Tenha a santa paciência

"Nunca descarregue sobre outras pessoas os problemas que são seus. Veja bem: desabafar, pedir um conselho, dividir o peso de uma decisão é algo bem diferente de despejar em alguém sua raiva, seu descontentamento, seu desgosto. Afinal, de quem é a culpa se algo não vai bem em sua vida ou se alguma dificuldade incomoda você? Sim, é ótimo poder pedir socorro, mas não seja ríspida nem impaciente.

Quanto mais ressentida você se sentir, mais transmitirá aos outros essa energia negativa e mais tristeza sentirá. Sentimentos ruins atraem sentimentos ruins, assim como sentimentos bons atraem sentimentos bons. O que é melhor? Então, acalme-se e seja mais tolerante, de modo a compreender, aceitar e lutar para melhorar as circunstâncias externas.

Não bata de frente com as dificuldades. Enfrente o problema, não as pessoas. Transforme o seu medo em fé e sua raiva em esperança. Sim, coisas ruins acontecem, mas também é fato que muitas coisas boas surgirão à sua frente. Depende apenas de você a decisão de dar mais poder e valor às coisas ruins do que às coisas boas. Pense nisso — e logo você se sentirá mais feliz."

"Paciência para emboscar o inimigo!"

"A paciência é um tesouro oculto"

"Paciência excede sapiência"

"A paciência vence todos os obstáculos"

"Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais."

"Há certas virtudes que deveriam ser vendidas – a aí, claro, imediatamente deixariam de ser virtudes. Mas, fora de brincadeira, numa sociedade que comercializa e consome quase tudo, não seria ótimo se a gente pudesse comprar, por exemplo, alguns quilos de paciência?
Estou começando 2009 com o mesmo propósito que me move todo começo de ano (já há alguns anos): ser uma pessoa mais paciente. Mas, pelo andar da carruagem (que está andando devagar demais pro meu gosto), já vi que vai ser outro ano de paciência zero.
Com quê? Com tudo. Buzinas, motoqueiros cortando pela direita, crianças gritando nos restaurantes e os pais impassíveis, como se elas não fossem deles, gente falando alto no celular, gente sem limites…
Acho admiráveis essas pessoas que conseguem se desligar de qualquer barulho, perdoar os excessos alheios, não se irritar com crianças e adultos mal-educados, manter a calma no trânsito, ficar sem reclamar em filas que não andam. Os calmos, os controlados, os tolerantes – esses é que sabem das coisas. Vivem e deixam viver. Provavelmente vivem mais do que nós, os impacientes.
Hoje fiquei pensando em como é difícil ser uma pessoa legal. Como acumulamos defeitos… Como escorregamos… Como somos complacentes com nós mesmos.
É maravilhoso ter a capacidade de se julgar de forma rigorosa e julgar o outro com olhar generoso. Como é fácil fazer o contrário… Como nos perdoamos com facilidade e reservamos o rigor pro outro…
Enfim, 2009 está aí pra nos dar outra chance. Resta saber se vamos estar à altura e se queremos essa chance, afinal, algumas pessoas já provaram que não a querem..."