A Busca do Equilíbrio


Eu sempre tive muita pressa em aprender e em conseguir as coisas na vida. Com certeza, foi por isso também que errei muito. Eu ainda não havia encontrado o meu equilíbrio interior e também não conseguia entender aquela frase popular: “indo devagar, se chega mais rápido”. Só depois de muitas cabeçadas é que fui entendendo o seu real significado na vida.

Vamos exemplificar:

Imagine que você esteja fazendo uma viagem num carro muito veloz, e um amigo seu num outro carro não tão veloz assim, ou pelo menos não vinha na mesma velocidade que você.

Você ia na frente correndo muito, ultrapassando sempre os carros que iam na sua frente em menor velocidade. Não estou querendo dizer com isso que você estivesse guiando seu veículo de modo imprudente, mas sim, que você estava com pressa de chegar e vinha tirando maior proveito da potência de seu veículo.

Desse modo, o seu amigo que vinha no outro carro, foi ficando cada vez mais para trás e mais distante.

As pessoas são assim mesmo, algumas têm muita pressa em chegar, enquanto outras estão satisfeitas com o ritmo de suas vidas.

Imagine que você estivesse com muita pressa de chegar. Continuava a guiar rapidamente pela estrada. Num determinado ponto dela você ultrapassou um ônibus; só que ao ultrapassá-lo, você ficou sem condições de ver a placa sinalizadora ao lado da pista, que indicava o rumo da cidade que você buscava.

Consequentemente, você não fez a conversão necessária para adentrar na outra pista que o levaria a seu destino, ou seja, você passou da entrada da cidade que queria visitar e só se deu conta a quilômetros na frente.

Para voltar você foi forçado a seguir por mais alguns quilômetros nesta estrada até encontrar um retorno, e só então começou a se dirigir novamente para a cidade desejada.

O final da história você já deve ter adivinhado. O seu amigo apesar de ter seguido pela mesma estrada e com muito mais lentidão do que você, acabou chegando primeiro, mais descansado, com algum tempo de vantagem e ainda economizou combustível.

Assim também acontece na vida. Claro que não podemos generalizar, mas às vezes, as pessoas mais dinâmicas e arrojadas, que teriam tudo para vencer com mais facilidade, são justamente aquelas que mais demoram, por causa da impaciência e da desatenção que provém da pressa, que é um dos “fatores” prejudiciais já citados anteriormente na escolha das atitudes.

Seja dinâmico e arrojado, mas tenha consigo também a calma e a serenidade para agir com sabedoria, ou seja, o equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para o seu sucesso.

É como já disse, o importante não é correr para chegar rápido, mas sim, ter a certeza de estar trilhando o caminho correto. E paradoxalmente, indo devagar, você vai conseguir chegar mais rápido, vai se expor bem menos ao perigo e gastar menos energia vital.

Na vida eu já cometi diversos erros até o presente momento, e não estou livre de cometer outros. Na verdade ninguém está. Claro que com o passar do tempo vamos adquirindo uma certa experiência para lidar com esses problemas. A vacina definitiva contra este mau não existe, o que existe é um tratamento preventivo e contínuo que quando aplicado de modo incessante, é totalmente confiável e eficaz.

Esse tratamento milagroso se chama Vigilância de Consciência. Consiste em se manter vigilante vinte e quatro horas por dia, com relação a todas as suas decisões e atitudes, e fazer de si mesmo um juiz imparcial dos próprios atos, por mais insignificantes que possam parecer.

Se adotarmos seriamente essa postura diante de cada decisão a se tomar na vida, nos perguntando qual seria a possível consequência deste determinado ato; com certeza muitas decisões seriam adiadas ou mudadas, e certamente o futuro também.

O ser humano precisa cultivar a determinação e a paciência do pássaro João de Barro, que faz a sua casa com toda calma, segurança e capricho. Enquanto os outros passarinhos usam pequenos gravetos e folhas para construírem seus ninhos, em cima de galhos que balançam; o João de Barro busca o barro na beira das represas e lagos; para fazer a sua casinha em cima de árvores com galhos fortes e seguros.

Fazer bem feito demora um pouco mais, mas consequentemente se faz uma única vez. Com isso acaba-se ganhando tempo para se fazer outras coisas.

Ser dinâmico e arrojado é bom, mas muito melhor é somar a isso a calma e a serenidade para chegar ao equilíbrio.

Ter equilíbrio é buscar a perfeição, é evoluir.