Amizade não é pra qualquer um...


Amizade. Esta é uma palavra difícil de definir, embora esteja em todos os dicionários, com diversas definições.
Um amigo não é qualquer pessoa e qualquer pessoa não serve para ser amigo.
Uma amizade não se faz do dia para a noite, pode até haver uma afinidade entre duas pessoas, mas daí a dizer que são amigos, existe um longo caminho a percorrer.
Para que haja uma verdadeira amizade é primordial que haja confiança entre as duas pessoas. Esta confiança não aparece de repente, do nada, essa confiança é uma coisa que vai se acumulando aos poucos, conforme as duas pessoas vão-se conhecendo.
Para que possa haver amizade entre duas pessoas ou mais, é necessário que se conheçam muito bem, que saibam que o outro é uma pessoa de reputação ilibada, em quem se pode depositar segredos que não se contaria para mais ninguém.
O amigo é aquele que é capaz de fazer e ouvir críticas sem melindrar-se, sem ofender ou ofender-se, é aquele que é capaz de simplesmente ouvir, é com quem você pode contar para ajudar a resolver o problema, não causar outro.
O amigo não é aquele que quando você está com um problema lhe fala palavras de incentivo, de otimismo, que o joga para cima, procura desviar sua atenção do real problema que você trouxe para ser discutido com ele. Este é apenas um conhecido, que não quer saber dos seus problemas, que lhe fala aquilo que você quer ouvir e pronto. Falar o que o outro quer ouvir é muito fácil.
O amigo é aquele que fala o que você não quer ouvir. É aquele que depois de você colocar seu problema, pode dizer a você: “você está errado”, vá e peça desculpas ou lhe diz: “você está certo”, “vamos” lutar juntos para resolver isso, vamos até o fim.
O amigo sorri e chora junto, o amigo fica triste ou se alegra com você. O amigo não pede dinheiro emprestado, compartilha o que o outro tem, pois, sabe que quando o companheiro precisar fará a mesma coisa.
Não há amizade que possa ser reatada, quando uma amizade se quebra, é como cristal, ninguém consegue colar as peças no lugar novamente, uma amizade reatada, nunca será a mesma, a confiança é uma corda que não admite emendas, é um vidro que tem total transparência, amizades não se reatam nem que tenha havido uma injustiça, mesmo que você reconheça que foi injusto, já magoou seu companheiro, nunca serão os mesmos novamente.
Amizade não admite, injustiça, traição ou mentira.
Conheça bem a pessoa antes de adquirir ou dar a sua amizade.