As virtudes de uma Boa Esposa.



A Bíblia diz em Provérbios 31:10-29 “mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.

Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos. É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão. E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.

Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas maos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca. Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos. Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa estão vestidos de escarlate. Faz para si cobertas; de linho fino e de púrpura é o seu vestido.

Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra. Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro. Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. “

Como se deve relacionar a esposa com o seu esposo? A Bíblia diz em Efésios 5:22-24 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.” A Bíblia diz em 1 Pedro 3:1-5 “Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor. O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas Porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos.”

Significa isto que a mulher é a única a submeter-se? Não! No casamento deve haver submissão mútua. A Bíblia diz em Efésios 5:21 “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”


Pergunta: "Quais as qualificações de uma boa esposa?"

Resposta:
O relacionamento pessoal mais importante que um homem pode ter, além de seu relacionamento espiritual com Deus através de Jesus Cristo, é o seu relacionamento com sua esposa. No processo de procurar por uma esposa, o princípio mais importante é procurar por alguém com fé pessoal em Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo nos diz para não nos prendermos em “jugo desigual” com os infiéis (2 Coríntios 6:14). A menos que um homem e uma mulher estejam em total acordo nesse ponto tão importante, um casamento feliz e que agrada a Deus não pode acontecer.

No entanto, casar com um outro Cristão não garante uma experiência completa de estar em "jugo igual". O fato de que uma mulher é Cristã não significa que ela é uma boa combinação para você espiritualmente. Ela tem os mesmos objetivos espirituais que você? Ela tem as mesmas crenças doutrinárias que você? Ela tem a mesma paixão por Deus que você? A pergunta de quais qualidades uma possível “candidata” para ser sua esposa deve ter é muito importante. Muitos e muitos homens se casam apenas por causa de atração emocional e física, e isso pode ser uma receita para o fracasso.

O Senhor perguntou a Israel: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). Esse é o ideal, mas a realidade é que casais nem sempre concordam em tudo. No entanto, podemos concordar em discordar dentro da estrutura de ordem que Deus estabeleceu. Portanto, ter uma atitude mental clara sobre nossas expectativas e comunicação um com o outro sobre essas expectativas é muito importante, e isso deve acontecer antes do casamento, não depois. Negociações são fáceis antes do contrato ser assinado e selado. Nunca devemos nos casar com a idéia de que podemos mudar nosso cônjuge depois do casamento.

Quais são algumas qualificações que agradam a Deus que um homem deve procurar em uma mulher que pode se tornar sua esposa? A Bíblia nos dá alguns princípios que podemos usar para criar um retrato de uma mulher que talvez possa se tornar uma boa esposa. O Apóstolo Paulo diz que a mulher deve se submeter ao seu marido como ao Senhor (Efésios 5:22-24). Se uma mulher não entregou-se a Deus, ela provavelmente não vai enxergar submissão ao seu marido como algo necessário para o seu bem-estar espiritual. Não podemos realizar as expectativas de ninguém se não deixarmos Deus encher-nos primeiro com Ele mesmo. Uma mulher com Deus no centro de sua vida é uma boa candidata para ser uma esposa.

O apóstolo Paulo também nos dá as qualidades de uma mulher em suas instruções para as qualificações de um líder da igreja local (1 Timóteo 3). Podemos achar essas qualidades em 1 Timóteo 3:11: “Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”. Em outras palavras, essa é uma mulher que não é super orgulhosa, sabe quando falar e quando ficar calada, e é capaz de estar ao lado de seu marido com confiança. Ela é uma mulher cujo foco principal é seu relacionamento com o Senhor e o seu crescimento espiritual.

As responsabilidades do casamento são maiores para o marido, pois a ordem de Deus o coloca como o cabeça de seu esposa e família. Essa liderança é baseada no relacionamento entre Cristo e a igreja (Efésios 5:25-33). É um relacionamento baseado em amor. Assim como Cristo amou a igreja e Se entregou por Ela, o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Portanto, o relacionamento pessoal e espiritual do homem com Deus é de grande importância no sucesso de seu casamento e família. Sacrifício voluntário e força para escolher ser um servo para melhorar o seu casamento são as características de um homem espiritual que está amadurecendo e que honra a Deus. Fazer uma escolha sábia de uma esposa baseada em qualidades bíblicas é muito importante, mas de igual importância é o crescimento espiritual e contínuo de tal homem e o processo de entregar sua vida à vontade de Deus. Um homem com seus olhos fixados em Deus e que quer ser o homem que Deus quer que ele seja vai poder ajudar sua esposa a ser a mulher que Deus quer que ela seja e vai poder levar o seu casamento a ter a união que Deus, ele e sua esposa querem que seu casamento possua.

Pra fazer valer... rs:

Guia da Boa Esposa

Eu acho que já tinha ouvido falar desse tal guia, o Good Wife Guide, mas por motivos óbvios nunca me preocupei em procurar. Mas hoje ouvi a notícia que refizeram a pesquisa na Inglaterra para definir o perfil de uma boa esposa...

No século XXI esses foram os resultados:
84% dos homens acreditam que as tarefas domésticas devem ser divididas entre os cônjuges
69% admitem procurar esposas que tenham habilidade para gerenciar as finanças da casa
59% acreditam que a principal qualidade de uma boa esposa é a igualdade, ou seja, levar uma vida semelhante à do parceiro em termos de sucesso profissional, qualidade de vida e objetivos na carreira e vida familiar
56% dos homens buscam uma esposa que permita que eles passem tempo com os amigos
48% dos entrevistados querem mulheres que saibam cozinhar
27% querem uma companheira que tenha uma alimentação saudável
22% acreditam que a mulher ideal bebe...

A parte genial é comparar com o ideal da década de 50, do manual original:

Tenha o jantar pronto. Planeje antecipadamente, até mesmo na noite anterior, para ter uma deliciosa refeição pronta quando ele voltar do trabalho. Este é um modo de deixá-lo saber que você tem pensado nele e que está ciente de suas necessidades. A maioria dos homens está faminta quando chegam em casa e a expectativa de ter uma boa refeição ( é parte da calorosa recepção que ele precisa).

Prepare-se. Leve uns 15 minutos para descanso, e então você estará renovada quando ele chegar. Retoque sua maquiagem, coloque uma fita em seu cabelo e tenha uma boa aparência. Ele deve estar cheio de ver pessoas vestidas para o trabalho.

Esteja um pouco mais alegre e interessada por ele. Seu dia chato precisa de uma melhorada e um de seus deveres é providenciar isso.

Limpe a bagunça. Faça uma última inspeção pelas partes principais da casa pouco antes de seu marido chegar.

Recolha os livros escolares, brinquedos, papéis e etc e então passe uma flanela sobre as mesas.

Nos meses mais frios do ano você deve preparar e acender um fogo para aquecê-lo. Seu marido se sentirá como em um refúgio de descanso e ordem, e você também se sentirá bem. Afinal, prover seu conforto irá lhe trazer uma imensa satisfação pessoal.

Prepare as crianças. Dedique alguns minutos para lavar as mãos e rostos das crianças, se elas forem pequenas, penteie seus cabelos e, se preciso, mude suas roupas. Elas são um pequeno tesouro e ele deve gostar de vê-las brincando. Minimize todo e qualquer ruído. No momento em que ele chega, elimine todo o ruído da máquina de lavar, secadora ou do aspirador. Encoraje as crianças a ficarem quietas.

Fique feliz em vê-lo.

Receba-o com um sorriso terno e mostre sinceramente o seu desejo de agradá-lo.

Escute-o. Você deve ter muitas coisas importantes para lhe dizer, mas o momento de sua chegada não é o mais apropriado. Deixe-o falar primeiro – lembre-se, os assuntos que ele tem a conversar são mais importantes que os seus.

Faça com que a noite seja dele. Nunca se queixe se ele chegar tarde em casa ou se ele sai para jantar ou se divertir sem você. Ao invés disso, tente entender o seu mundo de pressão e stress e sua real necessidade de estar em casa e relaxar.

Seu objetivo: Tentar certificar-se que seu lar é um lugar de paz, ordem e tranqüilidade onde seu marido pode se renovar em corpo e espírito.

Não o receba com queixas e problemas.

Mantenha-o confortável. Faça-o sentar-se em uma poltrona confortável ou o deite na cama. Tenha uma bebida, quente ou gelada pronta para ele.

Arrume sua almofada e ofereça-se para tirar seus sapatos. Fale com ele de forma suave e em voz baixa.

Não lhe pergunte questões sobre suas ações ou questione seu julgamento ou integridade. Lembre-se, ele é o dono da casa, e como tal ele sempre exercerá sua vontade com hombridade e sinceridade. Você não tem o direito de questioná-lo.

Uma boa esposa sabe sempre qual é o seu lugar.


Manual da boa esposa???!!!??? Uhauhauhauhauha!!!

Apesar das respostas de hoje serem bem mais amenas, igualitárias, ajustadas a um mundo politicamente correto, ainda assim é ridículo imaginar que alguém pense em características ideais para marido e mulher.
Piadas a parte, fico lembrando dos inúmeros casos que o homem ou mulher ideal de uma pessoa, aqueles que são a metade da laranja, são completamente o oposto de todos os planos, as descrições... a maioria das vezes o nosso ideal nos surpreende a cada dia, com uma faceta nova, com uma característica diferente, até um defeito que odiávamos e se torna até charmoso, simplesmente porque aquela pessoa é a ideal de verdade... sem listas, sem parâmetros, sem previsões...