A alma não está velha para amar


Costumo dizer, que nem sempre a primeira pessoa que conhecemos, no caso, o primeiro namorado(a), é o nosso primeiro amor. Na maioria das vezes, são sonhos juvenis, encantamento, paixões relâmpagos... O primeiro amor, na verdade, pode acontecer na melhor idade, quando achamos que o nosso tempo de viver um grande amor é passado, gasto. Ilusão! Descobrimos uma mudança enorme dentro de nós, inclusive comportamental...

A mulher muda a aparência, fica mais bonita, os olhos mais brilhantes, a pele mais suave, ganhando cor . O sorriso é mais facilmente encontrado e o humor melhora sensivelmente. Digamos, ela volta a adolescência, sem perceber. O homem, da mesma forma, ganha confiança, melhora o humor, o próprio aspecto, torna-se mais vaidoso e mais discreto, guarda a sete chaves o namoro, com medo de perdê-lo à qualquer momento. Torna-se menino , gargalha com facilidade e deixa aflorar toda sensibilidade enrustida em conceitos antigos de que, ele, homem , tem que ser machão!

O amor, transforma as pessoas, revigora, lubrifica a alma enferrujada... é um tipo de "óleo singer" que faz parar os rangidos dos beijos esquecidos e sonhos apagados. As matizes todas da vida aparecem radiantes a sua frente e a libido, volta revigorada, em muitas fantasias. O amor melhora tudo, inclusive o mundo a sua volta, simplesmente por que você mudou! É mais afável, aberto ao diálogo e está grávido(a), isto mesmo, grávido(a) e gera em vez do útero, no coração, uma criança chamada: Amor.

Torna-se mais sensível e assim , contamina a todos com facilidade. O amor, além do mais , é um grande cirurgião plástico, transforma as pessoas até no sentido externo mesmo, físico...Tonifica a pele e libera a vaidade melhorando a auto-estima. É fácil observar uma pessoa apaixonada, amando...

Ela é diferente das outras... Na vestimenta, no perfume e até no calçado que usa ! Parece que tudo nela(e) é mais bonito ! Seu perfume ? Diferente . Muito embora você tenha um da mesma marca. Sabe qual é a diferença? Aqueles que estão amando, liberam suas glândulas sudoríferas aumentando a oxigenação da pele e esta mistura faz a diferença do aroma. Muitas vantagens tem aquele que ama, comparado aos "mortais terrestres", o próprio fato de acharem que o amor que vivem será imortal e assim , vivem na lua ou em outras galáxias do cosmo, enquanto outros(as), na amargura e descrença, esperam por uma próxima vida, se é que ela existe!

Na minha visão espiritualista, até existe mas, por que não começar a plantar o amor hoje e levá-lo de fato à eternidade para compromissos futuros? À vista? Ganha uma espécie de cirurgia de catarata. Aos olhos de quem ama o(a) gordinho(a) tem um corpinho atraente, o (a)baixinho(a), a altura ideal, o(a) branquinho(a), bronzeia fácil, o(a) pretinho(a), um(a) deus(a) de ébano! Não existe boca grande, orelhas de abano, seios grandes ou pequenos, com cintura ou sem cintura...Com bumbum ou sem bumbum. Afinal, a visão melhorou o aspecto do ser amado e do mundo em geral, simplesmente porque você está amando.

Olhando pela visão animal, somos iguais a corujinha que acha os seus filhos os mais lindos do mundo e na visão infantil, o patinho feio é quem faz o sucesso da história! Estar amando é importante, sentir-se amado, mais importante ainda! Alonga a vida, revigora os sonhos e nos faz passar por um cirurgia plástica, sem dor e bisturi, além do que, melhora o aspecto da nossa alma, do nosso eu. Comprovadamente , deixa-nos mais interessantes e não nos cobra por um plano de saúde e para os menos favorecidos, uma fila interminável em frente ao SUS.

Amar é o plano de saúde mais perfeito que existe: gratuito, atendendo todas as condições sociais e classes, cor e credo...cuja administração é divina e o controlador, nosso Pai! Pense nisto! Não seria hora de amar? Tempo? Não existe , é em qualquer momento da nossa vida.

Tudo sobre o ciúme



CIÚMES PROVOCA 'CEGUEIRA INDUZIDA PELA EMOÇÃO'

A expressão "ciúme cego" acaba de ganhar um embasamento científico. Psicólogos da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos, concluíram que o sentimento de posse pode afetar a habilidade de uma mulher enxergar claramente. O experimento, que ainda não foi testado em homens, foi apontado como "profundamente revelador" sobre relações sociais e percepção.

Para o estudo, os pesquisadores convocaram casais heterossexuais de namorados e pediram que cada um se sentasse lado a lado, em diferentes computadores. As mulheres, então, foram solicitadas a identificar cenas de paisagens que apareciam na tela do monitor, enquanto que seus namorados tinham que elencar as paisagens mais belas entre as que eram exibidas.

O problema mesmo veio depois, quando o responsável pela condução do experimento pediu que os homens avaliassem a beleza de mulheres que seriam mostradas na tela. Ao final, as participantes tiveram que responder o quão desconfortável se sentiram ao saber que seus namorados estavam vendo fotos de belas mulheres. Resultado: quanto mais ciúmes elas admitiram, mais distraídas ficaram e menos conseguiram enxergar os alvos.

A relação entre ciúmes e "cegueira induzida pela emoção" só foi observada quando os namorados estavam avaliando outras mulheres.

A pesquisa, conduzida pelos professores Steven Most a Jean-Philippe Laurenceau, foi divulgada na edição de abril da revista Emotion, da Associação Americana de Psicologia.

A partir da revista Veja



Seu sinônimo é zelo, veio do grego Zelosos. Embora zeloso não seja o mesmo que ciumento, transmite a idéia de propriedade agregada à afeição, que entra na conceituação primeira de ciúme.

O medo da perda e ansiedade dão o tom de aflição e sofrimento que acompanha o ciúme. Já no alemão faz alusão ao fogo, a queimar, arder; é a doença que arde. Estudos mostram que pessoas inseguras e com baixa auto-estima são mais propensas a crises de ciúme.

É bom lembrar que o ciúme é um sentimento normal mas que dependendo da intensidade e freqüência, passa a ser patológico. A literatura científica diferencia claramente a expressão normal da doentia.

A primeira é transitória, refere-se a episódios específicos e é baseado em fatos concretos que ocorrem no contexto do relacionamento amoroso. Já a manifestação patológica aparece como preocupação excessiva e infundada, não necessariamente num contexto de relação amorosa e caracteriza-se como sintoma de quadros como transtorno da personalidade, alcoolismo, depressão e obsessão.

No ciúme patológico as reações são impulsivas, egoístas e violentas, levando muitas vezes ao homicídio seguida do suicídio, os chamados “crimes passionais”, cometidos por portadores de alguma comorbidade psiquiátrica.

Alguns estudos relacionam o ciúme patológico com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), pois os pensamentos dos ciumentos são similares, já que são intrusivos, desagradáveis e incitam atitudes de verificação constante. As pessoas que reconhecem serem estes comportamentos inadequados ou injustificados logo após entram no quadro de culpa e depressão, já os que não possuem este reconhecimento estão sempre com raiva e com condutas impulsivas constantes.

Muitas vezes nos perguntamos por que não percebemos com clareza que vivemos situações como esta, sem perceber que não eram reações normais. Quantos pais não percebem que a criança está com reações patológicas provenientes do ciúme que sente pelo irmãozinho que nasceu. Como podemos perceber os limites entre reações normais e obsessões doentias se afinal são limites tênues que variam nas suas raízes culturais e etc. Temos que observar com tranqüilidade e muito diálogo e olhos para ver, indo direto ao ponto.

Nos quadros de alcoolismo crônico haverá um ciumento obsessivo compulsivo latente ou um total alienado emocional. Como na nossa cultura é considerado “normal” o costume da cervejinha do final de semana, custaremos a perceber a instalação da doença e conseqüentemente o caminho do fim.

O ciúme que atormenta os adultos vem da infância, através dos sentimentos de ter-se se sentido traído e abandonado pelos pais seja pelo nascimento de irmãos, seja por vícios, ausências prolongadas. Essa sensação de abandono o acompanhará até que ele tome consciência deste sentimentos verbalizando-os e crescendo.

Uma das tarefas mais difíceis do crescimento é superar a forma infantil de amar. Se você está num relacionamento parecido com o que foi descrito acima e vive reclamando de seu parceiro (a), é sinal de que algo está errado, que este relacionamento necessita ser trabalhado para que alcance a maturidade emocional.

O que não dá é para ficar sofrendo e condenando. Neste momento o melhor é não entrar no jogo infantil e buscar ajuda, verificando sempre se paralelo a tudo isso o alcoolismo se encontra presente ou algum outro tipo de dependência além da dependência emocional já instalada. Alcançar o relacionamento adulto seja em que nível for é a meta ideal para ficarmos longe do ciúme patológico, que deteriora qualquer relação.



Muitas pessoas pensam ainda que
ciúmes é sinal de amor!
Ledo engano,
ciúmes é o efeito de um sentimento
mal elaborado em relação ao amor,
mal compreendido, mal canalizado.
É uma forma egoística de encarar o relacionamento.
O ciumento deseja amar, mas não sabe amar.
Ciúmes é uma emoção bem desagradável,
é a própria expressão do medo da perda,
medo de ser rejeitado.
Com isso o ciumento
passa a controlar todos os passos do outro, sufocando-o
com cobranças e controle.
O sentimento de posse e medo se misturam...
e o ciumento passa a defender a sua "propriedade",
levando o outro ao "desespero".
Estas atitudes acabam por destruir
a relação amorosa.
O ciúmes deve ser

bem administrado e compreendido,

como os outros sentimentos, de raiva, medo...
Temos uma inteligência racional, que nos permite
tomar conta das nossas emoções,
então é só pensar se vale a pena ou não
construir o seu relacionamento na desconfiança,
gerando tantos problemas.
Não é melhor você confiar
na pessoa que você está junto?
O amor não é um convite à infelicidade,
mas um convite a estar com o outro,
numa relação construtiva e amorosa.
Nutrientes necessários para o seu crescimento;
confiança, admiração e respeito.
Sinta isso pela pessoa amada...
Sinta isso,
acima de tudo, por você mesmo!!

Existe um bom relacionamento sem confiança?

Ele é capaz de fazer a imaginação ir a lugares inimagináveis. É sujeito e predicado de verdadeiras cenas ricas em detalhes que passam a povoar a mente de quem o experimenta. O marido esta demorando a chegar? “Deve estar com alguém”. O celular da esposa esta desligado? “Ela esta me traindo”. De situações e dimensões variáveis, o ciúme talvez seja tão antigo quanto o amor. Esse cruel sentimento pode parecer algo “simpático” no início do relacionamento, mas comumente é motivo de muito sofrimento, não só para quem sente, como para quem é o “alvo”. E o que é pior, ele muitas vezes é irracional e desprovido de um real fundamento. Em diversos livros que abordam o tema, é comum constatar que quase todos já sentiram, estão sentindo ou sentirão ciúme um dia. E nos mais variáveis níveis; desde um ciumezinho bobo, passando para um estágio em que as famosas “ceninhas” se tornem corriqueiras, até o ponto de ocorrerem os célebres casos de crimes passionais.

Ao tentar controlar uma relação, o que o ciumento geralmente consegue é desgastá-la. De que adianta telefonemas-surpresa, tentativas de flagra, revirar bolsos e bolsas, se, no final das contas, não podemos estar 24 horas por dia cientes de tudo o que nosso (a) amado (a) faz e, principalmente, pensa?
Afinal, para que gostar tanto de alguém se esse sentimento, em vez de proporcionar prazer, traz angústia, dependência e descontrole?
De acordo com a Psicóloga e Psicanalista Clarice de Castro, no princípio, todos que amam sentem medo de perder a condição de pertencer ao outro e de ter o outro, e que o ciúme é um sentimento que todos tem, porém, quando se torna doentio é o estopim para o fim de um relacionamento.
“O ciúme é um sentimento da ordem da insegurança, e insegurança esta no campo de quem ama, e os que amam não querem perder seu objeto amado. Nós acreditamos na tese de que precisamos encontrar nossa cara metade, nascemos e convivemos com isto o tempo todo em nosso cotidiano, ao encontrar esta outra parte, nos sentimos mais seguros e de certa forma ao mesmo tempo, nos tornamos pessoas inseguras, pois a mente nos leva a acreditar na hipótese de perdê-la e nos colocamos na condição de frágeis e de pessoas desconfiadas", esclarece.
Clarice acredita que mesmo o sujeito com boa auto-estima sente insegurança diante do fantasma de perder quem ama. “É necessário que nós compreendamos que existem diversas possibilidades em relação ao encontro de duas pessoas, porém de certa forma, de fato, existem pessoas bastante possessivas em relação à pessoa amada, agindo de forma asfixiadora enfraquecendo e esfriando o relacionamento”, analisa.

Segundo a psicóloga, existe tratamento para o ciúme dentro da Psicanálise. E ele independe da condição social, estando ligado à formação psíquica do sujeito. O tratamento tem que ser baseado pela pessoa amada de muita compreensão, pois ele terá que ter muita paciência. O profissional deve ser de confiança do casal para que fique mais fácil a exposição dos problemas, também deve ser lembrado que as mudanças não acontecerão de um dia para o outro, um tratamento como este requer total entrega do casal e bastante auto-estima. Ao longo do tempo o indivíduo vai se rever, se reencontrar de forma natural até que passe a perceber através do parceiro (a) as mudanças no comportamento.

Faça o teste agora e descubra o quão ciumento (a) você é:

http://www.bolsademulher.com/testesperfil/secao/103/39


Respostas de DEUS


♥ Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma Resposta

Você diz: "Isso é impossível"
Deus diz: "Tudo é possível" (Lucas 18:27)

Você diz: "Eu já estou cansado"
Deus diz: "Eu te darei o repouso" (Mateus 11:28-30)

Você diz: "Ninguém me ama de verdade"
Deus diz: "Eu te amo" (João 3:16 & João 13:34)

Você diz: "Não tenho condições"
Deus diz: "Minha graça é suficiente" (II. Corintos 12:9)

Você diz: "Não vejo saída"
Deus diz: "Eu guiarei teus passos" (Provérbios 3:5-6)

Você diz: "Eu não posso fazer"
Deus diz: "Você pode fazer tudo" (Filipenses 4:13)

Você diz: "Estou angustiado"
Deus diz: "Eu te livrarei da angustia" (Salmos 90:15)

Você diz: "Não vale a pena"
Deus diz: "Tudo vale a pena" (Romanos 8:28)

Você diz: "Eu não mereço perdão"
Deus diz: "Eu te perdôo" (I Epistola de São João 1:9 & Romanos 8:1)

Você diz: "Não vou conseguir"
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades" (Filipenses 4:19)

Você diz: "Estou com medo"
Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo" (II. Timóteo 1:7)

Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado"
Deus diz: "Confiai-me todas as suas preocupações" (I Pedro 5:7)

Você diz: "Eu não tenho talento suficiente"
Deus diz: "Eu te dou sabedoria" (I Corintos 1:30)

Você diz: "Não tenho fé"
Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé" (Romanos 12:3)

Você diz: "Eu me sinto só e desamparado"
Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei" (Hebreus 13:5)

A Paz Perfeita


Havia um rei que ofereceu um grande prêmio ao artista que fosse capaz de captar numa pintura a paz perfeita. Foram muitos os artistas que tentaram. O rei observou e admirou todas as pinturas, mas houve apenas duas de que ele realmente gostou e teve que escolher entre ambas.

A primeira era um lago muito tranqüilo. Este lago era um espelho perfeito onde se refletiam umas plácidas montanhas que o rodeavam. Sobre elas encontrava-se um céu muito azul com tênue nuvens brancas.Todos os que olharam para esta pintura pensaram que ela refletia a paz perfeita.

A segunda pintura também tinha montanhas. Mas estas eram escabrosas e estavam despidas de vegetação. Sobre elas havia um céu tempestuoso do qual se precipitava um forte aguaceiro com faíscas e trovões. Montanha abaixo parecia retumbar uma espumosa torrente de água.

Tudo isto se revelava nada pacífico. Mas, quando o rei observou mais atentamente, reparar que atrás da cascata havia um arbusto crescendo de uma fenda na rocha. Neste arbusto encontrava-se um ninho. Ali, no meio do ruído da violenta camada de água, estava um passarinho placidamente sentado no seu ninho. Paz perfeita.

Qual pensas que foi a pintura ganhadora? O rei escolheu a segunda. Sabes por quê?

"Porque" explicou o rei: "paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor."

"Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permanecemos calmos no nosso coração." "Este é o verdadeiro significado da paz"

;-)


"Eu olho nos olhos, falo com a alma, beijo com o corpo e amo por inteiro. Entrego-me e caio de cabeça. Sigo o coração sempre!"

Alma Simples


“Pequenos prazeres, grandes recompensas”

Satisfaça a alma primeiro!
A Alma é simples e fonte de todo o contentamento.
Enquanto você procura uma roupa de grife, e chora por não tê-la em seu guarda roupa, a alma se contenta em te ver com uma roupa limpa, bem passada, pois sabe que o corpo vale mais que a vestimenta.

Enquanto você sonha com uma pessoa além do natural, desenha na mente uma pessoa encantada, e chora a solidão do desencontro, a alma se contenta com uma pessoa como você, com defeitos e qualidades, de carne e osso, que possa falar o que você precisa ouvir, e silenciar quando quer desabafar.

Enquanto você sonha com aquele super emprego ou cargo público e chora por não passar no concurso ou na seleção, a alma se sente bem em qualquer trabalho honesto que possa te sustentar, que possa trazer alívio para as despesas que não param. A alma não se aflige por tão pouco…

Enquanto você sonha com o amor que não deu certo, e chora o abandono do que nunca existiu, a alma se contenta com essa pessoa que já convive com você, que faz de tudo para te ver feliz e que você ainda não aprendeu a valorizar. Talvez você ainda só saiba o valor do que se perde, pois a alma valoriza o que conquistamos.

Enquanto você se perde em sonhos mirabolantes de riquezas e espera pelo prêmio milionário da Loteria, a alma se contenta com o pouco abençoado pelo suor do seu trabalho e se alegra com o que você pode repartir. A alma é sempre generosa.

Enquanto você espera, a alma idealiza,
enquanto você luta, a alma incentiva,
enquanto você cai, a alma ampara,
e quando você desiste, a alma chora,
lamenta a ilusão que cega os teus olhos.

Durante a noite, quando dormimos e morremos para a vida,
ela se ergue em liberdade e mostra onde podemos chegar.
Mas, por pura tolice e medo de nós mesmos,
achamos que tudo não passou de um sonho,
e voltamos para a aflição do dia que poderia ser muito melhor,

porque nos afligimos com o que não temos,
queremos o que não nos pertence,
lutamos pelo que não quer mudar,
choramos pelos que não reparam nas nossas lágrimas,
e escondemos nossos desejos mais simples,
em troca de uma ilusão do mundo.

Qual é a meta da sua alma?
Pergunte-se.
Encare-se.
Encontre-se.
Pois a alma é simples e quando está satisfeita transforma você em um ser especial, invencível e admirado por ser simplesmente você!
Preencha-se!

Ser feliz depende, única e exclusivamente, de você.


Considere-se feliz.
Não é por uma pessoa ter algo a seu favor
ou contra, que ele é feliz ou infeliz.
A felicidade, o bem-estar vem por questões internas,
por um senso profundo de continuada alegria.
As circunstâncias variam, mas sem anular a sensação
de felicidade, se esta estiver bem estruturada.
Como as águas que nascem no alto da serra, por entre as pedras,
e forma o belo rio, assim as águas da felicidade nascem
do alto da sua imaginação e recebem regularmente os
afluentes dos bons pensamentos e sentimentos.
Banhe-se nessas águas.
Ser feliz depende de você.

Sua vida é dura?!


"Quando eu ouço alguém suspirar, "A vida é dura", eu sempre sou tentado a perguntar, "Comparado a que?" (Sydney J. Harris)

Fernando Pessoa


CARTAS DE AMOR (Fernando Pessoa) Todas as cartas de amor são ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas. Também escrevi, no meu tempo, cartas de amor como as outras, ridículas. As cartas de amor, se há amor, têm de ser ridículas . Quem me dera o tempo, em que eu escrevia sem dar por isso, cartas de amor , ridículas. Afinal, só as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor É que são ridículas...
--------
Amar nos deixa bobos..
Fazemos e deixamos de fazer coisas por isto
coisas ridículas?
Ridículo é desistir de amar.
É não demonstrar..
é ter medo de ser ridículo.
Por isso, ame mesmo e demostre mesmo! ♥

13 DE ABRIL - DIA DO BEIJO






GUIA DO BEIJO

Há beijos fingidos ou frios, ardentes, por obrigação ou superdesejados. Existem os aderentes, provocantes, sonoros, secos e molhados. Existem, enfim, milhares de formas de beijar e neste assunto sempre haverá o que aprender.

Os beijos são a primeira estratégia de sedução. Depois de muitos olhares e palavras, o beijo é o primeiro passo para o contato físico. Por isso é superimportante que você saiba dar beijos adequados para cada momento e, também, saiba bem como beijar.

Confira todas as dicas e os tipos de beijo e se prepare para sair beijando por aí. Mas, claro, só pessoas que valham a pena, né?

16 tipos de beijo ... escolha o seu

Beijo comprido esquerdo — Usual na Índia. Segue carinhosamente o canto da boca. É um bom beijo de entrada para quase todos os beijos.

Beijo Rodin — É o mais perfeito de todos. Nele existe pureza, ternura, sensualidade, proteção e ambos os amantes desejavam o beijo.

Frontal com ponta — a ponta da língua faz movimentos para cima e para baixo lentamente, podendo tocar as gengivas.

Inferior com mordida superior que desliza — Vem da Índia. Uma boca beija o lábio superior, enquanto a outra morde levemente o inferior. Uma das modalidades do beijo que os homens japoneses davam nas gueixas. Além de sensual, estimula o fluxo sangüíneo e relaxa. É a seqüência do mesmo beijo, ao estilo japonês, que começa na nuca, segue para o canto da boca até o encontro dos lábios.

Beijo anestesia — Pressionar fortemente a língua na gengiva da outra pessoa. Peça para ela respirar profundamente. O céu da boca ficará anestesiado.

Beijo vampiro — Ela gosta de deixar marcas de suas investidas e, em geral, utiliza os dentes nos lábios e nas regiões em torno da boca.

Selo seco esquerdo — Um selo estalado no canto esquerdo da boca. Pode variar para o selo molhado com ponta, com a introdução da língua.

Beijo direto — Quando os lábios dos dois amantes entram em contato direto. Não expressa paixão intensa, mas afeição num estágio inicial do desejo.

Inclinado xis — Os parceiros inclinam as cabeças para o lado , formando um X. Permite o máximo contato labial e a penetração profunda da língua.

Beijo mamadeira — Um dos parceiros coloca os lábios ao redor da boca e começa a sugá-los para dentro da boca, como um bebê tomando mamadeira.

Branca de Neve — Beijo doce e clássico, que pode e deve ser dado a qualquer momento.

Beijo inferior invertido — Beijo dado de cabeça para baixo, pressionando os lábios no lábio inferior da boca.

Beijo no queixo — Comum na Índia. Pode vir acompanhado de uma mordida leve, considerada extremamente sensual.

Invertido com língua profunda — Aqui a diferente textura da língua, já que ambas estarão se tocando com a parte superior dela, proporciona a novidade.

Pesquisa: vários sites



''BEIJO''


Pra aprender a beijar bem
É preciso paciência
Boca linda e gostosa
Isso (só) pouca gente tem.
Já beijei o feio e o torto
Família, gente postiça
Diletos e (até) afilhados -
Não consigo é beijar morto.
Pra vocês pela internet
No dia de beijação
Beijocas e mais bicotas
Virtuais, mas não/sem esquete.

Autor: Soaroir


SAIBA MAIS...


onheça um pouco mais sobre o assunto e se torne um expert.
Você vai beijar muito!


Um só beijo pode queimar de 3 a 12 calorias, depende da intensidade...

As pulsações cardíacas durante o beijo saltam de 70 para 140 por minuto, podendo chegar até a 150. Acelera coração!

Em outras línguas:
Chinês - Qin Wen
Espanhol - Beso
Francês - Baiser
Grego - Felia
Hebraico - Neshiká
Inglês - Kiss Italiano - Bacio
Japonês - Kissu
Russo - Potselui
Sueco - Xkyss
Tupi Guarani - Pitér
Dica: Entre em vários cursinhos de línguas!

Um beijo movimenta, só na face, 29 músculos.
Aviso: só tenha cuidado com as cãibras.

Filemafobia, ou filematofobia é o termo que usamos para designar o medo de beijar.

Ou seja, você pode comer muito chocolate e não se preocupar com os quilinhos a mais! É só usar a nossa receitinha infalível:

Beije muito e seja feliz!

Preguiça de Sofrer


Nossa, como sofrer é complicado!!!

Sofrer exige determinação e vigor para polir as mágoas. É preciso acordar pela manhã e reafirmar: Hoje eu vou continuar presa as mesmas tristezas, as mesmas desconfianças, as mesmas cobranças, aos mesmos pensamentos e aos mesmos sintomas de insatisfação. Eu poderia acordar e simplesmente tomar aquela dose diária de veneno e deixar as mágoas e os ressentimentos novinhos em folha. Mas para que?

Sofrer dispersar energia, afasta o novo, fecha as janelas, queima pontes, constrói torres blindadas onde eu vou viver confortavelmente só e triste. Rejeitar mudanças faz parte dessa profissão de sofrer, mas não faz parte da minha vida!!!

Sofrer pede atitude. E é preciso muita personalidade para trazer sempre consigo uma nuvem preta sobre a cabeça, um olhar sisudo e uma inapetência para tudo que seja alegre, descompromissado e espontâneo. Para sofrer de verdade é necessário ter a memória afiada, trazer na ponta da língua histórias tristes, o rol das traições, a lista dos desafetos, a ladainha das frustrações. Ter a competência de narrar com absoluta fidelidade os mesmos diálogos ferinos.

Para sofrer é preciso ter muita vocação… E eu só consigo olhar pela janela e ver como o dia está lindo. O sol ta me chamando para ser feliz. Deus fez tudo isso!

E quer saber? Tenho muita preguiça de sofrer. Me desculpem!

Às almas especiais


Fazem a gente sorrir sem motivo, chorar de felicidade. Chegam dizendo o que pensam, mas de mansinho pra não machucar! Amigo, pai, mãe, tio, avô, avó, neto, cada um chama de um jeito... Brilham, brilham com força! Brilham tão forte que o ruim não consegue ficar por perto! O ruim da vida não suporta a luz que emana dessas almas. "Uma alma especial reconhece de imediato a outra", alguém disse isso, alguém que tem a alma especial. Só alguém especial pra saber que o outro também é. Elas não vem com um crachá no peito escrito EU SOU UMA ALMA ESPECIAL, elas vem é com amor, paz e amizade pra dar sem pedir nada em troca! A moça que sorri pra você na fila do pão, o motorista do ônibus que diz pra você tomar cuidado ao descer, pois a chuva é forte e as pessoas costumam cair ao descer do ônibus nesse tempo. Elas escorregam com esse temporal, caem com a rosto no chão, mas isso é porque não olharam pro chão, duvidaram que aconteria com elas, duvidaram do poder da chuva! Alma especial também sofre, não disseram pra você? Essa semana reconheci uma alma especial, tive vontade de abraçar e não soltar nunca mais. Não fiz isso. Se arrependimento matasse! Devia ter dado um abraço. Eu até falei que daria, mas depois não dei! Abraço serve pra criar laços. Abraçar a alma e o coração. O abraço envolve o certo e o errado da alma, mas a gente só vê o certo! O errado a gente esmaga na hora do abraço, é por isso que a gente abraça forte quem amamos, pra esmagar o errado. Já percebeu que logo depois as pessoas se sentem melhor? Pois é... É o errado dando tchau. Nem toda despedida é dolorosa. Alma especial detectada, tá sorrindo, tá amando e tá querendo te abraçar. Rodopia com ela no salão! A vida é uma festa e somos todos convidados especiais. Acabou de estender a mão, vai passear no campo de lírios azuis, se não gosta de azul é porque nunca viu um campo de lírios azuis. É paz, é liberdade! O azul liberta. Assim como a alma que tá do seu lado! Sim, tá do seu lado, do meu, tá do nosso lado! O mundo é cheio de almas especiais e se você souber reconhecer, vai saber que o mundo é SEU! Aprenda a procurar, quem procura acha. Um segredo, achar uma alma especial é mais que fácil, é só aprender a enxergar além das lentes. Essa carta é pra todo mundo que reconhece o especial no outro e em si! As portas estão abertas, agora é só esperar o bom da vida entrar cantando...

Noemyr, 29 de setembro de 2009 (Aqui de Brasília, a cidade onde o céu é azul, com uma força sem fim...)

Seja você. De quando em vez!


Engraçado a maneira como julgamos conhecer as pessoas
Não é possível...
Pessoas são enigmas.
Indecifráveis!
No momento da queda você nunca sabe quem estará lá para te ajudar a sacudir a poeira
A limpar o sujo dos dias que até então você julgava serem claros
Você não sabe de quem será a mão pronta a te ajudar quando você cair naquele poço sombrio
Quando alguém não tem nada haver com a gente, com nossa personalidade
Costumamos julgar essa pessoa. De forma severa
E nem sempre deve ser assim
Aliás, não deve ser assim
Não devemos julgar Para não sermos julgados
Porque o que é doce também azeda
E o amargo pode ser bom remédio
Devemos estar abertos as possibilidades
Ao gostar do lado avesso
A amar o diferente
Se interessar pelo que ninguém se interessa
Buscar no fundo do baú o nosso eu
Que é sempre um tesouro
E está tão perto...
Mas a gente não acha porque julgamos conhecer o mapa
E acabamos por jogar fora
Devemos nos buscar todosantodia
Esqueçamos os julgamentos...
Vivamos os momentos
Da melhor maneira
Aceitando ajuda dos ventos contrários
Que dificulta as coisas, mas sempre nos leva ao lugar certo
É o que dizem os bons ventos...
Primos dos contrários! E o contrário não é só o lado oposto? Preciso atravessar.

Costureira de Estrelas

Justo amor


Podia ser só amizade, paixão, carinho,
admiração, respeito, ternura, tesão.
Com tantos sentimentos arrumados
cuidadosamente na prateleira de cima,
tinha de ser justo amor, meu Deus?
Porque quando fecho os olhos, é você quem eu vejo;
aos lados, em cima, embaixo, por fora e por dentro de mim.
Dilacerando felicidades de mentira,
desconstruindo tudo o que planejei,
Abrindo todas as janelas para um mundo deserto.
É você quem sorri, morde o lábio, fala grosso, conta histórias,
me tira do sério, faz ares de palhaço, pinta segredos,
ilumina o corredor por onde passo todos os dias.
É agora que quero dividir maçãs, achar o fim do arco-íris,
pisar sobre estrelas e acordar serena.
É para já que preciso contar as descobertas, alisar seu peito,
preparar uma massa, sentir seus cílios.
“Claro, o dia de amanhã cuidará do dia de amanhã
e tudo chegará no tempo exato. Mas e o dia de hoje?”
Não quero saber de medo, paciência, tempo que vai chegar.
Não negue, apareça. Seja forte.
Porque é preciso coragem para se arriscar num futuro incerto.
Não posso esperar. Tenho tudo pronto dentro de mim e uma alma
que só sabe viver presentes.
Sem esperas, sem amarras, sem receios,
Sem cobertas, sem sentido, sem passados.
É preciso que você venha nesse exato momento.
Abandone os antes. Chame do que quiser. Mas venha.
Quero dividir meus erros, loucuras, beijos, chocolates…
Apague minhas interrogações.
Por que estamos tão perto e tão longe?
Quero acabar com as leis da física,
dois corpos ocuparem o mesmo lugar!
Não nego. Tenho um grande medo de ser sozinha.
Não sou pedaço. Mas não me basto.

Caio Fernando Abreu

Nua e crua


Sou convencional, apesar de não ser normal. Se eu me corto, eu sangro. Se bato o dedo no pé da mesa, dói. Sou uma pessoa comum. Acredito no até que a morte nos separe e também no eterno enquanto dure. Acredito que, se eu sou capaz de ser fiel, alguém mais pode ser. Acredito que eu não sou uma laranja, mas preciso da minha outra metade pra me sentir inteira. Valorizo as pequenas atitudes, assim como condeno pequenas mancadas. Sou rancorosa, guardo por anos uma coisa que me magoou de verdade. Sei perdoar. Passo por cima dos erros pra ficar junto das pessoas que eu gosto. Tenho meus limites. O primeiro deles é meu amor-próprio. Perdôo uma vez, porque errar é humano. Perdôo duas porque o ser humano é estúpido às vezes. Mas não posso viver perdoando, porque isso seria incompetência minha.

Acredito que as pessoas aprendem com os próprios erros e com o tempo. Acredito também que quem traiu uma vez e foi perdoado vai trair de novo. Acredito que aquelas pessoas que vivem falando mal dos outros vão falar mal de você com esses outros. Acredito que as pessoas só mudam por vontade própria e nunca pelo pedido de outra pessoa. Acredito que tudo que eu acredito hoje vai mudar com o tempo. E que, no futuro, talvez, eu acredite em menos coisas. Ou em nada mais.

Brena Braz

Modo de Usar-se


Seguem sugestões para usar a si mesmo: comer, beber, dormir e transar, nossas quatro necessidades básicas, sempre com segurança, mas também sem esquecer que estamos aqui para nos divertir. Usar-se nada mais é do que reconhecer a si próprio como uma fonte de prazer.

Dançar sem medo de pagar mico, dizer o que pensa mesmo que isso contrarie as verdades estabelecidas, rir sem inibição – dane-se se aparecer a gengiva. Mas cuide da sua gengiva, cuide dos dentes, não se negligencie. Use seu médico, seu dentista, sua saúde.

Use-se para progredir na vida. Alguma coisa você já deve ter aprendido até aqui. Encoste-se na sua própria experiência e intuição, honre sua história de vida, seu currículo, e se ele não for tão atraente, incremente-o. Use sua voz: marque entrevistas. Use sua simpatia: convença os outros. Use seus neurônios: pra todo o resto.

E este coração acomodado aí no peito? Use-o, ora bolas. Não fique protegendo-se de frustrações só porque seu grande amor da adolescência não deu certo. Ou porque seu casamento até-que-a-morte-os-separe durou “apenas” 13 anos. Não enviuve de si mesmo, ninguém morreu.

Use-se para conseguir uma passagem para a Patagônia, use-se para fazer amigos, use-se para evoluir. Use seus olhos para ler, chorar, reter cenas vistas e vividas – a memória e a emoção vêm muito do olho. Use os ouvidos para escutar boa música, estímulos e o silêncio mais completo. Use as pernas para pedalar, escalar, levantar da cama, ir aonde quiser. Seus dedos para pedir carona, escrever poemas, apontar distâncias. Sua boca pra sorrir, sua barriga para gerar filhos, seus seios para amamentar, seus braços para trabalhar, sua alma para preencher-se, seu cérebro para não morrer em vida.

Use-se. Se você não fizer, algum engraçadinho o fará.

- Martha Medeiros

Goodbye










Não me venha com as suas ironias. Quem perde alguma coisa foi porque mereceu. Quem tratou alguma coisa mal, deve ser tratado como tal. Mesmo eu não conseguindo desrespeitar o meu passado, o meu presente começa a pedir decisões a atitudes mais agressivas com aquele que sempre foi assim comigo.

Como eu sou feliz! Como meu futuro indeciso é mais confortável do que um futuro ditado. Eu sempre achei que não saber o que me reserva fim de semana que vem seria péssimo. Não é, é lindo. É um alivio poder respirar sem fronteiras sem se preocupar por quem ou pelo o que você será trocado.

Eu aprendi que pessoas foram feitas para serem amadas. E que confusões fazem parte da vida. Só não vem se confundir para cima de mim. Eu não sou mais seu gato, tão menos o seu sapato.

Agora sim! Eu deixo você ir. Goodbye.

Teria sido diferente?


Mas se eu tivesse ficado, teria sido diferente? Melhor interromper o processo em meio: quando se conhece o fim, quando se sabe que doerá muito mais — por que ir em frente? Não há sentido: melhor escapar deixando uma lembrança qualquer, lenço esquecido numa gaveta, camisa jogada na cadeira, uma fotografia — qualquer coisa que depois de muito tempo a gente possa olhar e sorrir, mesmo sem saber por quê. Melhor do que não sobrar nada, e que esse nada seja áspero como um tempo perdido

Caio Fernando Abreu in O Inventário do Ir-remediável

Acordar arrependida, mas nunca dormir com vontade!


Em 20 anos, você não se lembrará das coisas que fez.

Lembrará, porém, de cada uma das coisas que deixou de fazer.
Cada oportunidade que perdeu.
Cada momento que desperdiçou.

O último


Eu me descubro ainda mais feliz a cada pedaço seu e de tudo o que é seu. Eu amo tanto o seu banheiro com as combinações em verde e a chuva fina do chuveiro, que chorei essa manhã enquanto você tomava taffman-e e ouvia música eletrônica.
Às vezes você é tão bobo, e me faz sentir tão boba, que eu tenho pena de como o mundo era bobo antes da gente se conhecer. Eu queria assinar um contrato com Deus: se eu nunca mais olhar para homem nenhum no mundo, será que ele deixa você ficar comigo pra sempre?
Eu descobri que tentar não ser ingênua é a nossa maior ingenuidade, eu descobri que ser inteira não me dá medo porque ser inteira já é ser muito corajosa, eu descobri que vale a pena ficar três horas te olhando sentada num sofá mesmo que o dia esteja explodindo lá fora. E quando já não sei mais o que sentir por você, eu respiro fundo perto da sua nuca, e começo a querer coisas que eu nem sabia que existiam.
Quando a gente foi ver o pôr-do-sol na Praça pôr-do-sol, eu, você e a Lolita, a minha cachorrinha mala, e a gente ficou abraçado, e a gente se achou brega demais, e a gente morreu de rir, eu senti um daqueles segundos de eternidade que tanto assustam o nosso coração acostumado com a fugacidade segura dos sentimentos superficiais. Eu olhei para você com aquela sua jaqueta que te deixa com tanta cara de homem e me senti tão ao lado de um homem, que eu tive vontade de ser a melhor mulher do mundo.
E eu tive vontade de fazer ginástica, ler, ouvir todas as músicas legais do mundo, aprender a cozinhar, arrumar seu quarto, escrever um livro, ser mãe. E aí eu só olhei pra bem longe, muito além daquele Sol, e todo o meu passado se pôs junto com ele. E eu senti a alma clarear enquanto o dia escurecia.
Eu te engoli e você é tão grande pra mim que eu dedico cada segundo do meu dia em te digerir. E eu não tenho mais fome, e eu tenho que ter fome porque eu não quero você namorando uma magrela. E eu sonhei com você e acordei com você, e eu te olhei e falei que eu estava muito magrela, e você me mandou dormir mais, e me abraçou. Eu preciso disfarçar que não paro mais de rir, mas aí olho pra você e você também está sempre rindo. Se isso não for o motivo para a gente nascer, já não entendo mais nada desse mundo. E eu tento, ainda refém de algumas células rodriguianas que vez ou outra me invadem, tentar achar defeito na gente, tentar estragar tudo com alguma sujeira. Mas você me deu preguiça da velha tática de fuga, você me fez dormir um cd inteiro na rede e quando eu acordei o mundo inteiro estava azul.
Engraçado como eu não sei dizer o que eu quero fazer porque nada me parece mais divertido do que simplesmente estar fazendo. Ainda que a gente não esteja fazendo nada.
Eu, que sempre quis desfilar com a minha alegria para provar ao mundo que eu era feliz, só quero me esconder de tudo ao seu lado.
Eu limpei minhas mensagens, eu deletei meus emails, eu matei meus recados, eu estrangulei minhas esperas, eu arregacei as minhas mangas e deixei morrer quem estava embaixo delas. Eu risquei de vez as opções do meu caderninho, eu espremi a água escura do meu coração e ele se inchou de ar limpo, como uma esponja. Uma esponja rosa porque você me transformou numa menina cor-de-rosa.
Você me transformou no eufemismo de mim mesma, me fez sentir a menina com uma flor daquele poema, suavizou meu soco, amoleceu minha marcha e transformou minha dureza em dança. Você quebrou minhas pernas, me fez comprar um vestido cheio de rendas e babados, tirou as pedras da minha mão.
Você diz que me quer com todas as minhas vírgulas, eu te quero como meu ponto final.

- Tati Bernardi