Cabelos de Arrasar!


Escolhendo a Cor Ideal
Primeiro passo: respeite os limites. Um cabelo pode ser clareado somente até dois tons e meio em relação à cor natural, ou seja, um cabelo preto jamais ficará loiro - blonder a lá Marilyn Monroe já na primeira coloração, mas sim, loiro - acinzentado. Para mudanças drásticas da cor é necessário, antes, descolorir os fios.
Segundo passo: leve em consideração seu tipo físico. Quem tem pele, olhos e cabelos claros deve apenas acentuar o loiro natural dos fios com nuanças de reflexos dourados ou avermelhados. Quem tem pele clara e cabelos de tom médio combinam com matizes avermelhadas. Quem tem pele, olhos e cabelos escuros pode abusar de tons castanhos (vermelho, caju, acobreado deixam aspecto mais escuro e sombrio). Quem tem pele clara, olhos e cabelos castanhos fica com todas as gamas de castanhos, além dos reflexos dourados, cobre e vermelho - claro, pois esse é o tipo mais versátil, podendo se beneficiar de uma grande variedade de nuanças.
Terceiro passo: coloque a personalidade e a vida profissional na balança. A coloração do cabelo precisa estar harmoniosa com sua imagem. Uma pessoa tímida, por exemplo, não combina com cores muito chamativas e empregos formais pedem um look discreto.
Quarto passo: evite mudanças radicais para não se arrepender depois. Mesmo que seu tipo físico combine com a cor escolhida, faça a alteração de cor gradativa a cada mês, assim, o risco de não gostar do resultado final fica minimizado.
Conheça as Diferenças Entre as Colorações As prateleiras estão repletas de colorações de várias marcas e tipos, e se você não souber traduzir o que cada uma promete, de acordo com seus anseios, com certeza comprará gato por lebre.
Coloração temporária Capaz de alterar a cor dos cabelos sem penetrar na estrutura dos fios (deposita-se na superfície) essa coloração é compatível com outras substâncias químicas para alisamento, relaxamento e permanente. Perfeita para intensificar ou dar uma nova tonalidade à cor natural, não contém amônia nem oxidantes: sua fórmula é suave e dura em média seis lavagens. 1OBS: Mesmo para as colorações ditas temporárias os tons mais claros que seu cabelo costumam ser permanentes, pois não colorem mas sim tiram a pigmentação natural dele. 2OBS: Caso você tenha usado uma coloração de cor escura mesmo que temporária não tente usar uma cor mais clara. Pois ela só pegará na raiz, neste caso vá colorir seus cabelos em um profissional qualificado.
Coloração semi-permanente Com fórmula isenta de amoníaco, mas com oxidante, não altera a cor original do cabelo, apenas se sobrepõe a ela. Sem clarear os fios, tem o poder de colorir no mesmo tom ou num tom mais escuro e, por isso, também é conhecida como coloração tom-sobre-tom. Permanece nos fios cerca de um mês, dependendo das lavagens, e sai gradativamente. Sem causar danos à estrutura dos cabelos, uniformizando o tom e mantendo a transparência natural dos cabelos (perceptível sob a luz), a coloração semi-permanente pode ser aplicada após uma permanente ou mesmo outra coloração.
Coloração permanente À base de amônia e oxidante, é a única que altera a cor natural do cabelo: penetra na fibra capilar, abrindo completamente as escamas, modificando o pigmento e deixando os fios mais claros, mais escuros ou no mesmo tom. Por seu efeito profundo e duradouro — depois de um mês, apenas a raiz precisa de retoques — fica difícil ter a cor dos cabelos naturais de volta. É preciso deixá-los crescer, apelar para um corte bem curtinho ou ainda aplicar uma coloração idêntica à natural, pelo menos três vezes consecutivas, em intervalos de vinte dias. OBS: Quando for retocar a raiz, preocupe-se em pintar apenas elas, pois com isso ressecará menos as pontas (dica importantíssima para cabelos descoloridos)
Henna: Colorindo os Cabelos Naturalmente Embora a Henna seja um tratamento de origem vegetal (à base de folhas secas e trituradas que fornecem um pigmento avermelhado), pode ser classificada entre as colorações temporárias. Além de mudar a cor, encorpa os cabelos lisos e finos, combatendo a oleosidade excessiva. O pó da Henna (vermelho) proporciona tons sempre avermelhados aos fios. É claro que isso vai depender da cor original dos seus cabelos: quanto mais claros eles forem, mais ficarão puxados para o tom de cenoura (ruivo) e quanto mais escuros, maiores serão os reflexos avermelhados. O tempo de aplicação da Henna também determina a intensidade do vermelho, ou seja, quanto mais tempo ela ficar nos cabelos durante a aplicação, mais forte será a cor. Existem também Henna de cor preta - não aconselhável para cobrir os fios brancos, pois pode deixá-los com reflexos azuis ou verdes - e neutra - apenas dá brilho e encorpa os cabelos. 1OBS: Existe também a Henna loura, não use, meus cabelos ficaram verde-limão com ela. 2OBS: Mas cuidado, a Henna é incompatível com qualquer outra química e se for aplicada num cabelo permanentado pode alisá-lo.
Cuidados Especiais: * Para garantir resultados 100% satisfatórios, antes da aplicação faça o teste de sensibilidade: prepare uma amostra do produto e coloque na nuca, atrás da orelha ou na dobra do braço. Se dentro de 24 horas não surgir irritação, coceira ou queimadura, é sinal de que você não é alérgica a ele.
* Se os seus cabelos forem alisados, permenentados ou relaxados, consulte um profissional para saber quando você poderá colori-los: a união das químicas dos produtos pode deixar você literalmente careca.
* Leia atentamente a bula do produto e só então comece a colorir os cabelos, seguindo corretamente as instruções. Não pense que deixando a tinta 10 minutos a mais nos cabelos ela terá uma melhor penetração nos fios; ao contrário, prejudicará as pontas.
* A não ser que você esteja usando água oxigenada com amônia, mesmo sendo um crime, quanto mais tempo ficar mais claro ficará seu cabelo.
* Para a coloração não manchar sua pele, antes de aplicá-la, coloque um pouco de hidratante na testa, orelhas e nuca - a gordura do hidratante retém o produto.
* Depois da coloração, os cabelos merecem cuidados redobrados: os fios ficam com os poros mais abertos, absorvendo mais a sujeira e ressecando com mais facilidade. Para protegê-los, além dos banhos de creme, aplique shampoos e condicionadores específicos para cabelos coloridos (à base de antioxidantes, conservam a cor por mais tempo e neutralizam a química).