Deus entre os “Cansei”


"Não se deve tomar o nome de Deus em vão. Mas não seria irreverência ao seu nome colocá-lo entre a multidão que está participando do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros, mais conhecido como “Cansei”. Enquanto muitos estão cansados de tanta corrupção, de tanta injustiça, de tanta hipocrisia, de tanta pornografia, de tanta irresponsabilidade, de tanta bala perdida, de tantos crimes, de tantos acidentes aéreos — o cansaço de Deus não é muito diferente.


Ao se dirigir ao povo de Israel por intermédio do profeta Isaías, Deus declara: “Vocês me cansaram com os seus pecados e me aborreceram com as suas maldades” (Is 43.24, NTLH). Em ocasião anterior, Deus já havia se queixado da hipocrisia religiosa do povo: “As Festas da Lua Nova e os outros dias santos me enchem de nojo; já estou cansado de suportá-los” (Is 1.14, NTLH).


Jesus também externa o seu cansaço: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los?” (Mt 17.17).


Talvez essa semelhança entre o clamor do povo e o clamor de Deus nos ajude a entender melhor a reação do Senhor frente à teimosia pecaminosa do ser humano."