Pré Conceito

Adoro pensar no que as palavras querem dizer, e a palavra preconceito é nada mais que isso, um pré-conceito que você pode ter das coisas, sem ao menos saber do que se trata.

Como tudo o que eu digo, nada como pensar antes de falar ou de agir, e nada como ter a mente aberta pra o novo.


Preconceito é quando você tem um conceito formado sobre algo que nem conhece ou domina, é o que mamãe sempre dizia, como você sabe que não gosta dessa comida se nem experimentou? Muitos dos conceitos que temos sobre as coisas, pessoas ou relacionamentos, já estão formados em nossa memória, sem nem sabermos o porquê, sem argumentação mesmo, mas eles vieram de maneira não pensada, pelos nossos pais, amigos televisão.


Mesmo que você pense de uma maneira, deixe-se abrir para o novo, conheça, aprenda, para depois formar sua opinião, muitas vezes descobrimos que é muito interessante, ou não, descobrimos que era exatamente aquilo o que pensávamos, mas experimentamos, e agora pelo menos temos bons argumentos, para dizer se gostamos ou não.


Isso abrange todos os aspectos de nossa vida, sempre temos que ouvir as pessoas antes de retrucar, com o preconceito que já temos, mesmo nas coisas mais banais, tudo o que aprendemos serve parar todos os momentos da vida, e não apenas nas grandes teorias.


Aprendermos a não ter preconceito significa dizer que não tem uma opinião formada, pois não domina ou mesmo não conhece tão bem um assunto, isso não é mostrar inferioridade não, mas sim, mostrar que você está aberto a saber do que se trata antes de dar uma opinião, apenas por dar.


Não termos preconceitos, é termos apenas conceitos, é o melhor que fazemos só ter opinião sobre o que conhecemos. Ter humildade para vermos as coisas como elas são, e saber que ninguém é melhor do que ninguém, o que julgamos apenas por ver, pode mostrar que você não sabe nada, você não conhece alguém apenas pela aparência, e sim abrindo -se e vendo a história de cada um, e conceitos, só podemos formar depois de dominarmos o assunto.


Com certeza, muitos de nós nunca pensamos nas palavras desta maneira, quase que teórica, mas que diz muito as nossas vidas, a maneira simples de como podemos ver a vida e vivermos em paz com nós mesmos, e com a experiência que adquirimos quando nos abrimos para o novo, óbvio, sem preconceito.