Sobre viver o momento



“Só existe o momento. O agora. Só o que você está vivendo neste segundo é real. Isto não significa viver para o momento. Significa viver o momento. É uma coisa muito diferente. Existe valor no passado. Afinal de contas, fez você chegar até onde chegou. Existe valor no futuro, mas está nos sonhos, pois quem pode predizer o futuro? Só o momento tem valor verdadeiro, pois está aí. O amor sabe disso, pois ele não olha pra trás: experimenta o passado e tira o melhor dele. E não olha para frente. Sabe que os sonhos do amanhã permanecem sendo esperados e podem nunca chegar. O amor é agora! É só no agora que o amor é real. O amor só tem significado quando vivenciado no presente.”

“ ‘Se eu só tivesse cinco dias de vida, diria a fulano e sicrano que eu os amo.’ Digo, faça isso agora! ‘Se me restassem cinco dias, eu iria andar na praia e olhar o pôr-do-sol.’ O que é que você está esperando?”.

“Estou muito interessado no agora. Meu mestre me dizia que a maioria de nós vive uma ilusão. Vivemos no ontem; nos preocupamos com o que aconteceu ontem. Não há nada que você possa fazer a respeito de ontem, e você nunca cresceu, se ainda está culpando alguém ou alguma coisa que tenha acontecido ontem. Largue ontem, pois, se não largar, isso ficará pendurado em seu pescoço como um peso morto e o arrastará para o fundo”.

“Caso não saibam, é disso que é feita a vida. Apenas momentos. Não perca-os agora”.

“Nem você nem eu sabemos o que existe no além, mas sabemos o que existe aqui. Isto é a dádiva de deus para vocês, e o modo como vocês a usam é a sua dádiva para Deus”.

“O momento é agora. Não espere por amanhã para dizer a alguém que o ama. Faça-o agora. Assuste-os. Sempre encontro pessoas que dizem: ‘Bom, ela já sabe disso.’ Talvez saiba. Mas você se cansa de ouvir isso?”.