E, por falar em bom senso...


Bom senso pode ser definido como a forma de "filosofar" espontânea do homem comum, também chamada de "filosofia de vida", que supõe certa capacidade de organização e independência de quem analisa a experiência de vida cotidiana.
É a escolha de alguns critérios para decidir sobre os problemas e dúvidas encontrados. Criteriosidade, porém, pouco rigorosa. Mesmo não tendo acesso à filosofia e à ciência, alguns homens são capazes de desenvolver um senso crítico, uma sabedoria de vida, por meio da qual podem assumir uma postura de certa independência em relação à avalanche de informações e pressões ideológicas que os cercam a todo instante.
O bom senso possibilita avaliar, com certo grau de crítica, o transcorrer dos fatos e a maneira vulgar de pensar.
Refere-se ao ato de raciocinar do ser humano (juízo claro, prudência, etc).

Quando o bom senso fala mais alto

O bom senso é uma preciosa forma de administrar soluções.
Preciosa porque o bom senso só é percebido quando a solução desejada ocorreu de fato e conquistou o resultado pretendido.
O que é mais interessante é que por mais que uma pessoa queira ter bom senso, este é percebido e entendido como parte de sua personalidade: a pessoa soluciona algo por considerar as variáveis internas e externas que conhece ou até desconhece, ponderando os prós e contras e transformando o seu discernimento em decisão.
Conclusão: quem tem bom senso sabe pensar melhor.
No mundo dos negócios constantemente você precisa usar de bom senso para decidir.E as decisões devem ser precisas pois em muitos casos não há volta no posicionamento e pode significar mudança de rumo de estratégia, o que sempre é complicado.
Quando as pessoas se dão conta de que as suas decisões são estratégicas e podem afetar enormemente o que vem à frente, então a tendência de quem pensa no futuro é usar o bom senso: medir, mapear, ouvir, refletir e finalmente se posicionar.
O bom senso se caracteriza por você buscar pensar como se fosse o outro e quando você se coloca no lugar do outro, entende o que parece inexplicável e foca em resolver.
Não quer dizer que você tenha de concordar com todos ou chegar a um consenso, que muitas vezes pode não ser a solução, mas significa que você está decidindo conscientemente e sabe as implicações e impactos que virão, sem falar nas necessidades de alinhamentos que possam surgir.
Nem sempre é fácil, mas é necessário para amadurecer e crescer.
Agir com bom senso é como uma metamorfose que não deve ser nada fácil, mas no final o resultado é excelente.
É importante então que você observe como decide e busque entender os resultados que obtém. Esta é melhor estratégia para amadurecer profissionalmente e conhecer verdadeiramente o seu próprio perfil.
Quando o seu bom senso falar mais alto nas suas ações e você perceber que é um processo natural, aí você já estará no “piloto automático” e perceberá que entendeu o valor que este agrega no seu resultado.
Assim você conquistou o melhor dos lugares: o da serenidade.

“Se você vai consertar uma motocicleta, a primeira e mais importante ferramenta é uma boa porção de bom senso e audácia desassombrada. Se você não tem bom senso, nem desassombro, é melhor você recolher as demais ferramentas e guardá-las, porque não lhes serão úteis. Bom senso desassombrado é a gasolina psíquica que alimenta a máquina e a põe em movimento. Se você não tem esse combustível, não há maneira de consertar-se a moto. Contudo, se você tem bom senso desassombrado e sabe conservá-lo, não há absolutamente no mundo inteiro quem possa impedir que a moto seja consertada. Está determinado que a moto se consertará. Portanto, o que se deve controlar o tempo todo, o que se deve preservar antes de qualquer outra coisa, é o bom senso e a audácia desassombrada”

Aqui vai algumas dicas para manter seu bom senso sempre em cima:

* O dia de hoje é singular! Nunca aconteceu antes e jamais se repetirá.
* Terminará à meia-noite, tranqüilo, repentino e totalmente. Para sempre. Entretanto, as horas que medeiam este instante e a meia-noite constituem oportunidade para ser sensato.
* Viva o dia de hoje integralmente, sensatamente - como se fosse seu último dia na terra. Pode ser mesmo.