Sobre veganismo e vegetarianismo (muito interessante!)

É pra chocar mesmo!!!!!


O veganismo é uma filosofia prática motivada por convicções éticas com base nos Direitos Animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas.
Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura.
Para o vegano, animais não existem para os humanos, assim como o negro não existe para o branco nem a mulher para o homem. Cada animal é dono de sua própria vida, tendo assim o direito de não ser tratado como propriedade (enfeite, entretenimento, comida, cobaia, mercadoria, etc). Dessa forma veganos propõem uma analogia entre especismo, racismo, sexismo e outras formas de preconceito e descriminação. Preferem usar os termos "animais não-humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".
Embora a filosofia vegana venha sendo praticada há milhares de anos por pequenas comunidades ou indivíduos[carece de fontes?], o termo inglês vegan foi criado em 1944, por Donald Watson mais seis vegetarianos estritos.
Trata-se de uma corruptela da palavra "vegetarian", em que se consideram as 3 primeiras letras e as 2 últimas para formar a palavra vegan. Em português se consideram as três primeiras e três últimas letras (vegetariano), na formação do termo vegano (s.m. adepto do veganismo - fem. vegana). Tem sido usado também o termo veganista para se referir aos adeptos do veganismo.
Muitos começaram sendo apenas (ovolacto)vegetarianos (indivíduos que não comem carne), como o grupo se separou da Associação Vegetariana Inglesa por deixar de consumir laticínios ou quaisquer produtos de origem animal e fundou a Vegan Society, Primeira Sociedade Vegana, cujo slogan é: "Promovendo meios para uma vida livre de produtos de origem animal, em benefício das pessoas, dos animais e do planeta".
As razões para ser vegano variam de indivíduo para indivíduo. Geralmente, como demonstra o slogan citado, baseia-se em argumentos nutricionais (ou de saúde em geral), ecológicos ou ambientalistas, éticos ou filosóficos, religiosos, de sustentabilidade, etc. Todavia, é bom ressaltar que um vegano é, nada mais nada menos, um consumidor diferente, e pode abrigar as mais diversas ideologias dentro da prática de consumo considerada vegana.

Segue uma ilustração para que você entenda melhor (rs):


Por que ser vegano (a)?

Por respeito aos animais!
As indústrias, especialmente a da carne, distorcem os fatos e fazem propagandas bonitinhas, mas a verdade é uma só: todos os anos, bilhões de seres inocentes e capazes de sofrer são submetidos a maus tratos, confinamento, manejo brutal e morte cruel, com a única finalidade de satisfazer à gula de uns e ao apetite financeiro de outros.
Talvez você nunca tenha pensado que porcos, vacas, galinhas, perus, peixes, coelhos, cabritos e outros animais sentem dor, medo e angústia. Mas acredite: eles sentem.
Para ter uma melhor saúde!
Quem não come carne corre menos risco de sofrer de doenças do coração, desenvolver câncer e enfrentar problemas como obesidade, diabetes e hipertensão. Também fica livre de outras doenças relacionadas ao consumo da carne, tais como a doença da vaca louca e a gripe aviária, que já fizeram milhares de vítimas no mundo todo.
Para preservar o meio ambiente!
Você sabia que florestas inteiras são devastadas para darem lugar a pastos? Que o mesmo espaço onde se produz 1 kg de carne, poderia se produzir 80 kg de grãos? Que a industria do couro é uma principais poluidoras das águas? E que a emissão de gás metano contido nos arrotos, flatulências e fezes dos milhões de animais que ocupam as fazendas de criação, é uma das principais causas de poluição do ar e da destruição da camada de ozônio? Pense nisso!
Para acabar com a fome mundial!
A maior parte dos grãos e da soja produzidos hoje no planeta destina-se à produção de rações utilizadas na engorda dos animais de corte. Se estes grãos fossem usados diretamente na alimentação humana, haveria comida mais do que suficiente para todas as pessoas do mundo. Parece utopia, mas não é. Acabar com a fome só é possível se além de haver uma mais justa distribuição da renda no mundo, houver o uso racional dos nossos recursos;
Pelos seus filhos!
Ao livrar seus filhos do consumo de carne , você não estará beneficiando somente a saúde deles. Você também estará contribuindo para que eles vivam num planeta melhor: a indústria da carne é a maior poluidora das águas e destruidora do solo. Essa devastação pode comprometer de maneira irreversível a sobrevivência dos seus filhos e dos filhos dos seus filhos.
Abra o seu coração!
Junte-se aos ambientalistas, militantes da causa animal e outros ativistas do mundo todo. Esta é uma luta pela construção de um futuro livre de devastação, violência, dor e crueldade. Participe! Ao invés de consumir um alimento que causa danos à sua saúde, aos animais e ao planeta, faça como milhões de pessoas em todo o mundo: você pode escolher alimentar-se de frutas, verduras, grãos, castanhas e legumes. Existem inúmeras delícias que esta culinária tão rica oferece.
Você pode também escolher produtos não testados em animais, adotar ao invés de comprar animais domesticos, escolher eventos que não se utilizem deles e contribuir para o fim de tanta crueldade.


Tipos de vegetarianos

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios e ovos.Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango, embora sejam correntes algumas definições mais abrangentes, como semi-vegetariano ou pixo-vegetariano, que incluem dietas com consumo esporádico de peixe ou marisco.

Ovo-lacto-vegetarianos
Comem lacticínios e ovos, além dos produtos de origem vegetal.

Lacto-vegetarianos
Este grupo de vegetarianos exclui os ovos da sua dieta, por vezes por motivos de saúde, visto que o ovo contém um elevado nível de colesterol. No entanto, não sentem necessidade de abrir mão dos lacticínios por vários motivos. Entre eles a suposta dificuldade em excluir todos os produtos que contenham leite ou derivados, porque estão atravessando uma fase de transição para o veganismo ou simplesmente porque gostam dos lacticínios.
Ovo-vegetarianos
Incluem na sua alimentação os ovos, mas excluem o leite e todos os seus derivados.Muitos dos que retiram o leite da sua alimentação fazem-no por preocupações ambientais, compaixão pelos animais ou por motivos de saúde (intolerância à lactose, por exemplo).
Vegetarianos
Também conhecidos como "vegetarianos puros", os vegetarianos são aqueles que excluem apenas da sua alimentação todos os ingredientes de origem animal (ovos, lacticínios, mel, gelatina, etc.).Geralmente são pessoas que pretendem tornar-se veganas, mas que ainda consideram não ter as condições que lhe permitam também excluir produtos animais da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes e de muitos outros aspectos da sua vida diária. Alguns dos argumentos usados para excluir os produtos animais apenas da alimentação são o facto de alguns produtos veganos serem mais caros e ainda um pouco difíceis de encontar. Há ainda quem seja vegetariano puro apenas por motivos de saúde.
Frugívoros
Os frugívoros (também designados como frutívoros) alimentam-se exclusivamente de frutos, grãos e sementes, como tomate, banana, manga, abacate, nozes, pepino, abóbora e amendoim, entre outros.Têm uma alimentação muito semelhante aos veganos, com a diferença que se recusam a utilizar alimentos que matam a planta. Evitam assim todas as raízes, como sejam: cenoura, batata, cebola. Os rebentos são também evitados, como os de soja e alfafa.O frugivorismo, assim como o veganismo, é geralmente encarado como uma forma de vida. Além da recusa em contribuir para a exploração e morte animal, também se recusam a participar da morte das plantas.Quem adopta esta forma de vida geralmente fá-lo por razões espirituais, de compaixão por todos os seres vivos.
Crudívoros
Alimentam-se única e exclusivamente de alimentos crus. Defendem que o homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas e que estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais).




Qual a diferença entre um vegetariano e um vegano?

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de grãos, sementes, vegetais, cereais e frutas, com ou sem o uso de lacticínios e ovos. Os vegetarianos excluem o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe.Um vegano exclui todos os produtos de origem animal não só da alimentação, mas também da roupa, dos produtos de higiene, dos detergentes. É ainda contra todo o tipo de exploração animal (touradas, circos com animais, jardins zoológicos, pesca, caça, etc.) e boicota produtos testados em animais.