nutrientes energéticos e o risco do distúrbio. E concluíram que "os padrões dietéticos cada vez mais prevalentes em diversas partes do mundo podem afetar adversamente os muitos esforços para reduzir as complicações hipertensivas durante a gravidez". Em outras palavras, a dieta açucarada moderna está ofendendo a humanidade desde o ventre materno.

Picamalácia
É aquele estranho desejo que as mulheres grávidas têm de comer coisas estranhas. Picamalácia tem a ver com o lado patológico da coisa. É quando as gestantes querem comer coisas absurdas como barro, palito de fósforo, bolinhas de naftalina, cabelo etc. Para alguns autores, o instinto explicaria tal comportamento; assim, por exemplo, a necessidade orgânica de algum mineral levaria uma grávida a comer argila. Mas a ciência médica não concorda com isso.

O desejo de comer comida normal, frutas fora de época, por exemplo, não é considerado picamalácia. Segundo o livro "Nutrição na Gravidez e na Lactação", entre os alimentos mais desejados pelas grávidas estão os doces, e esses desejos ou aversões "não são necessariamente prejudiciais". Já comer amido, coisa comum entre as negras americanas, é tido como sintoma de picamalácia e tem até nome próprio: amilofagia. Se comessem terra ou barro seria geofagia. Comer amido, ainda segundo o livro, "pode provocar obesidade".

Amido, até onde sei, é alimento, contém proteínas, vitaminas, sais minerais, fibras e ainda libera glicose lentamente; logo, ingerir um alimento normal não poderia caracterizar uma doença. A não ser que amilofagia se refira à mania de comer amido cru. Mesmo assim, comer gordura ou proteínas cruas daria nas picamalácias: lipidiofagia e protidiofagia o que não acontece.

Então, o fato da mulher grávida comer doce não é "necessariamente prejudicial", ao passo que comer amido é patologia e "pode provocar obesidade".

Ao meu ver, temos aqui um claro exemplo de um texto de nutrologia escrito segundo os interesses dos traficantes de açúcar, ou seja, não se trata de ciência e sim de ideologia.

Proponho a colocação dessa ciência em pratos limpos. Assim sendo, o desejo de ingerir amido deve ser considerado um desejo normal, quiçá manifestação instintiva da gestante da necessidade de nutrientes; e o desejo de comer doces deve ser considerado uma perigosa manifestação de picamalácia que expõe as mulheres grávidas ao risco de obesidade, diabetes gestacional, ao risco de gerar bebês macrossômicos e ao risco de pré-eclâmpsia.

Diabetes gestacional
O diabetes gestacional é um assunto da maior gravidade, justamente porque atinge a humanidade no sagrado momento da reprodução da espécie. Não vejo, porém, a seriedade necessária no trato desse assunto. Por exemplo, um número especial sobre diabetes da revista Saúde, já na capa, ao lado do rosto perfeito de Carolina Melhem, traz uma chamada insidiosa: "Com moderação, dá até para liberar o açúcar". Liberar açúcar para diabéticos devia ser considerado crime e o pedido de moderação, um atenuante. Na apresentação, Lúcia Helena de Oliveira, diretora de redação, diz que o número de diabéticos "só aumenta justamente porque o mundo está cada vez mais gordo". E está cada vez mais gordo porque a dieta está cada vez mais doce, alguém duvida?

A revista informa que o diabetes gestacional atinge 2% das grávidas. O médico Dráuzio Varela acompanhou a gravidez de cinco mulheres para o programa Fantástico, da Rede Globo, e uma delas apresentou a síndrome - justamente a que mantinha a geladeira abastecida de chocolate. Uma em cinco, não sou boa de matemática, mas são 20%. Será que o pessoal da digitação da revista comeu o zero?

Na cidade do Recife, o número de casos de diabetes gestacional já passa de 130 mil por ano; será que essa cifra é só 2% dos nascimentos daquela cidade? Ou a indústria da doença não teria interesse em informar a real dimensão do problema?

E quanto à etiologia do diabetes gestacional? Segundo a teoria geral que informa este livro (ver referência abaixo), é o consumo aumentado de açúcar pelas mulheres grávidas. Todos sabemos que as gestantes comem mais, "comem por dois", e, et pour cause, comem mais açúcar. A revista consultou Mauro Sancovsky, ginecologista e obstetra especializado em diabetes do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo ele, "é a partir da segunda metade da gravidez que a mulher terá mais glicose no sangue para atender ao bebê que está crescendo. As mães que desenvolvem o diabetes gestacional não conseguem adaptar sua produção de insulina a essa fase". Eu pergunto: de onde vem essa glicose? Do que ela come ou da depleção de glicogênio ou gordura? Aposto que é da dieta açucarada. A natureza não dá ponto sem nó: se o organismo da grávida providenciasse mais glicose a partir de suas reservas, o pâncreas seria instado a produzir mais insulina. A brecha do sistema é a boca, por onde as mulheres mandam açúcar para dentro. E esse fermento biológico doce é que faz o bebê "crescer demais".

Minha hipótese é fácil de ser derrubada através de uma pesquisa barata: basta isolar dois grupos de gestantes e de um deles retirar a sacarose refinada de sua dieta. Meu prognóstico: só surgirão casos de diabetes gestacional no grupo das comedoras de açúcar. Vale o axioma: quanto maior for a quantidade de açúcar ingerida maior será o números de casos de diabetes gestacional. E ainda - qual jogador de xadrez seguro de seu jogo que oferece uma peça importante ao adversário? - deixo incluir no grupo das grávidas-açúcar-zero aquelas que os médicos entendem como portadoras de "predisposição genética", filhas e netas de diabéticos.

Vejamos agora os estragos que o açúcar faz no ser humano no nascedouro, uma tremenda covardia. A seguir, uma relação das morbidades e distúrbios do recém-nascido de mãe diabética. Tudo começa com o próprio bebê agigantado, pesando aproximadamente 4 quilos, que não deve ser saudado como um bebê super-nutrido mas lamentado como uma manifestação teratológica causada pelo açúcar. Aqui vai a relação: trauma obstétrico, parto difícil devido à distorcia do ombro; asfixia (e suas terríveis conseqüências); fraturas ósseas; cefalematoma; hemorragias subdural, ocular, de órgãos abdominais e da genitália externa; hipocalcemia e magnesemia; paralisias facial, diafragmática e cerebral; lesões no plexo braquial e dos nervos do braço, malformações cardíaca, renal, esquelética e do sistema nervoso. Sobrou alguma coisa? E isso se o bichinho sobreviver em vez de engrossar as estatísticas da mortalidade infantil.

Bebê balofo
Distrofia farinácea é um quadro clínico descrito pela escola pediátrica alemã do século XX. As crianças vítimas dessa condição são gordinhas e apresentam um falso aspecto de saúde. Trata-se de uma gordura balofa e flácida, devido ao edema que a acompanha, sobressaindo nas extremidades sob a forma de inchamento no dorso dos pés, das mãos e das pálpebras. São crianças frágeis, basta uma infecçãozinha de garganta para redundar em vômitos e diarréia que podem levar à morte.

Isso acontece com crianças que em vez de se alimentar do leite da mãe são obrigadas a ingerir alimentos industrializados (farinhas lácteas, mingaus de maizena). Tenho dito: há uma gordura saudável (marrom e vascularizada) que resulta do consumo de alimentos normais (sem açúcar). Gordura mórbida (branca e flácida) é a que resulta do consumo da dieta açucarada moderna.

Texto extraído do livro negro do Açúcar- Fernando Carvalho Ferdo - edição independente - Trata-se de uma obra ímpar, tão impactante e importante que encontra-se disponível para venda neste site.

Literalmente Nostalgiando...

* A algum tempo o 'eu te amo' não era banalizado;






* As crianças iam a parques de diversão e não tinham problemas de visão nem obesidade dados pelos
videogames e computadores;









* Kinder Ovo custava 1 real;















* Os casamentos duravam mais, ou pelo menos duravam alguma coisa;



* Biscoitos Fofy
e Mirabel existiam;












* Meninas de 11 anos brincavam de boneca, e não saíam pra 'pegar geral';


* Plutão era um planeta;












* A intenção num show era ver o show;

* Tênis de luzinha era essencial;



* ICQ era o meio de comunicação; pessoas realmente se conheciam e não apenas pela
internet;










* Fotos eram tiradas para recordarem um momento e não para serem exposta no orkut,










* Merthiolate ardia;




* Bonde era meio de transporte












* E bala era Juquinha e
não perdida








Gênero musical que surge nos Estados Unidos (EUA), nos anos 50, impulsionado por músicos brancos a partir da energia e da sensualidade da música negra, e que logo alcança repercussão mundial. Caracteriza-se pelo ritmo acelerado, mistura de elementos de blues e rhythm & blues ao country branco, e pelo uso de guitarra elétrica, baixo e bateria. Possui linguagem simples, apoiada em ritmos que incitam à dança. Desde seu surgimento produz grande diversidade de estilos.

Anos 50 – O novo ritmo é divulgado, pela primeira vez, em 1951, no programa Moondog’s Rock and Roll Party, da Rádio WJW, de Cleveland, Ohio. Em 1954, Bill Haley (1935-1977) grava Shake, Rattle and Roll. A repercussão nacional acontece em 1955, com a música Rock Around the Clock, de Bill Haley e Seus Cometas. No mesmo ano, Elvis Presley (1935-1977) faz a fusão de country music com rhythm & blues, originando o rockabilly e tornando-se o mais bem-sucedido roqueiro da história. Em 1956, Elvis grava Heartbreaker Hotel, o disco (compacto) mais vendido do país. Apesar das letras ingênuas, o rock converte-se em sinônimo de rebeldia. Nessa fase, destacam-se Chuck Berry (1926-), com Johnny B.Good, e Little Richard (1932-), com Long Tall Sally.

Anos 60 – Em setembro de 1962, a música Love Me Do, dos Beatles, entra nas paradas de sucesso internacionais. Em 1964, o grupo inglês conquista os EUA e transforma-se num fenômeno mundial. Durante a Guerra do Vietnã, surgem os hippies e os pacifistas. O rock político militante ganha força com Bob Dylan (1941-), que une a música country ao rock. Nos EUA, surgem Buffalo Springfield, Canned Heat, The Mamas & The Papas, Byrds, e Beach Boys. No Reino Unido, os Animals, Yarbirds, The Who, Steppenwolf, Cream, Kinks, Van Morrison e o quinteto The Rolling Stones, o primeiro a fazer sucesso com letras transgressoras e concertos espetaculares para a época. O Festival de Monterey, na Califórnia, em 1967, revela Janis Joplin (1943-1970) e Jimi Hendrix (1942-1970). Em 1969, o Festival de Woodstock (EUA) reúne 500 mil jovens sob o lema "paz e amor". O final da década é marcada pelo mote "sexo, drogas e rock’n’roll". Ligado ao consumo de LSD e à "expansão da mente", o rock psicodélico nasce em São Francisco, Califórnia, com grupos como Love, os Doors de Jim Morrison (1943-1971) e Jefferson Airplane. Também na cena londrina, chamada Swingin’ London, o ambiente psicodélico influencia o surgimento do Pink Floyd e a fase mais madura dos Beatles, pegando de raspão nos Rolling Stones. O Velvet Underground, de Lou Reed e John Cale (1943-), faz um estilo transgressor e minimalista em Nova York, antecipando as tendências da década seguinte.

Anos 70 – O idealismo romântico dos anos 60 é substituído pelo underground e a pop music fortalece-se. O glam rock maquiado e andrógino traz Marc Bolan e o T. Rex, David Bowie e o Roxy Music de Bryan Ferry. O rock progressivo e sinfônico consolida-se com as bandas Yes, Genesis, Pink Floyd, King Crimson, Gentle Giant e Van der Graaf Generator. Uma geração cínica, ambígua e violenta surge nos EUA, antecipando o punk, com MC5, os Stooges de Iggy Pop e os New York Dolls. O hard rock de Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple e Grand Funk Railroad começa a dar origem ao heavy metal, com baterias, guitarras e vocais cada vez mais agressivos. Nos EUA, correndo por fora, despontam Frank Zappa, Captain Beefheart, Alice Cooper, Iggy Pop e Lou Reed em carreira solo, Neil Young; e no Reino Unido, Elton John. É o apogeu da disco music. Contra ela e o rock "de arena", a partir de 1975, nos EUA e no Reino Unido, começa a surgir o punk rock, que em 78 se torna um fenômeno com os Sex Pistols, em manifestos como Anarchy In the UK.

Anos 80 – O movimento pós-punk e new wave, que tem início no final dos anos 70, alcança o apogeu. Os principais expoentes são Talking Heads, Patti Smith, Television, Richard Hell & Voidoids, Blondie, The Clash, The Police, Gang of Four, Stranglers, Stray Cats e The Smiths. Nasce a MTV, em Nova York, EUA (1981), no auge da importância dos videoclips associados às músicas. A grande variedade e a fusão de estilos marca a década: industrial, new pop, no wave, new psychedelic, rap e o new romantic, uma atualização do glam, com Boy George e Duran Duran. No dark ou gótico estão The Cure, Siouxie and The Banshies e Bauhaus, entre outros; após o suicídio do líder Ian Curtis (1956-1980), o Joy Division, uma das principais bandas dessa cena, se transforma no New Order, dando origem ao estilo indie-dance. O rock de protesto é representado pelo irlandês U2, com o hit "Sunday Bloody Sunday", tornando-se um fenômeno de vendagens ao longo da década e durante a seguinte. O heavy metal se consolida como um gênero à parte; nos EUA, surge a fusão entre metal e funk produzida por Red Hot Chili Peppers e Faith no More, e a fusão entre metal e eletrônica, com Ministry e Nine Inch Nails. Numa década novamente marcada mais por bandas do que por artistas-solo, Madonna é o maior fenômeno feminino do pop-rock, e Bruce Springsteen ganha destaque ao traduzir as aspirações do trabalhador americano com sua mistura de pop, country e rock. Michael Jackson vende 47 milhões de cópias do álbum Thriller, e é, ao lado de Prince, o maior astro do pop-rock negro.

Anos 90 – O rap e o reggae alcançam repercussão mundial. Em 1991, desponta o movimento grunge em Seattle (EUA), com arranjos simples que popizam o heavy metal. O grupo mais famoso é o Nirvana, liderado por Kurt Cobain. Outros grupos tornam-se bastante conhecidos, como Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains, mas a juventude intelectualizada sente-se mais representada pelo R.E.M., os Smashing Pumpkins ou o Weezer. Kurt Cobain (1967-1994), o maior ídolo da década, se suicida. O rock britânico ganha novas bandas, como Oasis, Pulp, Blur e Verve, que fazem parte do movimento chamado britpop, enquanto o Radiohead ocupa um espaço criativo à parte. A banda brasileira Sepultura se torna o principal nome do metal mundial, introduzindo variações no estilo que levariam às inovações do chamado Nu-Metal. Entre as cantoras, as inglesas PJ Harvey e Neneh Cherry, a islandesa Björk, a viúva de Curt Cobain, Courtney Love, e a canadense Alanis Morissette são os nomes dessa geração. No pop negro, Prince, Lenny Kravitz e Lauryn Hill se destacam.

Anos 00 – A partir de Nova York e do sucesso instantâneo dos Strokes, há uma grande revitalização do rock, com bandas de vários países (americanas, inglesas, escocesas e australianas) e tocando em diversos estilos, mas todas combinando simplicidade, peso, credibilidade e apelo popular, entre as quais se destacam White Stripes, The Hives, Yeah Yeah Yeahs, The Vines, Black Rebel Motorcycle Club, Rapture e Queens of the Stone Age. O tecnopop dos anos 80 também ressurge com ironia e força totais, tendo à frente Miss Kittin & the Hacker, Fischerspooner, Peaches e outros. Países fora do circuito usual revelam cenas fortes, como a Islândia do Sigur Rós e a Suécia dos Hives.

Rock no Brasil – O rock''n''roll chega ao país em 1955, quando Nora Ney grava a versão de Rock Around the Clock. A primeira estrela nacional do gênero é Celly Campelo (1942-), com os hits Estúpido Cupido e Banho de Lua, no início dos anos 60. O rock’n’roll populariza-se com outras versões de sucessos norte-americanos, por Nick Savóia e Ronnie Cord (1943-). A partir de 1965, Roberto Carlos, Erasmo Carlos (1941-) e Wanderléa (1946-) tornam-se os símbolos da jovem guarda. Ganham destaque bandas como Os Incríveis, Golden Boys, Os Brasões, The Pops, Renato e Seus Bluecaps, Jet Blacks, The Fevers, The Jordans e The Clevers. Em 1966, Os Mutantes revelam Rita Lee (1947-) e introduzem a guitarra elétrica no cenário musical brasileiro. Nos anos 70 surgem o roqueiro Raul Seixas, Made In Brazil, Pholhas, Casa das Máquinas, O Terço, Joelho de Porco e Secos & Molhados.

A década de 80 é dominada pela forte cena underground das principais capitais do país, com o rock nascente de Gang 90, Blitz, Ultraje a Rigor, Lulu Santos, Titãs, Legião Urbana, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, Lobão, RPM, Engenheiros do Hawaii. Já afastado do Barão Vermelho, Cazuza (1958-1990) morre de complicações decorrentes da Aids, assim como Renato Russo (1960-1997), líder da Legião Urbana. A partir de 1993 surge o movimento mangue beat, no Recife (PE), com destaque para mundo livre s/a e Chico Science & Nação Zumbi, que incorporam ritmos nordestinos; o líder Chico Science (1966-1996) morre em um acidente de carro. O grupo Mamonas Assassinas, que faz um gênero musical debochado e irreverente, é o maior fenômeno da década; após um único álbum, o grupo inteiro morre em um acidente de avião em 1996. Outros expoentes são Skank, Raimundos, Pato Fu, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Cidade Negra, O Rappa, Cássia Eller (1962-2001). A partir de 1998 ocorre o retorno de bandas dos anos 80, como Capital Inicial, Ira!, Plebe Rude, Ultraje A Rigor e RPM, que reconquistam parte do sucesso antigo, perdido durante a década de 90 para gêneros populares como o "breganejo" (sertanejo pop), o axé, o pagode e o forró comercial (com teclados elétricos em vez de sanfona).

Ah, o tempo... Como ele voa...




Discooooooo



Chegava do colegio, jogava a mochila e sentava em frente a tv, me prendia na minha inocência de criança! Amava esses desenhos... Ah, até hoje, sempre que posso, ainda assisto!... :)






Entretando, como dizia Cazuza: *o tempo não para*!!!

Disparo contra o sol
Sou forte, sou por acaso
Minha metralhadora cheia de mágoas
Eu sou um cara
Cansado de correr
Na direção contrária
Sem pódio de chegada ou beijo de namorada
Eu sou mais um cara

Mas se você achar
Que eu tô derrotado
Saiba que ainda estão rolando os dados
Porque o tempo, o tempo não pára

Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára

Eu não tenho data pra comemorar
Às vezes os meus dias são de par em par
Procurando uma agulha num palheiro

Nas noites de frio é melhor nem nascer
Nas de calor, se escolhe: é matar ou morrer
E assim nos tornamos brasileiros
Te chamam de ladrão, de bicha, maconheiro
Transformam o país inteiro num puteiro
Pois assim se ganha mais dinheiro

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára

Dias sim, dias não
Eu vou sobrevivendo sem um arranhão
Da caridade de quem me detesta

A tua piscina tá cheia de ratos
Tuas idéias não correspondem aos fatos
O tempo não pára

Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades
O tempo não pára
Não pára, não, não pára

Aos que não nos enxergam


Oi, eu estou bem aqui na sua frente, mas você insiste em não me ver. Tudo bem, opção sua, cada um enxerga o que quer. O problema é quando você, sem ter idéia de como sou, resolve dar a sua visão sobre mim. Talvez você não se enxergue também, antes de mais nada – e assim me tire por parecida contigo. Errando completamente. Para começar, eu faço questão de ver as pessoas ao meu redor, e isso faz toda a diferença do mundo. Percebo que todos têm algo de especial, estando aí a graça. Percebo belezas que não são minhas, estando aí o prazer.

Percebo inclusive você, parado bem na minha frente, desviando seu olhar para lá e para cá, nervoso com a minha presença, estando aí o ridículo.

Veja bem, não há o que temer em mim. Não quero nada que seja seu. E não sou nada que você também não seja, pelo menos um pouquinho.

Você não precisa gostar de mim para me enxergar, mas precisa me enxergar para não gostar de mim. Ou gostar, e talvez seja exatamente isso que você tema. Embora isso não faça sentido, já que a vida é bela, justamente, quando estamos diante daquilo que gostamos, certo?

Não vou dizer que não me irrita essa sua cegueira específica com relação a mim, pois faço de tudo para ser entendida. Por todos. Sempre esforço-me ao máximo para que isso ocorra, aliás; então, a sua total ignorância a meu respeito, após todo esse tempo, nós dois tão perto, mexe, sim, levemente, com a minha paciência.

Se for essa a sua intenção, porém, mexer com a minha paciência, aviso que anda perdendo sua energia em besteira, pois um mosquito zumbindo em meu ouvido tem um efeito semelhante. E, se me dou ao trabalho de escrever esta carta para você, é porque sei que você também não será capaz de enxergar o que há nela.

Explicando melhor: preferiria que você me esquecesse, mas até para poder esquecer você vai ter que me enxergar. Enquanto não me olhar de frente, ao menos uma vez, ao menos por um segundo, vai continuar assim, para sempre, fugindo sistematicamente da minha imagem – um escravo de mim, em fuga constante, portanto.

Pode abrir os olhos, vai ver que não sou um bicho-de-sete-cabeças. Sou bem diferente de você, como já disse, mas isso é ótimo. Sou melhor que você em algumas coisas, pior que você em outras – acontece. No que eu for pior, pode virar para outro
lado; no que eu for melhor, cogite me admirar. “Olhos nos olhos, quero ver o que você faz...”* Sempre quis cantar isso para alguém. “Olhos nos olhos, quero ver o que você diz...”*

Pronto, um sonho realizado. Já estou lucrando com a nossa relação, só falta você. Basta ver o que eu posso lhe mostrar e enxergar o que eu posso ser para você.

* Trechos da música OLHOS NOS OLHOS, de Chico Buarque

Para o Pequeno Príncipe


Nossa, há quanto tempo... Como vão as coisas no seu pequeno planeta? Aqui, no meu, andam imensamente estranhas – muito baobá para pouca flor, se é que você entende meus simbolismos.

Quem sempre fala de você é aquela ex-miss que vivia chorando por sua causa, lembra? Ela me contou da sua amizade com a Raposa.

Príncipe, como você é meu amigo de infância, não posso deixar de alertá-lo. Cuidado com a Raposa. Ela parece uma coisa, mas é outra. Faz-se de fofa e é uma cobra, uma chantagista.

Quando a conheci, ela disse que não podia conversar comigo, pois não sabia quem eu era. “A gente s conhece bem as coisas que cativou”, ela falou, toda insinuante.

Respondi que, se nós duas nos cativássemos, ela ficaria triste quando eu fosse embora. Foi quando saquei que ela queria ter um cacho comigo, pois a Raposa pegou no meu cabelo – eu estava loira na época – e disse que tudo bem, porque ela olharia os campos de trigo e se lembraria de mim.

Marcamos um encontro para o dia seguinte, às 4. E ela me pediu para chegar às 4 em ponto, dessa forma ela ficaria feliz desde as 3 somente por esperar o momento do nosso encontro. Achei estranho, mas pensei que fosse charme. Não era.

Cheguei 15 minutos atrasada e a Raposa surtou. Falou que nós somos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos. E perguntou para mim, olhando diretamente nos meus olhos, se eu tinha consciência de que “perder tempo” com o outro é o que faz essa história importante.

Percebeu o tom de chantagem? Ela joga na cara tudo o que faz em nome do outro. Ela deseja afeto, mas o quer como uma responsabilidade de mão única. Porém, também somos responsáveis quando nos deixamos cativar – relacionamentos são vias de mão dupla.

A Raposa exige a certeza de um compromisso com hora marcada, impondo regras à troca afetiva. As regras dela, claro, já que ela quer todo o afeto a favor de seu bem-estar. Chega a ponto de dizer que será feliz porque você virá. Como se a felicidade fosse algo condicionado ao outro, à espera do outro, ao encontro com o outro.

Veja que coisa infantil. São as crianças que precisam de horários certinhos e de associar suas emoções às pessoas com quem se relacionam. Sentindo prazer ou desprazer diante da ausência ou presença da mãe ou do pai ou de quem quer que seja. Na criança, ainda não há um universo interior, entendeu? Quando nós crescemos, temos de conseguir ver o mundo através das próprias perspectivas. Enxergar a beleza de um trigal sem nos lembrar de ninguém.

A Raposa, como uma criança assustada, quer que aqueles que a amam estejam com ela na hora em que ela deseja. Achando que eles são “responsáveis” pela felicidade dela. Ou seja, o outro lhe deve algo por tê-la cativado.

Desde esse dia, não falo mais com ela. E aconselho você a fazer o mesmo. Ela não é flor que se cheire.

Saudades distantes

:)

Sobre desapego...

Como estou aprendendo essa arte fantástica, resolvi compartilhar com vocês alguns textos interessantes... Espero que seja proveitoso...
Ah, e por falar em desapego, estou me desapegando (e praticando essa arte faz um tempinho), então não estrenhe...






Eu abro o coração e a mente para a consciência de que enquanto me apegar ao que tenho, o que desejo não se aproximará de mim.
Se alguém ofendeu, insultou , desapontou ou aborreceu você, desapegue-se! Se alguém tentou manipular você, ou cutucar aquela sua ferida, desapegue-se! Se você vive se lembrando de todas as maneiras com que machucaram, esqueceram, traíram ou não compreenderam você, desapegue-se! Se vive pensando em tudo aquilo que perdeu, tudo o que lhe roubaram ou tudo o que você deu sem retorno, desapegue-se! Pergunte-se: que bem me faz ficar me apegando a essas coisas?
Se alguém feriu ou abandonou você, se sente que os outros excluem você, se está com a sensação de ter perdido o rumo, desapegue-se! Se alguém mentiu para você ou a seu respeito, se as pessoas agem como se tivessem esquecido de você, desapegue-se! Se alguém acusou ou usou você injustamente, desapegue-se! Se alguém lhe armou uma arapuca, desapegue-se! Pergunte-se: que bem eu me faço ao me apegar a essas coisas?
Escolha desapegar-se das coisas ou das pessoas que lhe causam sofrimento ou dor. Escolha ser uma pessoa mais carinhosa do que aquelas que fizeram você sofrer. Escolha abrir-se para receber o que a vida tem de bom. Escolha sempre o melhor para você. Quando você escolhe desapegar-se, está abrindo espaço para uma nova visão de si - de quem é e do que merece -, que tem muito mais poder do que qualquer coisa que qualquer pessoa possa fazer ou dizer para ou sobre você. Dessa forma, você escolhe o que há de mais verdadeiro a seu respeito. E o universo responde com as coisas que contribuem para o seu bem.
Até hoje, você pode ter se apegado ao que lhe causou dor. Hoje, faça uma nova escolha! Escolha desapegar-se das coisas e pessoas que não honraram a verdade de quem você é. Quando fizer essa escolha, o universo lhe dará algo muito melhor.
O maior desapego não é o da matéria mas dos sentimentos negativos que temos em nós.
Hoje eu me dedico a fazer novas escolhas que contribuirão para a minha paz e felicidade.
Iyanla Vanzant in "A vida vai dar certo para mim"





A quê ou a quem estamos nos apegando?. Segure-se em si mesmo e descubra que é aí – e somente aí – dentro de você, que está o seu chão, que estão as suas ferramentas, as suas possibilidades, a sua única probabilidade de sentir-se leve, desprendido de qualquer expectativa ou idealização que possa lhe roubar a identidade.
Solte-se das pessoas, solte-se das relações, solte-se dos sentimentos, todos eles. Vida, sentimentos e pessoas existem para serem vividos, sentidos e amados e não para que nos apeguemos a eles, para que acreditemos – inadvertidamente – que eles são nossos, são posses, são para sempre.

Você pode amar sempre, mas ainda assim o amor nunca será seu. Será de você para o mundo, para alguém, para muitas pessoas. O que você acha que é seu não é de ninguém, nem seu. E o que você sabe que não é de ninguém, pode ser seu, desde que você não tente segurar, apenas predisponha-se a sentir, viver, experimentar.
Se pudermos fazer isso com toda a intensidade de que somos capazes, talvez consigamos compreender o verdadeiro significado da palavra plenitude... em substituição à avassaladora palavra apego.
Desapegue-se do amor. Apenas ame!
Rosana Braga




Às vezes é preciso abrir mão daquilo que queremos. Temos apenas duas mãos, mas sempre estamos prontos para querer segurar mais coisas do que podemos realmente carregar. Desapegar de coisas ou pessoas e, por que não, fatos, para que possamos abraçar coisas, pessoas e/ou fatos novos é uma grande dificuldade do ser humano. É mais fácil segurar aquilo que já possuímos e sonhar com o que não temos do que realmente lutar pelo nosso desejo. Por nossa vontade.
Ocorre que muitas vezes trilhamos um caminho que não é nosso. Desejamos o outro. Vemos apenas o outro. O cargo do outro, o carro do outro, o(a) namorado(a) do(a) outro(a). Enfim. Entramos numa espiral sem saída e nos perdemos. Sentamos-nos um dia em nosso sofá e entendemos o que quer dizer “ficar sentado nesse apartamento, com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar”. Ou algo parecido. Essa do Raul Seixas. Onde estão nossos sonhos, nossos desejos, nossas frustrações, o nosso amor?
Choramos por aquilo que sentimos falta, pelo que gostaríamos de ter, pelo que tivemos e não temos mais. Entramos na escuridão da noite do nosso ser. Mas é preciso ter esperança sempre, pois depois da noite vem o alvorecer e o dia. E mesmo na noite temos a lua e as estrelas. Através delas é que os navegadores inventaram o Astrolábio, instrumentos que media a distância das estrelas ao mar e com isso tinham uma noção quase exata de onde estavam e onde queriam chegar. Era o GPS da época.
E como esses navegadores, leitor, precisamos atravessar os mares do desconhecido, calmos ou bravios. Precisamos saber sempre onde estamos e para onde queremos ir, pois como bem diz o ditado: não há ventos favoráveis para os que não sabem para onde velejar! Persistência e coragem. Ocorreu-me agora que assisti dias atrás de um brasileiro de Goiás que criou o álcool da batata-doce. Combustível altamente ecológico. Ele demorou dez anos para conseguir. Dez anos.
Já pensou quantas vezes ele deve ter ouvido que não iria dar certo? Que era desperdício de tempo? Mas ainda bem que existem pessoas que tem sonhos. E coragem e determinação para tentar. Pois pior do que não seguir seu sonho é destruir os de outra pessoa. Pois é mais fácil ficar falando e sonhar agarrado ás coisas, fatos e pessoas que estamos acostumados, do que desapegarmos do nosso excesso de bagagem e alçar vôos mais altos.

Sonhe muito! E lembre-se que fazer o bem só faz bem!







Por sermos seres dotados de emoções desenvolvemos vários hábitos durante toda nossa vida. Grande parte destes hábitos é adquirida durante nossa infância e adolescência, fases estas responsáveis pela formação de nossas referências e valores pessoais.

Os hábitos mais simples como guardar as cartinhas de amores passados, brinquedos quebrados, roupas que não nos servem mais e outros cacarecos são ocasionados por nos apegarmos a momentos que foram marcantes em nossas vidas. A cartinha daquele amor antigo traz, muitas vezes, a lembrança de instantes felizes que foram vividos ou uma esperança de poder desfrutar novamente um momento como aquele. A roupa que não serve mais mostra a maneira como nos comportávamos e pensávamos. Isso causa em nossa memória efeitos nostálgicos e melancólicos de um passado que não poderá se repetir, mas desejamos mantê-lo presente em nossas lembranças.

Juntando as décadas de nossa existência, acumulamos todos estes hábitos e apegos com mais outros que passaram a fazer parte de nossas experiências pessoais, profissionais e familiares. Acumulamos muitas coisas abstratas nessa relação, além de todos os objetos concretos acumulados durante a vida.

Pode ser que pelo fato de trabalhar por longo período de tempo exercendo determinada atividade você passou a acreditar que aquela é somente a SUA função. Habituou-se a executar alguma tarefa e passou a julgar que SUA metodologia era a ÚNICA a ser utilizada. Talvez, por ter implantado determinado projeto ou feito parte dele em algum momento acabou IMAGINANDO que se você deixar de participar, o projeto não sobreviverá.

As revoluções industriais ocorridas nos séculos passados exigiram grandes adaptações de todos. Foi desenvolvido o motor a vapor que passou a dar vida a máquinas e locomotivas. A máquina de tear passou a produzir 24 mais fios que as máquinas rudimentares existentes. As novas mudanças trouxeram fatos positivos para todos, até mesmo para os escravos.

Foi criado um novo descaroçador de algodão que tinha capacidade para trabalhar mil libras de algodão, enquanto que ao mesmo tempo, um escravo trabalhava apenas cinco. Ou seja, a máquina fazia o serviço de 200 escravos e não precisava ser alimentada, não adoecia nem precisava ser controlada. Apenas exigia a manutenção e alguém para operá-la. Esta inovação com certeza passou a colaborar para um futuro promissor àqueles que eram escravos e teriam sua liberdade em breve, graças a uma boa idéia e a uma máquina bem desenvolvida. A propósito, não podemos esquecer que alguém precisou adaptar-se às mudanças e inovações aprendendo a utilizar aquela nova ferramenta de trabalho. Também garantiu seu emprego e diferenciou-se da maioria dos trabalhadores que não tinham conhecimento nem habilidades para lidar com a nova máquina.

Aceitar e nos adaptar às mudanças que ocorrem à nossa volta, nem sempre é confortável. Mudar, para alguns, acaba sendo extraordinariamente complicado e até traumático pois se trata de fazer uma reanálise dos conceitos e atitudes. Sempre existirá uma resistência, mesmo que implícita, para as mudanças e tomadas de decisões que julgamos radicais para nossas vidas. Temos receios da nova tecnologia desenvolvida. Medo que venha a nos substituir. Mas é necessário compreender que as mudanças têm, por finalidade, na maioria das vezes, proporcionar melhorias a você, sua família e todos de sua equipe de trabalho e sempre será necessário existir alguém para operacionalizar as tecnologias existentes, desde que esteja preparado para se envolver com elas.

A felicidade e realização não estão condicionadas apenas ao passado ou ao que sempre fizemos. As mudanças existem para melhorar a qualidade de vida e proporcionar o desenvolvimento de todos. Sem o avanço tecnológico, sem as mudanças e inovações existentes talvez este artigo não estivesse ao alcance de todos. Tanto este artigo, quanto a previsão do tempo, os pacotes de viagens, os filmes que você assiste com a família, o cartão de crédito, o forno de microondas, as comidas congeladas e todas as inovações que direta e indiretamente contribuíram para facilitar nossas vidas hoje.

Enfim, mude, reveja seus conceitos e seja feliz com suas novas descobertas e adaptações. O mundo continuará a funcionar caso você opte por realizar algo diferente, outra atividade e até mesmo se você viajar de férias para outro lugar e não apenas para a mesma pousada que freqüenta há décadas.

As grandes lições...


Uma das grandes lições que acredito ter que aprender nessa vida é o desapego emocional.
Não sou uma pessoa de posses materiais ou que anseie por elas para ser feliz, minha ânsia é por conforto e liberdade, mas em relação ao desapego emocional a coisa pega.
Antes de completar 13 anos deixei minhas montanhas pra acompanhar meus pais, que tinham vindo morar em SP. Foi uma época terrível, deixar todos os amigos da adolescência, os lugares queridos, aquele que eu pensava ser um grande amor e vir pra um lugar feio, com pessoas desconhecidas e não muito amistosas a princípio. Meu primeiro dia na escola foi complicado, pois estava acostumada a conviver com pessoas mais velhas e estudando no período vespertino não foi bem isso o que encontrei. Demorou pra fazer novas amizades e pra me sentir relativamente em casa. Sim, pq apesar de ter morado quase 16 anos nesse bairro, creio que nunca me senti realmente em casa.
E essa foi apenas a primeira das muitas vezes em que tive que deixar pessoas que me eram queridas, muitas vezes sem mágoas ou desentendimentos, mas simplesmente porque os caminhos tornaram-se diferentes.
Seguindo a parábola da raposa, hoje na minha sala havia um bichinho de luz. Ele voava em torno da lâmpada e sempre que chegava perto eu ouvia aquele barulhinho de algo se queimando. Ele persistia, queria ficar perto dela, mas cada vez se machucava mais.
Às vezes somos assim, nos apegamos demais à beleza de determinada situação, mas nem sempre ela nos é adequada. Persistir é viver como o bichinho, apenas se queimando.

Pra mim, essa é a grande lição a aprender, deixar a luz para trás, por mais bonita que seja e me abrir para outra claridade. Porque em alguns momentos o caminho é outro, simplesmente, não menos bonito, mas que precisa de serenidade e desapego para ser seguido com alegria e aceitação, para que nada da sua beleza seja ofuscada pelo outro caminho que deixei.

Aprenda essa arte e verás coisas fantásticas em sua vida!
Boa sorte!




As virtudes de uma Boa Esposa.



A Bíblia diz em Provérbios 31:10-29 “mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.

Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos. É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão. E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.

Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas maos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca. Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos. Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa estão vestidos de escarlate. Faz para si cobertas; de linho fino e de púrpura é o seu vestido.

Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra. Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro. Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. “

Como se deve relacionar a esposa com o seu esposo? A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.” A Bíblia diz em 1 Pedro 3:1-5 “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor. O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos.”

Significa isto que a mulher é a única a submeter-se? Não! No casamento deve haver submissão mútua. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”


Pergunta: "Quais as qualificações de uma boa esposa?"

Resposta:
O relacionamento pessoal mais importante que um homem pode ter, além de seu relacionamento espiritual com Deus através de Jesus Cristo, é o seu relacionamento com sua esposa. No processo de procurar por uma esposa, o princípio mais importante é procurar por alguém com fé pessoal em Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo nos diz para não nos prendermos em “jugo desigual” com os infiéis (2 Coríntios 6:14). A menos que um homem e uma mulher estejam em total acordo nesse ponto tão importante, um casamento feliz e que agrada a Deus não pode acontecer.

No entanto, casar com um outro Cristão não garante uma experiência completa de estar em "jugo igual". O fato de que uma mulher é Cristã não significa que ela é uma boa combinação para você espiritualmente. Ela tem os mesmos objetivos espirituais que você? Ela tem as mesmas crenças doutrinárias que você? Ela tem a mesma paixão por Deus que você? A pergunta de quais qualidades uma possível “candidata” para ser sua esposa deve ter é muito importante. Muitos e muitos homens se casam apenas por causa de atração emocional e física, e isso pode ser uma receita para o fracasso.

O Senhor perguntou a Israel: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). Esse é o ideal, mas a realidade é que casais nem sempre concordam em tudo. No entanto, podemos concordar em discordar dentro da estrutura de ordem que Deus estabeleceu. Portanto, ter uma atitude mental clara sobre nossas expectativas e comunicação um com o outro sobre essas expectativas é muito importante, e isso deve acontecer antes do casamento, não depois. Negociações são fáceis antes do contrato ser assinado e selado. Nunca devemos nos casar com a idéia de que podemos mudar nosso cônjuge depois do casamento.

Quais são algumas qualificações que agradam a Deus que um homem deve procurar em uma mulher que pode se tornar sua esposa? A Bíblia nos dá alguns princípios que podemos usar para criar um retrato de uma mulher que talvez possa se tornar uma boa esposa. O Apóstolo Paulo diz que a mulher deve se submeter ao seu marido como ao Senhor (Efésios 5:22-24). Se uma mulher não entregou-se a Deus, ela provavelmente não vai enxergar submissão ao seu marido como algo necessário para o seu bem-estar espiritual. Não podemos realizar as expectativas de ninguém se não deixarmos Deus encher-nos primeiro com Ele mesmo. Uma mulher com Deus no centro de sua vida é uma boa candidata para ser uma esposa.

O apóstolo Paulo também nos dá as qualidades de uma mulher em suas instruções para as qualificações de um líder da igreja local (1 Timóteo 3). Podemos achar essas qualidades em 1 Timóteo 3:11: “Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”. Em outras palavras, essa é uma mulher que não é super orgulhosa, sabe quando falar e quando ficar calada, e é capaz de estar ao lado de seu marido com confiança. Ela é uma mulher cujo foco principal é seu relacionamento com o Senhor e o seu crescimento espiritual.

As responsabilidades do casamento são maiores para o marido, pois a ordem de Deus o coloca como o cabeça de seu esposa e família. Essa liderança é baseada no relacionamento entre Cristo e a igreja (Efésios 5:25-33). É um relacionamento baseado em amor. Assim como Cristo amou a igreja e Se entregou por Ela, o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Portanto, o relacionamento pessoal e espiritual do homem com Deus é de grande importância no sucesso de seu casamento e família. Sacrifício voluntário e força para escolher ser um servo para melhorar o seu casamento são as características de um homem espiritual que está amadurecendo e que honra a Deus. Fazer uma escolha sábia de uma esposa baseada em qualidades bíblicas é muito importante, mas de igual importância é o crescimento espiritual e contínuo de tal homem e o processo de entregar sua vida à vontade de Deus. Um homem com seus olhos fixados em Deus e que quer ser o homem que Deus quer que ele seja vai poder ajudar sua esposa a ser a mulher que Deus quer que ela seja e vai poder levar o seu casamento a ter a união que Deus, ele e sua esposa querem que seu casamento possua.

Pra fazer valer... rs:

Guia da Boa Esposa

Eu acho que já tinha ouvido falar desse tal guia, o Good Wife Guide, mas por motivos óbvios nunca me preocupei em procurar. Mas hoje ouvi a notícia que refizeram a pesquisa na Inglaterra para definir o perfil de uma boa esposa...

No século XXI esses foram os resultados:
84% dos homens acreditam que as tarefas domésticas devem ser divididas entre os cônjuges
69% admitem procurar esposas que tenham habilidade para gerenciar as finanças da casa
59% acreditam que a principal qualidade de uma boa esposa é a igualdade, ou seja, levar uma vida semelhante à do parceiro em termos de sucesso profissional, qualidade de vida e objetivos na carreira e vida familiar
56% dos homens buscam uma esposa que permita que eles passem tempo com os amigos
48% dos entrevistados querem mulheres que saibam cozinhar
27% querem uma companheira que tenha uma alimentação saudável
22% acreditam que a mulher ideal bebe...

A parte genial é comparar com o ideal da década de 50, do manual original:

Tenha o jantar pronto. Planeje antecipadamente, até mesmo na noite anterior, para ter uma deliciosa refeição pronta quando ele voltar do trabalho. Este é um modo de deixá-lo saber que você tem pensado nele e que está ciente de suas necessidades. A maioria dos homens está faminta quando chegam em casa e a expectativa de ter uma boa refeição ( é parte da calorosa recepção que ele precisa).

Prepare-se. Leve uns 15 minutos para descanso, e então você estará renovada quando ele chegar. Retoque sua maquiagem, coloque uma fita em seu cabelo e tenha uma boa aparência. Ele deve estar cheio de ver pessoas vestidas para o trabalho.

Esteja um pouco mais alegre e interessada por ele. Seu dia chato precisa de uma melhorada e um de seus deveres é providenciar isso.

Limpe a bagunça. Faça uma última inspeção pelas partes principais da casa pouco antes de seu marido chegar.

Recolha os livros escolares, brinquedos, papéis e etc e então passe uma flanela sobre as mesas.

Nos meses mais frios do ano você deve preparar e acender um fogo para aquecê-lo. Seu marido se sentirá como em um refúgio de descanso e ordem, e você também se sentirá bem. Afinal, prover seu conforto irá lhe trazer uma imensa satisfação pessoal.

Prepare as crianças. Dedique alguns minutos para lavar as mãos e rostos das crianças, se elas forem pequenas, penteie seus cabelos e, se preciso, mude suas roupas. Elas são um pequeno tesouro e ele deve gostar de vê-las brincando. Minimize todo e qualquer ruído. No momento em que ele chega, elimine todo o ruído da máquina de lavar, secadora ou do aspirador. Encoraje as crianças a ficarem quietas.

Fique feliz em vê-lo.

Receba-o com um sorriso terno e mostre sinceramente o seu desejo de agradá-lo.

Escute-o. Você deve ter muitas coisas importantes para lhe dizer, mas o momento de sua chegada não é o mais apropriado. Deixe-o falar primeiro – lembre-se, os assuntos que ele tem a conversar são mais importantes que os seus.

Faça com que a noite seja dele. Nunca se queixe se ele chegar tarde em casa ou se ele sai para jantar ou se divertir sem você. Ao invés disso, tente entender o seu mundo de pressão e stress e sua real necessidade de estar em casa e relaxar.

Seu objetivo: Tentar certificar-se que seu lar é um lugar de paz, ordem e tranqüilidade onde seu marido pode se renovar em corpo e espírito.

Não o receba com queixas e problemas.

Mantenha-o confortável. Faça-o sentar-se em uma poltrona confortável ou o deite na cama. Tenha uma bebida, quente ou gelada pronta para ele.

Arrume sua almofada e ofereça-se para tirar seus sapatos. Fale com ele de forma suave e em voz baixa.

Não lhe pergunte questões sobre suas ações ou questione seu julgamento ou integridade. Lembre-se, ele é o dono da casa, e como tal ele sempre exercerá sua vontade com hombridade e sinceridade. Você não tem o direito de questioná-lo.

Uma boa esposa sabe sempre qual é o seu lugar.


Manual da boa esposa???!!!??? Uhauhauhauhauha!!!

Apesar das respostas de hoje serem bem mais amenas, igualitárias, ajustadas a um mundo politicamente correto, ainda assim é ridículo imaginar que alguém pense em características ideais para marido e mulher.
Piadas a parte, fico lembrando dos inúmeros casos que o homem ou mulher ideal de uma pessoa, aqueles que são a metade da laranja, são completamente o oposto de todos os planos, as descrições... a maioria das vezes o nosso ideal nos surpreende a cada dia, com uma faceta nova, com uma característica diferente, até um defeito que odiávamos e se torna até charmoso, simplesmente porque aquela pessoa é a ideal de verdade... sem listas, sem parâmetros, sem previsões...