Verdadeiras amizades!


Uma verdadeira amizade entre duas pessoas depende da vontade de ambos. Não adiante uma parte querer se a outra se recusar. Da parte de Jesus Cristo não há dúvidas de que Ele tem toda a disposição. Eis o convite que Ele faz a: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (Mt 11:28). Observe duas verdades expressas nestas palavras de Jesus:1o.) Ele não faz acepção de pessoas; não importa quem seja, Ele oferece sua amizade.2o.) Sua amizade traz benefícios; Ele garante alívio aos cansados e oprimidos.
Neste mesmo texto do Evangelho de Mateus nós aprendemos acerca das condições que o Senhor coloca para desfrutarmos da sua amizade: Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mt 18:29 e 30).
a) Para desfrutar da amizade de Jesus é preciso deixar que Ele governe sua vida. É exatamente isto que Jesus quer dizer com as palavras tomai sobre vós o meu jugo. Jesus é amigo dos seus servos (confirme isto em João 15:15). Ser servo de Jesus é um privilégio; Ele mesmo garante que o seu jugo é suave!
b) Para desfrutar da amizade de Jesus é necessário aprender dEle! É preciso aprender dEle para ser como Ele. Os amigos de Jesus, seus servos, são também chamados de cristãos. A primeira vez que alguém foi chamado de “cristão” ocorreu em Antioquia, conforme Atos 11:26, e isto porque as pessoas aprenderam de Jesus e o imitavam.
c) Para tornar-se amigo de Jesus é preciso, primeiro, arrepender-se. Jesus foi criticado muitas vezes pelos judeus hipócritas por receber pecadores. O que aqueles religiosos não entenderam é que o pecado afeta todas as pessoas. A condição para aproximar-se de Jesus é conscientizar-se dos seus pecados e arrepender-se deles. É preciso fazer como Zaqueu (leia a história dele em Lucas 19:1 a 10).Reflita nesta mensagem e caso ainda não o tenha feito, torne-se o quanto antes um amigo de Jesus Cristo. Se você está precisando de um amigo muito especial, daqueles que tem que se guardar debaixo de sete chaves... Um amigo que seja mais chegado que um irmão. Alguém que seja sincero, que diga sempre a verdade, a quem você possa confiar suas confidências. Um amigo com quem contar, mesmo que de madrugada, quando uma situação inusitada surgir. Uma pessoa que o conheça e compreenda. Alguém que tenha amor autêntico por você e que esteja disposto a sacrificar-se pelo seu bem.
Existe um amigo que preenche todos estes requisitos: Jesus Cristo.
A amizade com Jesus precisa ser estabelecida. Não são todas as pessoas do mundo que desfrutam dela. Nem todos os que se dizem cristãos têm este privilégio, infelizmente. Para iniciar uma verdadeira amizade com Jesus é preciso tomar as seguintes providências:
1º) Conhecer o Evangelho do Reino, que foi pregado por Jesus e é descrito na Bíblia.
2º) Crer no Evangelho: que afirma que você é um pecador carente de arrependimento e perdão, que Jesus morreu no seu lugar e pelos seus pecados e que somente Jesus pode dar vida eterna a quem nele crer.
3º) Entregar o controle da sua vida a Jesus Cristo. Deixar que Ele se torne o Senhor de tudo o que você é e tem.
Reflita nisto. Certamente, Jesus está pronto a tornar-se seu grande amigo. Por que esperar? Torne, ainda hoje, Jesus o seu melhor amigo.

Paulo Rogério Petrizi