Dicas de alimentação e atitudes saudáveis


Lembre-se que emagrecer e engordar é como uma caderneta de poupança, “matemática pura”.

Se você gasta mais do que ganha, é necessário tirar da poupança. Gastar mais calorias do que se consome, EMAGRECE.

Se você gasta menos do que ganha, sobra e vai pra poupança. Gastar menos calorias do que se consome, ENGORDA.

O ser humano se alimenta para viver, mas muitos vivem para comer.

E você, em que grupo esta ?

Se alimentar de modo saudável, é só uma questão de fazer as escolhas certas e na hora certa.

Emagrecer com saúde, não quer dizer que tenhamos que nos privar de um determinado alimento, mas sim que devemos reeducar nossos hábitos alimentares, ingerindo alimentos com moderação e equilíbrio.

Se você gosta de alimentos calóricos, “reduza,” mas não necessariamente elimine-os de sua dieta. Utilize-se deles em horário diurno para que você gaste estas calorias durante o dia.

Evite ao máximo ingerir alimentos calóricos no período noturno, pois estas calorias não serão “gastas” e conseqüentemente se transformarão em gorduras localizadas e ganho de peso.

Mastigue muito bem cada porção de alimento levado à boca e desfrute o sabor deles, comendo-os devagar e prazerosamente. Comendo devagar, come-se muito menos e você facilita o processo do seu aparelho digestivo na assimilação dos nutrientes ingeridos.

Coma menos quantidade a cada vez e com mais freqüência, evitando assim a fome excessiva e as grandes refeições, pois elas podem exigir muito esforço do seu sistema digestivo.

Mude gradualmente seus hábitos alimentares, para permitir que seu corpo tenha tempo suficiente para se adaptar.

Crie o hábito de comer porções de frutas, legumes e vegetais ao dia. Eles ajudam a fornecer vitaminas, minerais, oligoelementos e fibra alimentar ao nosso organismo.

A gordura alimentar ( que ingerimos ), pode se converter totalmente em gordura corporal ( localizada ). Por isso controlar a ingestão de gordura saturada ( aquela gordura sólida em temperatura ambiente ) é tão importante quanto reduzir o consumo geral de calorias. Substitua os alimentos ricos em gordura por alimentos pobres em gordura.

Evite frituras, mas se tiver que faze-las, use óleos de girassol, milho ou canola e não reutilize o óleo da fritura.

Alimentos cozidos, assados e grelhados são mais saudáveis do que os fritos.

O alimento é mais rico em seus nutrientes e portanto mais saudável, quanto mais “in natura” e menos exposto ao calor do fogo. Quanto mais se aquece os alimentos, mais se perde em vitaminas e sais minerais que são evaporados pelo aquecimento.

Utilize azeite de oliva para temperar as saladas, pois é muito mais saudável.

Evite a ingestão excessiva de sal, pois além de reter água no organismo, fazendo o corpo inchar e ganhar peso, aumenta-se a pressão arterial, propiciando um enfarto e outros males.

Evite também a ingestão excessiva de açúcar, pois além das calorias, o excesso pode baixar o nível de imunidade no corpo humano.

Beba pelo menos dois litros de água diariamente ( 8 copos ). A água ajuda a eliminar as impurezas do organismo e a manter o corpo devidamente hidratado ( além de evitar cálculos renais ).

Beba um grande copo de água meia hora antes de cada refeição, para evitar que se coma em excesso ( além dos benefícios já ditos na “dica” acima ).

Para evitar a tensão e o stress, reduza a ingestão de café e chá no decorrer do dia.

Reduza ao máximo a ingestão de bebidas alcoólicas.

Durma de seis a oito horas por dia. O sono revigora o organismo.

Procure ter e manter regularmente uma atividade física ( sem exageros ), pois ajuda a aliviar o stress e tensões musculares, elimina os radicais livres através do suor, aumenta o gasto diário de calorias e conseqüentemente proporciona um maior bem estar.

Assuma a responsabilidade pela sua nutrição diária. Inclua suplementos nutricionais no seu dia a dia, para assegurar que seu organismo receba nutrientes essenciais em abundância para o seu perfeito funcionamento.

E finalmente,... Siga a sua verdade,...

Faça aquilo que lhe faça bem,... e não apenas para agradar aos outros.

Aprenda a dizer não,... quando de fato assim o desejar.

Viva e deixe viver,... Seja Feliz !!!