Mar aberto


Um dia nós vamos nos cruzar
de amores novos
e aí
não sei no que vai dar

se vamos só passar um pelo outro

ou vamos segurar um pouquinho o olhar

vai ser muita coisa para passar na mente:

muitos filmes, muitos discos,

muitos livros de presente,

muitos planos, muitos domingos,
muitas viagens, muitas sacanagens

e isso vai doer mais
do que quando
fomos nos abandonando,
pois a dor é justamente a lembrança:

é a saudade de quando
a vida nos
era um mar aberto arrebentando ondas
(Cáh Morandi)

Difícil querer definir amigo.


Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas. É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o alimenta, satisfaz. É quem já sentiu ou um dia vai sentir o mesmo que você. É a compreensão para o seu cansaço e a insatisfação para a sua reticência.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia
pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeição é utopia. É o sol que seca suas lágrimas, é a polpa que adocica ainda mais seu sorriso.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem tem medo, dor, náusea, cólica gozo, igualzinho a você. É quem sabe que viver é ter história pra contar. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento, é o padrinho filosófico dos seus filhos. É o achar daquilo que você nem sabia que buscava.

Amigo é aquele que te lê em cartas esperadas ou não, pequenos bilhetes em sala de aula, mensagens eletrônicas emocionadas. É aquele que te ouve ao telefone mesmo quando a ligação é caótica, com o mesmo prazer e atenção que teria se tivesse olhando em seus olhos.

Amigo é multimídia. Olhos....

Amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. é lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.



Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação:
Amigo é quem te ama "e ponto".
É verdade e razão, sonho e sentimento.


Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

Amizade não é pra qualquer um...


Amizade. Esta é uma palavra difícil de definir, embora esteja em todos os dicionários, com diversas definições.
Um amigo não é qualquer pessoa e qualquer pessoa não serve para ser amigo.
Uma amizade não se faz do dia para a noite, pode até haver uma afinidade entre duas pessoas, mas daí a dizer que são amigos, existe um longo caminho a percorrer.
Para que haja uma verdadeira amizade é primordial que haja confiança entre as duas pessoas. Esta confiança não aparece de repente, do nada, essa confiança é uma coisa que vai se acumulando aos poucos, conforme as duas pessoas vão-se conhecendo.
Para que possa haver amizade entre duas pessoas ou mais, é necessário que se conheçam muito bem, que saibam que o outro é uma pessoa de reputação ilibada, em quem se pode depositar segredos que não se contaria para mais ninguém.
O amigo é aquele que é capaz de fazer e ouvir críticas sem melindrar-se, sem ofender ou ofender-se, é aquele que é capaz de simplesmente ouvir, é com quem você pode contar para ajudar a resolver o problema, não causar outro.
O amigo não é aquele que quando você está com um problema lhe fala palavras de incentivo, de otimismo, que o joga para cima, procura desviar sua atenção do real problema que você trouxe para ser discutido com ele. Este é apenas um conhecido, que não quer saber dos seus problemas, que lhe fala aquilo que você quer ouvir e pronto. Falar o que o outro quer ouvir é muito fácil.
O amigo é aquele que fala o que você não quer ouvir. É aquele que depois de você colocar seu problema, pode dizer a você: “você está errado”, vá e peça desculpas ou lhe diz: “você está certo”, “vamos” lutar juntos para resolver isso, vamos até o fim.
O amigo sorri e chora junto, o amigo fica triste ou se alegra com você. O amigo não pede dinheiro emprestado, compartilha o que o outro tem, pois, sabe que quando o companheiro precisar fará a mesma coisa.
Não há amizade que possa ser reatada, quando uma amizade se quebra, é como cristal, ninguém consegue colar as peças no lugar novamente, uma amizade reatada, nunca será a mesma, a confiança é uma corda que não admite emendas, é um vidro que tem total transparência, amizades não se reatam nem que tenha havido uma injustiça, mesmo que você reconheça que foi injusto, já magoou seu companheiro, nunca serão os mesmos novamente.
Amizade não admite, injustiça, traição ou mentira.
Conheça bem a pessoa antes de adquirir ou dar a sua amizade.

Admite


Lamento admitir, mas o Nelson Rodrigues tem razão, o amor não morre. Nunca. Por mais que o enterremos, o afoguemos, tentemos esfaqueá-lo, esquartejá-lo ou incinerá-lo, ao contrário do frágil ódio, o amor perdura. O amor que foi continua sendo. Mesmo se a decepção, a traição, o rancor, o ciúme, o egoísmo ou a morte tenham destruído um relacionamento, o amor que um dia aconteceu é para sempre.

Podes sentir ciúme dos “ex”s de tua amada. Aqueles que passaram pela vida dela carregam um todo dessa mulher que tu nunca vais ter. Do mesmo modo, as ex-namoradas de teu marido das quais “roubaste” o cargo de esposa, roubaram de ti românticos capítulos da juventude desse homem que jamais terás. Mesmo que hoje ele as odeie, as despreze e nunca mais as veja, um todo de cada uma delas está presente nele. Para sempre.

Quem pode roubar de nós o primeiro beijo roubado? O primeiro é o primeiro. Se tu não foste o autor do primeiro, tu serás, no máximo, o primeiro de língua, o primeiro na padaria, o primeiro com aparelho nos dentes... O primeiro mesmo, meu caro, já foi e dela ninguém tira. Admite.

Admite o quão verdadeiros foram as confissões babacas ao pé-do-ouvido, as primeiras flores recebidas, as fugas e desculpas para ver o “grande amor da minha vida”, o beijo flagrado naquela tarde embaixo da mangueira e que só foi o que foi porque teve um beijo, um abelhudo e uma mangueira que jamais voltarão. Não precisam. São eternos. Ainda que o amado tenha sumido, o abelhudo, morrido e a mangueira, sido cortada.

Admite que teu amado de hoje foi aprimorado pelas outras mulheres que ele amou. Que as flores que recebes hoje são filhas do primeiro buquê que ele comprou cujo perfume ainda está nele. Admite que a paciência dele com tua TPM foi conquistada por outra menina que não contou com a mesma complacência. Que as delicadezas que ele hoje tem contigo não vieram das conversas com os amigos, mas de aulas práticas ministradas por almas do sexo feminino.

Admite que tua mulher não virou mulher em teus braços e que nem por isso é menos encantadora do que aquela primeira que te fez homem. Aceite o fato de que o olhar carinhoso que hoje te derrete foi ensaiado em outros rapazes e que os beijos que agora recebes são jóias lapidadas por outras bocas. Graças a elas, não recebeste um diamante bruto.

Admite que teu amado não é teu. Há nele algo tão “ele” que jamais terás, feito de partes que outras tiveram, feito de um todo que também levarás.

Admite que tua amada não é tua. Há nela um Bruno, um Carlos, um Luís tão dela quanto ela mesma. Amores verdadeiramente amados que nunca morrerão e que a fazem ser quem é, que fazem todos ser quem são.

Admitir isso é o começo do amor.
Fábio Reynol

Tudo na vida tem sua hora


Tudo na vida tem a sua hora!
As vezes pensamos que já passou do tempo, em outras vezes achamos que foi cedo demais.
Buscamos tudo com muita pressa, esquecemos que tudo tem sua hora.
Lutamos com o tempo, que não podemos segurar, e também não sabemos como fazer ele passar rápido.
Somos apressados e atrasados no aprendizado da vida.
Só temos direito ao presente, que nos faz seguir aonde vamos e ser quem somos.
Não podemos adiantar o relógio da vida, tudo tem sua hora.
Quando acontece algo, não foi tarde e nem é cedo.
Tudo vem na permissão do tempo, e de Deus.

Que seus desejos e sonhos se realizem.
Que você continue acreditando no Amor.
Que sua esperança se fortaleça.
Que sua fé
se renove.
E que dentro de teu coração, nunca apague a chama linda, que reflete a sua presença na vida dos que te amam...

Caminho da vida


Na caminhada da vida,
Sempre há muitos desafios,
Surpresas, tristezas e alegrias.
A vida é feita assim...

Às vezes nos deparamos com situações que
Nos afligem, nos fazem sentir, e até mesmo chorar...
Mais saiba por certo, que a cada momento da vida,
Cada lágrima caída, cada sorriso dado, estará
Tudo anotado no diário de Deus...

E pode ter certeza que, em nenhum segundo,
Ele esqueceu de anotar.Anotou suas lutas,
Seus choros,mais com um detalhe,
Ele não esqueceu de anotar o dia
De sua vitória!

Então deixa lhe dizer:
"Não desista de seus projetos e sonhos,
Porque mesmo antes de eles serem
Projetados por você, já foi projetado e
Anotado por DEUS!"

Gosto de pensar assim...




Gosto de pensar assim: se a gente faz o que manda o coração, lá na frente, tudo se explica. Por isso, faço a minha sorte. Sou fiel ao que sinto. Aceito feliz quem eu sou. Não acho graça em quem não acha graça. Acho chato quem não se contradiz. Às vezes desejo mal. Sou humana. Sou quase normal. Não ligo se gostarem de mim em partes. Mas desejo que eu me aceite por inteiro. Não sou perfeita, não sou previsível. Sou uma louca. Admiro grandes qualidades. Mas gosto mesmo dos pequenos defeitos. São eles que nos fazem grande. Que nos fazem fortes. Que nos fazem acordar. Acho bonito quem tem orgulho de ser gente. Porque não é nada fácil, eu sei. Por isso continuo princesa. Continuo guerreira. Continuo na lua. Continuo na luta. No meio do caos que anda o mundo, ACEITAR É SER FELIZ.

Fernanda Mello