Desmistificando


Se você pensa que bruxa não existe, você está enganado. Elas existem e estão cada vez mais pertos de nós. As bruxas das quais falaremos, não são velhas, feias, enrugadas, com grandes verrugas e narizes compridos, como as dos contos de fadas. Também não tem uma escola interna de magia e bruxaria para crianças e adolescentes onde jogam “quadribol” montados em vassouras e usam roupas compridas.

Hoje em dia o estereótipo mais comum para bruxas, são pessoas que se vestem de preto e ostentam pentagramas no pescoço. Isso nos faz pensar numa espécie de uniforme das bruxas, que há de ser adotado. Tais pessoas, no entanto, mal percebem que estão fazendo de si mesmas a imagem que a sociedade, de uma forma ou de outra, criou das bruxas. Ao falar-se em bruxas, a maior parte das pessoas ainda espera ver uma figura sombria, vestida com roupas sombrias e quiçá exóticas, portanto símbolos demoníacos. Esse estereótipo vem sendo reforçado por vários praticantes da bruxaria, que parecem, em muitos casos, fazer questão de pareceram-se com as bruxas dos contos de fada. Não existe justificativa alguma para isso, a não ser uma necessidade inconsciente de chocar, de ir contra os padrões estabelecidos por uma sociedade da qual a pessoa se sente excluída, por um motivo ou por outro. (Por que seria, né?!)

Tecnicamente, o feiticeiro seria uma pessoa possuidora de conhecimentos sobrenaturais, sob a forma de bruxaria ou magia. Serve-se de poções, cuja eficácia depende de palavras mágicas, proferidas segundo determinados rituais, já que acredita estar investido de forças sobrenaturais, adquiridas por meio da comunicação com os espíritos dos mortos. Já a palavra mago, empregada na Bíblia, é tradução grega magoi do hebraico hartom, e refere-se à pessoa que pertence a classe dos escribas sagrados, peritos na escrita e possuidor de vastos conhecimentos, inclusive ocultos. No Egito, dois magos se opuseram a Moisés. Os feiticeiros e magos existiram também na Babilônia, Síria e outros países pagãos.


Deus, através da Bíblia, fala bastante sobre bruxaria e deixa bem claro as conseqüências para quem a pratica. Em primeiro lugar, não se pode fazer distinção entre bruxaria branca ou negra, porque bruxaria é bruxaria. “O ritual da magia, em si mesmo, já é um erro, sem nem pensar nos motivos alegados pelos seus praticantes” *01 , como é o caso, por exemplo, da “solidariedade” do tipo Robin Hood que é falsa, e não justifica o furto. “A verdadeira magia, não é negra nem branca. É ambos, pois a Natureza o é. É boa e cruel ao mesmo tempo. O Bem e o Mal estão em nós. A vida tem o seu equilíbrio”.*02 Não podemos deixar de concordar com essa frase, apesar de não apresentar grandes valores cristãos é verdadeira em dizer que não podemos dividir a bruxaria. O maior erro que alguém pode cometer é de pensar que existe bruxaria “boa”. A Bíblia nos adverte sobre o perigo de confundir o que é reto e luminoso com o que é perverso e escuro “... que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Coríntios 6:14b) e "ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridão luz e da luz, escuridão; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" (Isaías 5.20).


A bruxaria, nunca cresceu tanto quanto nos últimos anos. Nunca vimos, ouvimos e falamos tanto de bruxaria antes, provavelmente nem no período de caça as bruxas. Parte desse sucesso todo está sendo atribuído ao crescente número de mídias que tratam disso. Desde seriados de TV como “Sabrina, aprendiz de feiticeira” passando por filmes e livros como os da série “Harry Potter”, que aliás, são considerados os maiores polarizadores da bruxaria no mundo. “Em Harry Potter há pelo menos dois elementos que andam lado a lado. O lado cômico, em que a autora faz paródia com os elementos clássicos da magia, e o lado negro, em que a magia é usada como uma arma tanto pelos bons quanto pelos maus. Qual é o lado mais pernicioso? Na realidade, não se pode evitar a conexão desses dois lados, pois, em ambos a magia é usada como meio de dominação e intimidação. E embora seja tolice julgar que todo leitor dessa série será tentado a se transformar num bruxo, é ainda mais insensato imaginar que ninguém será tentado a usar a feitiçaria como defesa contra pessoas ou eventos que o ameacem, e como forma de maldade e vingança contra outras pessoas.” *01 A Bíblia nos adverte que ou você é por Deus, ou é contra ele. Não há meio termo. Ou suas atitudes são boas ou más. Quem nos faz pensar que algo é bom, quando na verdade não é, é o diabo. Ele é o pai da mentira, e quer nos enganar. “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios...” (I Timóteo 4:1). A Bíblia considera as práticas de idolatria, feitiçaria e magia atividades relacionadas às forças satânicas. “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.” (I Samuel 15:23). Na Bíblia nunca se faz menção do feiticeiro a não ser em conexão com os demônios familiares, porque pertencem a mesma classe dos que invocam os espíritos dos mortos.

Com a ajuda da Bíblia podemos desmentir todas as doutrinas que os bruxos acreditam corretas. Como alguém pode adorar a natureza, se há um poder muito maior que a criou, Deus. Todo Gênesis (que inclusive significa começo) narra como Deus criou toda a natureza. Da grandiosidade do universo até a simplicidade da mais pequena planta. Deus deixa claro que “ao Rei eterno, imortal e invisível, o único Deus – a ele sejam dadas honra e a glória, para sempre! Amém”.(I Timóteo 1:17). Em inúmeras passagens encontramos julgamentos contra os bruxos. Em Isaías 47 Deus conta o que vai acontecer com Babilônia, uma cidade corrompida, que crê em feiticeiros. “Eu sei que você sabe fazer despachos e que suas feitiçarias são poderosas; mas tudo isso não adiantará nada... Você se sentia segura na sua maldade e imaginava que ninguém via o que estava fazendo. Foram a sua sabedoria e o seu conhecimento que a enganaram... Por isso cairá desgraça sobre você, e as suas feitiçarias não valerão nada. A sua destruição está chegando e não haverá jeito de escapar dela... Apesar de todos os conselheiros que tem, você não poderá escapar. Que os seus astrólogos se apresentem e a ajudem! Eles estudam o céu e ficam olhando para as estrelas a fim de dizerem, todos os meses, o que vai acontecer com você... É isso que acontecerá com os seus adivinhos, com os quais você tem lidado toda sua vida. Todos irão embora, cada um seguindo o seu próprio caminho; nenhum deles poderá salvar você.” (Isaías 47: 09a, 10a, 11a, 13 e 15).

A Bíblia deixa clara sua veemente condenação contra qualquer envolvimento com a feitiçaria também nas seguintes passagens:

* “Mate toda mulher que fizer feitiçaria”. (Êxodo 22:18)

* “Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Levítico 19:31)

* “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles” (Levítico 20:27)

* “Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti Perfeito serás para com o Senhor teu Deus Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.” (Deuteronômio 18:10-14)

* “a feitiçaria tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”. (Gálatas 5:20)


por Ênio Augusto Trzeciak Marques